13 anos!
Home
SARTORI AUTORIZA O CHAMAMENTO DE APROVADOS NOS CONCURSOS DO IGP E DA SUSEPE
Sartori autoriza o chamamento de aprovados nos concursos do IGP e da Susepe. - Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini
Por Claiton Silva/SSP
Image
O governador José Ivo Sartori autorizou, nesta quinta-feira (19), o chamamento dos 106 aprovados no concurso público realizado para o Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de 282 aprovados no concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). São 35 peritos criminais, 35 peritos médico-legistas e 36 técnicos em perícias, 201 agentes penitenciários (APs) e 81 agentes penitenciários administrativos (APAs) aptos a dar início ao processo de treinamento.

Para o secretário Cezar Schirmer, a ação reitera o caráter de prioridade dado à Segurança Pública do governo do Estado. “Com este chamamento, completamos um ciclo de reposição de efetivo em todas as instituições vinculadas à secretaria. O IGP desempenha um papel fundamental no processo de investigação. O trabalho dos servidores do órgão é estratégico no combate à criminalidade. Na Susepe, estamos dando condições de operação às novas casas prisionais que iremos inaugurar até o final de 2018”, frisou.

Após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os candidatos do IGP terão prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida. De acordo com a Divisão de Ensino do órgão, a formação dos aprovados deverá iniciar até o final de maio.
As aulas teóricas ocorrerão na Academia Integrada da Segurança Pública (ACISP), localizada na zona leste de Porto Alegre, durante 30 dias. Após esse período, inicia a formação prática, complementada por conteúdos teóricos avançados. Durante 60 dias, os alunos terão acesso aos conteúdos específicos e ao cotidiano do IGP diretamente nas sedes do Departamento de Criminalística (DC) e do Departamento Médico Legal (DML).

O diretor-geral do IGP, perito criminal Eduardo Lima Silva, salientou a importância do ingresso de novos servidores no quadro da instituição. “O governador Sartori soube observar as necessidades da instituição. A chegada dos novos servidores representará um reforço significativo e contribuirá sobremaneira para a redução do passivo de perícias”, afirmou.         
 
GOVERNO DO ESTADO DISPONIBILIZA NOVA SEDE DO IGP/RS EM SANTA MARIA
Casa em ótima localização foi transferida do DAER para o IGP por determinação do governador JOSÉ IVO SARTORI
Image
A noite de 12 de abril de 2018 marca o início de um novo tempo para o Instituto-Geral de Perícias – IGP/RS em relação à comunidade de Santa Maria, município-pólo na região central do RS. O impasse que forçou a instalação improvisada do Posto de Identificação (PI) junto ao Posto Médico-Legal (PML), e todas as conseqüências negativas que isso acarretou, tais como, espaço físico reduzido, necessidade de horários escalonados para o funcionamento de uma e outra unidade, tudo se resolveu com a iniciativa do secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Acompanhando o governador nos vôos entre Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria e nos respectivos compromissos de agenda, Schirmer convenceu Sartori a liberar uma casa desocupada do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para ser a nova sede da Perícia Oficial Gaúcha naquele município.
Image
Espaço para instalar estrutura adequada ao Posto de Identificação. Além disso, o imóvel oferece a possibilidade de abrigar, também, o Posto de Criminalística (PC). De acordo com a diretora do Departamento de Perícias do Interior, perita criminal MARÍLIA DA COSTA RIBAS, “a intenção do IGP é agilizar as adaptações que a casa requer a fim de que possa, no menor espaço de tempo possível servir à comunidade de Santa Maria”.

Veja os detalhes da solenidade dessa noite de quinta-feira (12), acessando a página do IGP/RS no Facebook:
https://www.facebook.com/rsigp/videos/1873438312946544/

Produção e realização – Norberto Peres – Ascom DG IGP/RS em 13/04/2018
Fotos – Ascom IGP/RS       
 
LABORATÓRIO DO IGP/RS E A ANÁLISE DA PÍLULA DO CÂNCER
Investimento de R$ 2,5 milhões pelo Governo do Estado em equipamentos viabilizou a realização dos exames
Image
O laudo do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), foi decisivo para esclarecer a presença ou não de substâncias, na polêmica em torno da chamada “Pílula do Câncer”. A análise foi possível através da utilização do CROMATÓGRAFO LÍQUIDO (foto) com detecção por Espectrometria de Massa (LC/MS/MS), equipamento de ponta que permite detectar substâncias em quantidades mínimas, de importância toxicológica, tais como, medicamentos, drogas de abuso e venenos em diversos materiais biológicos humanos (sangue, urina e até fios de cabelo).

Como atuou o Laboratório do IGP/RS

Nesta solicitação de análise foram encaminhados frascos de dois lotes de “FOSFOETANOLAMINA”, da empresa Quality Medical Line, lotes 1010 e 1701053, para verificação da efetiva presença do composto. Os resultados das análises realizadas pelos peritos do DPL/IGP foram:

- nas cápsulas do lote 1010 foi encontrado Fosfoetanolamina, Fosfobisetanolamina e Monoetanolamina;

- nas cápsulas do lote 1701053 encaminhadas para análise foi detectada apenas a presença de Monoetanolamina (substância utilizada como precursora da Fosfoetanolamina);

- os resultados das análises do lote 1701053, realizadas nos Estados Unidos pela empresa Avomeen Analytical Services divergem dos resultados do IGP/RS, pois evidenciaram apenas a presença dos contra-íons cálcio, magnésio e zinco. Os resultados apresentados por esta empresa não indicaram a presença de Fosfoetanolamina, diferentemente dos resultados obtidos com o uso do equipamento LC/MS, pelos peritos do IGP/RS, que identificaram apenas a presença de Monoetanolamina. Não havia Fosfoetanolamina no interior das cápsulas.
Image
Hoje, o laboratório do IGP/RS dispõe de equipamentos de alta complexidade tecnológica para qualificar a prova técnica oferecida pela Perícia Oficial gaúcha.

Fonte – Departamento de Perícias Laboratoriais IGP/RS
Edição – Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 10/04/2018               
 
SETE DE ABRIL DIA DO MÉDICO LEGISTA
Image
 
IGP/RS MARCA PRESENÇA EM SANTA CRUZ DO SUL
Reunião do GGIM define parceria para implantação de Posto Avançado de Criminalística naquela cidade
Image
Nesta terça-feira (03), o Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) esteve presente na reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Santa Cruz do Sul. Na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, localizada no prédio do Ginásio Poliesportivo, a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI), perita criminal MARÍLIA DA COSTA RIBAS, assessorada pelo perito ANDREI PORTINHO, expôs as questões operacionais que dificultam a atuação da entidade na região. Além disso, detalhou o planejamento da Instituição com vistas ao Posto Avançado de Criminalística, a ser instalado em Santa Cruz.
Image
O coordenador do GGIM e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, HENRIQUE HERMANY, ressaltou que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul é parceira do IGP/RS em todos os aspectos que resultem na prestação de um serviço público cada vez melhor à comunidade. Para isso, destacou Hermany, foi aprovada pelo prefeito TELMO KIST a cedência do espaço físico no 5º andar do Centro Integrado de Segurança e Cidadania, cuja obra teve a participação do IGP/RS no projeto arquitetônico, a ser concluído no prazo de 90 a 120 dias.

Confira a cobertura do encontro desta manhã em Santa Cruz, acessando:
https://www.facebook.com/rsigp/videos/1869455393344836/
Image
Produção e realização – Norberto Peres – Ascom DG IGP/RS em 03/04/2018             
 
PÁSCOA 2018
Image
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 25 - 32 de 2125

© 2019

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664