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Vagas para Filhos de Servidores do IGP na Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja

A Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja, localizada na Av. Bento Gonçalves nº 642, mantida pelo Clube de Mães da Polícia Civil, que atende crianças na faixa etária de 02 à 05 anos, enviou ofício nº 015/08 de 12/02/08, assinado pela Presidente do Clube de Mães da Polícia Civil, Silvania Pompermayer Marchisio, convidando os servidores do IGP a conhecer a Escola e se houver interesse escrever seus filhos para concorrer a uma vaga. As inscrições estarão abertas no período do mês de fevereiro, das 9h às 12h, no endereço acima referido, bairro Santana, nesta Capital. Informações podem ser obtidas através dos telefones 3219-5689 com Viviane ou 9961-4055 com Márcia.Desde já, o IGP agradece ao Clube de Mães da Polícia Civil.

 
AUTORIZADO CONCURSO PÚBLICO PARA O IGP

Na manhã de hoje, dia 14 de fevereiro de 2008, a Governadora do Estado do Rio Grande do Sul Yeda Rorato Crusius e o Sercretário de Estado de Segurança Pública José Francisco Mallmann fizeram o anúncio de Medidas de Gestão da Segurança Pública do RS.

Dentre as 11 medidas anunciadas estava a autorização governamental para realização de CONCURSO PÚBLICO para o INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS visando provimento de 133 cargos, sendo 55 Peritos Criminais, 4 Peritos Químico-Forenses, 19 Peritos Médico-Legistas, 18 Papiloscopistas, 18 Fotógrafos Criminalísticos e 19 Auxiliares de Perícias, com previsão de vagas regionalizadas, integrantes do Quadro do IGP, previsto pela Lei nº 11.779, de 5 de abril de 2002.

Acompanhem notícias sobre este Concurso neste site.

Também foi anunciado a assinatura de Decreto Estadual que regulamenta a nova Carteira de Identidade Funcional para os servidores do IGP já com a autorização do PORTE DE ARMA, autorizado pela Lei Estadual nº nº 12.786/2007. No Diário Oficial do dia 15/02/08, está publicado o Decreto Estadual nº 45.479, de 14/02/08, que regulamenta o porte de arma de fogo e institui a nova Carteira Funcional para os servidores do IGP.

 
IGP/DI VAI À IMBÉ E DOM PEDRO DE ALCANTARA
No final de semana, dias 16 e 17 de fevereiro, serão realizados eventos para confecção de carteiras de identidade em:
  • Imbé - sábado-16/02-na Av. Paraguassu, 1043-junto à Prefeitura Municipal.
  • Dom Pedro de Alcântara - domingo-17/02-na Prefeitura Municipal

Novamente a Unidade Móvel Itinerante de Perícia estará percorrendo municípios do litoral gaúcho, para atender aos cidadãos, que necessitam de carteira de identidade. O documento expedido é encaminhado a partir da foto digitalizada, impressões digitais colhidas no scanner e a assinatura coletada no pager, no momento em que a pessoa se apresenta. (Não é necessário levar a fotografia). Os dados coletados são transferidos para Porto Alegre e o cidadão recebe o documento pronto, em alguns dias, no mesmo local onde se apresentou. A Carteira de Identidade pode ser obtida mediante a apresentação da Certidão de Nascimento ou de Casamento, originais.

Os servidores do IGP estão capacitados a encaminhar até 100 documentos em cada localidade.

No sábado, 9 de fevereiro, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) atendeu a comunidade de Arroio do Sal, confeccionando cinqüenta (50) carteiras de identidade e no domingo, 10 de fevereiro, em Rondinha expediu mais trinta e oito (38) documentos de identificação.

                  
 
DML Divulga Dados sobre Alcoolemia em Óbitos de Ocorrência de Trânsito

O Departamento Médico-Legal (DML), órgão do Instituto-Geral de Perícias (IGP) em 2007, realizou por intermédio do Laboaratório de Perícias, 379 análises de teor alcoólico,  em óbitos oriundos de ocorrências de trânsito, atendidos pelos Postos Médico-Legais (PMLs) de Porto Alegre e Canoas, que atendem diversos municípios da região.

Dessas análises resultaram 116 registros de presença de álcool no sangue (30,60%).No índice de 6 decigramas por litro de sangue (dg/l) a 18 dg/l encontram-se 71 casos que representam 61,21% da amostra analisada, sendo 1 caso com 18 dg/l, 1 com 17 dg/l, 1 com 15dg/l, 1 com 14 dg/l, 5 casos com 13dg/l, 5 com 12 dg/l, 13 com 11 dg/l , 8 de 10 dg/l, 12 de 9 dg/l, 10 de 8 dg/l, 6 de 7dg/l e 8 de 6 dg/l.Abaixo de 6 dg/l são 45 casos, atingindo o percentual de 38,79%, com registros de 12 casos de 5 dg/l, 14 casos de 4 dg/l, 11 casos de 3 dg/l, 7 casos de 2 dg/l e 1 caso de 1 dg/l.

O cenário desenhado por essas ocorrências provoca uma postura de alerta para o comportamento dos motoristas, pois o art. 276 do Código de Trânsito Brasileiro determina que a concentração de 6 dg de álcool / litro de sangue comprova que o condutor se acha impedido de dirigir veículo automotor, encontrando-se a maior concentração desses casos analisados em níveis superiores ao limite apontado, conforme atestam os números apresentados.

De acordo com a perita-legista do Departamento Médico-Legal e especialista em Medicina de Tráfego, Dra Jussara Ribeiro Duarte Bocaccio, que também integra a seção de ensino e pesquisa do DML, os 30,60% registrados são casos ligados diretamente ao uso de álcool, apenas não se pode precisar se os mortos eram condutores ou passageiros. Entretanto, a perita complementa que não existe nível seguro de alcoolemia para direção veicular pois, outros fatores interferem,como: tolerância individual ao álcool, cansaço, associação com outras drogas e medicamentos, o tipo e condições da via, o veículo e o ambiente.

Em seu estudo “Aspectos Legais e Técnicos da Alcoolemia e Segurança no Trânsito” recomenda mudanças urgentes e necessárias como Legislação exigindo Alcoolemia Zero para condução veicular (Japão), controle na publicidade e comercialização de bebidas alcoólicas, controle rigoroso dos condutores e pedestres, legislação rigorosa para os crimes de trânsito e educação para o trânsito.

 
IGP Recebe Técnicos da Secretaria de Segurança do Espírito Santo

O Instituto-Geral de Perícias, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado, recebeu na manhã do dia 24, técnicos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, que vieram conhecer o sistema digital de identificação implantado no Rio Grande do Sul.

O diretor-geral do IGP-RS, Áureo Luiz Figueiredo Martins, esteve reunido com o chefe da Assessoria e Planejamento e Modernização, da SESP/ES, José Roberto Barbosa da Silva, o analista de projetos, Leonardo Bis dos Santos e a diretora do Departamento de Identificação, Etelvina Di Lana Encarnação, e explicou detalhadamente o processo, que permite a expedição do documento, através da foto digitalizada, impressões digitais colhidas no scanner e a assinatura coletada no pager, no momento em que a pessoa se apresenta.

De acordo com chefe da Assessoria e Planejamento e Modernização, da Sesp/ES, José Roberto Barbosa da Silva, apesar do sistema utilizado no RS estar muito próximo ao projeto de descentralização do Espírito Santo, utilizando unidades regionais, o que viu em nosso Estado é muito mais avançado e pretende levar isso para o Espírito Santo. Adiantou, ainda, que do encontro resultou a proposta de um convênio de interoperabilidade de convergência de dados entre todos os Estados sobre dados criminais.

 
Operação Verão - Capão da Canoa e Xangri-lá

Nesse final de semana, dias 26 e 27 de janeiro, serão realizados eventos para confecção de carteiras de identidade em:

  • Capão da Canoa: Dia 26/01 na Casa de Governo, Casa de Telhado Marron, sito à Av. Beira Mar, nº 1950.
  • Xangri-lá: Dia 27/01 junto ao Posto da Prefeitura, sito à Rua Rio Jacuí, nº 854.
 
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