13 anos!
Home
AÇÕES DE CIDADANIA NO CAMINHO DA RESSOCIALIZAÇÃO
Forças de Segurança Pública integradas no programa de emissão de carteiras de identidade para apenados da Cadeia Pública de Porto Alegre.
Image
O trabalho de planejamento e integração entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Brigada Militar (BM), começa a funcionar na prática. Nesta quarta-feira (25), três servidoras da BM que atuam na Cadeia Pública de POA - Presídio Central (PC) e que receberam treinamento por parte do Departamento de Identificação do IGP/RS, iniciaram o atendimento aos apenados que necessitam da carteira de identidade civil. E para marcar esta primeira etapa, beneficiando cerca de 60 detentos que precisam do documento em caráter de urgência, a diretora-geral do IGP/RS, perita criminal HELOISA HELENA KUSER, acompanhada do diretor do DI, GUILHERME FERREIRA LOPES e equipe, estiveram presentes na ala administrativa da casa prisional, no período da tarde, a fim de acompanharem a atividade.
Image
Recebidos pelo tenente-coronel GAYER, diretor do PC e pelas três servidoras que atuam diretamente no projeto, soldados SIMIANA SALDANHA, SIMONE SOUZA e CLARICE TESSLE, os diretores do IGP/RS visitaram as instalações preparadas para a coleta de dados (impressões digitais e fotos) de cada um dos indivíduos a serem identificados. Segundo o diretor do DI, papiloscopista Guilherme Lopes “as carteiras prontas serão enviadas por Sedex ao PC no prazo de 12 dias. Somente terão direito os apenados que apresentarem a certidão de nascimento. Além disso, o IGP/RS irá fornecer, também, a carteira de nome social aos interessados” – informou ele.
Image
A diretora-geral Heloisa Kuser destacou “a importância do trabalho integrado entre IGP, Susepe e Brigada Militar, no sentido de fornecer aos detentos a carteira de identidade civil, documento indispensável no exercício da cidadania e, no caso das pessoas que cumprem pena, necessário para requisição do auxílio reclusão em benefício dos familiares”.

Texto e fotos: Norberto Peres – Ascom IGP/RS em 25/04/2018        
 
< Anterior   Seguinte >

© 2020

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664