13 anos!
Home
SCHIRMER ANUNCIA NOVOS COMANDOS DA BRIGADA MILITAR E DO IGP/RS
Anúncio de novo comando na BM e nova diretoria do IGP/RS foram feitos nesta sexta-feira pelo secretário Cezar Schirmer
Image
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou oficialmente a troca de comando na Brigada Militar (BM) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os novos nomes foram apresentados nesta sexta-feira (20), após a apresentação da nova tropa da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que atuará em Porto Alegre.
Na BM, assumirá o comando-geral o coronel Mario Ikeda, atual subcomandante-geral. Em seu lugar entrará o coronel Eduardo Biacchi, diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública (DIPS) e coordenador de Gestão Estratégica da SSP. O coronel Julio Cesar Rocha Lopes permanecerá no posto de chefe do Estado-Maior da Corporação.
A nova diretora-geral do IGP será a perita criminal Heloísa Kuser. Ela substituirá o perito criminal Eduardo Lima Silva, que ocupava o cargo desde julho de 2017. Os demais nomes que irão compor a direção do órgão deverão ser anunciados nos próximos dias.
Ainda não há uma data estabelecida para as posses dos novos gestores de ambas as instituições. A expectativa é de que a passagem de comando na BM e no IGP ocorra logo após a publicação dos atos no Diário Oficial do Estado (DOE).

Perfis:
Comandante-geral da BM - Coronel Mario Yukio Ikeda

Ingressou na Brigada Militar em 1985. Foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, de 2010 a 2013. Durante a copa do mundo de 2014, ocupou o cargo de gerente de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). De 2015 a 2017, assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Desde janeiro de 2017, é subcomandante-geral da Brigada Militar.
Coronel Biacchi ingressou na Brigada Militar em 1986 e assume o subcomando-geral da BM.
 
Subcomandante-geral da BM - Coronel Eduardo Biacchi Rodrigues

Ingressou na Brigada Militar em 1986. Foi comandante de Companhia e Pelotão de Policiamento no 1º BPM, no 3º BPM e no 9º BPM, chefe da Subseção de Operações de Inteligência do Estado-Maior (PM2), comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, chefe de gabinete do Comando-Geral da Brigada Militar, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, integrante do Núcleo de Gestão do Programa de Oportunidades e Direitos (BID/SJDH), diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública da SSP e coordenador de Gestão Estratégica da SSP.

Diretora-geral do IGP - Perita Heloisa Helena Kuser
Image
Ingressou no Instituto-Geral de Perícias em 2004, na Seção de Atendimento a Local Crime e Seção de Perícia Ambiental. Atuou como coordenadora do Curso de Formação de Peritos Criminais (2009 a 2010). De 2007 a 2010, foi coordenadora e professora em cursos de formação da Brigada Militar e da Polícia Civil. Entre 2011 e 2015, foi coordenadora geral de Treinamento e Capacitação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e representou o Ministério da Justiça (MJ) no Comitê Gestor da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Ecologia Aplicada à Fiscalização Ambiental e mestrado em Geociências, na área de Paleontologia, ambas pela UFRGS. Tem experiência acadêmica como docente de disciplinas nas áreas de Biologia e Segurança Pública.

Por Claiton Silva/SSP
Fotos: Rodrigo Ziebell/SSP          
 
< Anterior   Seguinte >

© 2020

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664