13 anos!
Home
SANTA CRUZ RECEBERÁ NOVA UNIDADE DO IGP EM 2018

Santa Cruz passará a ter uma unidade do Instituto Geral de Perícias (IGP) a partir do ano que vem. Durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle, que aconteceu no começo da noite de segunda-feira (18), o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, entregou ao prefeito Telmo Kirst o estudo de viabilidade técnica. Com essa etapa superada, fica confirmada a instalação do IGP no município. A unidade funcionará junto ao Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, no Bairro Arroio Grande. Em um primeiro momento, quatro peritos trabalharão no local, além dos profissionais da área administrativa, que serão destinados pela Prefeitura de Santa Cruz. Schirmer, ao ser questionado sobre quando a unidade deve entrar em funcionamento, garantiu que deve acontecer ainda no primeiro semestre do próximo ano.

A unidade de Santa Cruz será a nona regional do IGP no interior do Estado. Com a instalação dos peritos ao município, resolve-se um problema antigo da comunidade. Atualmente, profissionais de Santa Maria precisam se deslocar a Santa Cruz. Como a área que eles atendem é muito grande, acabam sendo chamados apenas em casos específicos. “Com a nova estrutura, resolve-se problemas no atendimento em locais de crimes e acidentes de trânsito“, comemorou o diretor-geral do IGP, Eduardo Lima Silva, que também se fez presente no evento em Santa Cruz. No entanto, casos que não precisam de liberação do local, seguem sendo enviados a Porto Alegre. “As perícias internas, como área de balística, continuam sendo atendidas na Capital, como acontece em quase todo o Estado“.

Um dos detalhes que precisavam ser acertados entre Estado e Prefeitura para que o projeto saísse do papel era o local onde o IGP seria instalado. Com o Centro Integrado, localizado no Arroio Grande, a ideia passou a tornar-se mais viável. “Santa Cruz ofereceu uma das principais necessidades para que o projeto andasse, que é o espaço físico no qual os peritos possam ficar instalados“, afirmou  Silva. Segundo ele, outra problema seria a falta de profissionais, resolvido com a realização do concurso. “No curso de formação, que deve iniciar em março, pré-selecionaremos dois peritos para  que, no fim do curso, venham para Santa Cruz. Além disso, provavelmente vamos transferir mais um ou dois de outras regionais para atuarem aqui. O ideal é ter quatro pessoas“. De acordo com Silva, já há peritos interessados em trabalharem no município. A área que será atendida pela nova unidade ainda não foi definida. “Vai abranger parte das cidades atendidas por Santa Maria e por Porto Alegre, mas ainda não foi estabelecido“.

Image
Da E para D: Henrique Hermany, Secretário de Segurança em Santa Cruz; comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Valmir José dos Reis; prefeito, secretário Schirmer; diretor geral do IGP Eduardo Lima Silva; comandante geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’AgoFoto: Rodrigo Assmann

 
< Anterior   Seguinte >

© 2020

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664