|
IGP homenageia detentas pelo mês da Mulher |
Na tarde desta sexta-feira (22), o Instituto-Geral de Perícias, representado pela corregedora-geral, Andréa Brochier Machado, esteve no Presídio Feminino Madre Pelletier, para a entrega de brindes a um grupo de detentas, homenageado-as pelo mês da Mulher. Cada uma recebeu um kit de produtos de beleza. No auditório da Casa Prisional, familiares, colegas de trabalho e amigos participaram de um culto em memória de Márcia Santana, secretária estadual de políticas públicas para as mulheres, falecida no último dia 13. Após a celebração foi entregue, por um grupo de grafiteiros, um trabalho artístico pintado na parede do saguão que dá acesso à sala de eventos da penitenciária. Texto e fotos – Ascom IGP/RS |
4ª Coordenadoria representa o IGP no Fórum Regional de Governo em Passo Fundo |
A 4ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP) participou,  na última segunda-feira (18), do II Fórum Macrorregional de Governo, em Passo Fundo. O evento, reuniu os coordenadores de todas as áreas do governo com atuação na Macro Região Norte do Estado, que compreende 130 municípios das regiões dos Coredes, Produção, Médio Alto Uruguai, Alto da Serra do Botucarai, Rio da Várzea e Norte. Conforme explicou o coordenador da macrorregião Norte, Rene Cecconello, o fórum é um novo instrumento de integração entre o Governo do Estado e os agentes do governo, que atuam nos municípios das nove macro regionais do Rio Grande do Sul. “A estratégia é fazer uma articulação horizontal das equipes governamentais, como os órgãos de saúde, educação, segurança pública e outros, com foco nas demandas e ações específicas da região”. Outro destaque do evento foi a apresentação aos gestores regionais de um sistema de monitoramento da execução das demandas e projetos estratégicos do governo, que permitirá aos coordenadores regionais monitorarem a execução e o andamento das principais obras e projetos em execução na região possibilitando “aos servidores, que atuam nas estruturas regionais do governo lançar informações, via sistema informatizado, para informar o governo do andamento das obras. Isso vai aumentar a eficiência da ação do governo”, explicou o coordenador. As políticas de governo e o orçamento para o ano de 2014 também integraram as discussões. O secretário de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou que o Estado vive a partir deste ano um novo ciclo de desenvolvimento econômico. “Este debate tem como objetivo iniciar a organização do último orçamento do governo, para ser executado no ano de 2014. De modo especial, porque vivemos um momento de muito otimismo pela consolidação da grande safra e o crescimento da indústria. Além disso, com os investimentos do governo federal e do estado, a nossa economia gaúcha vai crescer acima da média nacional. O processo de retomada da economia precisa também contar com a participação popular para orientar de forma mais adequada os recursos que são arrecadados dos cidadãos gaúchos”, afirmou o secretário.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi representado no evento pela perita criminal Rita de Cássia Oliveira e pelo perito criminal Ricardo Telló Dürks. O Fórum Macrorregional de Governo é uma promoção da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). ASCOM/IGP-22/03/2013
|
PROCERGS vence Prêmio TI & Governo 2012 |
Os cases Lei de Acesso à Informação e Laudos Eletrônicos foram selecionados no concurso que elegeu as 20 iniciativas mais inovadoras do país. Os cases Lei de Acesso à Informação no RS: visão integrada entre processos e sistemas e Laudos Eletrônicos do Instituto-Geral de Perícias venceram o Prêmio TI & Governo 2012, distinção conferida pela Editora Plano Editorial. Ainda este mês, os cases serão publicados no Anuário TI & Governo 2012, um guia sobre o setor de Tecnologia da Informação que é distribuído em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal - empresas públicas, autarquias e órgãos do Legislativo e do Judiciário em todo o país, empresários e executivos de empresas, e fornecedores de soluções em TI.
Os critérios utilizados pelo júri para definir os vencedores do Prêmio foram caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.
Entre os principais benefícios da Lei de Acesso à Informação destacam-se a ampliação da transparência passiva, o fato das informações públicas estarem à disposição do cidadão sem a necessessidade de justificativa de sua solicitação, padronização do processo de atendimento ao acesso à informação no Governo do RS, e acesso facilitado do cidadão ao governo, de forma integrada e centralizada.
Já o projeto Laudo Pericial Eletrônico tem como proposta gerar documentos periciais eletrônicos, assinados e certificados digitalmente para o Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul. A solução otimiza o processo, diminuindo o tempo de elaboração(digitação) do documento até o seu encaminhamento ao destino. Entre os benefícios estão a padronização na geração de laudos em um layout padrão, redução na utilização de papel pela adoção da certificação digital, eliminação do armazenamento de cópias em papel em arquivos digitais, entre outros.
Fonte - Procergs Ilustração - TI & Governo |
6ª Coordenadoria representa IGP no Fórum Macrorregional de Governo |
A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP)  participou, nesta última terça-feira (19), do Fórum Macrorregional de Governo da região funcional 7, no Auditório do Instituto de Educação Guilherme Kohler, de Ijuí, A iniciativa para o Fórum é uma determinação do Gabinete do Governador do Estado do RS, Tarso Genro, e tem como objetivo apresentar a nova ferramenta on line de acompanhamento dos projetos e demandas regionais de cada secretaria e suas coordenadorias e as ações referentes à execução orçamentária de 2013, ao PPC e ao ciclo orçamentário 2013/2014. A ferramenta on line apresentada pela Secretaria Geral de Governo abre um canal de acompanhamento dos compromissos assumidos nas interiorizações de governo, através do Sistema de Monitoramento Estratégico – SME, oportunizando aos coordenadores regionais a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos projetos de sua área de abrangência, através de um código de acesso. Em relação ao Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã – PPC e Ciclo Orçamentário 2013/2014 foram distribuídas as orientações sobre a Nota Diretriz n. 27, que trata do PPC, da execução orçamentária, do ciclo orçamentário e das etapas do processo. Para atender aos objetivos traçados, a 6ª Coordenadoria Regional de Perícias de Santo Ângelo, por meio de seu Coordenador Regional, Perito Filipe Molinar Machado, juntamente com o Departamento de Perícias do Interior (DPI) e da Direção-Geral, promoverá etapas internas preparatórias para a mobilização dos servidores e discussão do orçamento a partir das diretrizes gerais estabelecidas com a finalidade de orientar as ações a serem adotadas e os recursos e projetos a serem alocados no PPC. A reunião foi composta por mais de cem pessoas, distribuídas entre Coordenadores Regionais e Chefes dos mais diversos órgãos estaduais. Representando a 6ª CRP/DPI, esteve o Coordenador Regional, Perito Filipe Molinar Machado, e o Fotógrafo Carlos Adão Martinelli.
Texto: ASCOM/IGP-21/03/2013 Fotos: Carlos Adão Martinelli
|
|
Peritos criminais gaúchos encerram participação em curso no Distrito Federal |
Os coordenadores regionais de perícias do IGP, Airton Kraemer, Leandro dos Santos, Rita de Cássia da Silveira e Filipe Machado , da 2ª, 3ª, 4ª e 6ª CRPs, respectivamente, o chefe de criminalística da 5ª CRP, Railander Barcellos e a papiloscopista Tais Conil, do Departamento de Identificação (Porto Alegre) concluíram, no último final de semana, a participação, em Gama, cidade-satélite de Brasília, na 5ª INC – Instrução de Nivelamento de Conhecimento para profissionais de perícia, promovida pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP), com carga horária de 101 horas/aula. Os alunos tiveram aulas de fundamentação e normas da DFNSP, Direitos Humanos, Antropologia Social e Forense, Sistemas de Gestão, Armamento, Assistência Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros), Direção Defensiva e Noções de Mecânica, DNA, Balística, Medicina Legal e Entomologia aplicados a locais de crime, Cadeia de Custódia, Papiloscopia nos desastres em massa, oficinas de vivenciamento e testes de aptidão física - TAF, além de diversas palestras relacionadas à atividade pericial. A cerimônia de encerramento e certificação contou com a presença da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, do diretor do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, tenente-coronel. Alexandre Aragon, da coordenadora geral de treinamento e capacitação do DFNSP, perita Heloisa Kuser e da coordenadora da 5ª INC, papiloscopista Luciana Brum Pinheiro. Os participantes passam a fazer parte do quadro de servidores mobilizáveis, passíveis de serem convocados para operações que necessitem do trabalho pericial, dentro da Força Nacional. Além disso, trazem uma bagagem de ensinamentos e atualizações técnicas a serem multiplicadas nas coordenadorias de origem. Texto e fotos – Ascom IGP/RS |
|
A direção e servidores do Instituto-Geral de Perícias manifestam o pesar pelo falecimento de Márcia Santana, Secretária de Políticas para as Mulheres, parceira na promoção de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O velório será a partir das 10h desta quarta-feira (13), no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini. O enterro está marcado para as 17h30min,, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. ASCOM/13/03/2013 |
|
| | << Início < Anterior | 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 | Seguinte > Final >>
| Resultados 993 - 1000 de 2125 |
|