|
IGP participa no Território de Paz com atendimento à população de Vacaria |
O Instituto Geral de Perícias (IGP), através do Posto de Identificação de Vacaria, esteve presente nessa quarta feira (07), na Base comunitária – Casa da Cidadania, atendendo a comunidade e prestando esclarecimentos quanto às atividades do IGP, emissão de Carteiras de Identidade, importância e processo, documentos necessários e critérios para isenção de taxa. A atividade foi realizada pela chefe do Posto de Identificação de Vacaria, papiloscopista Suelen de Oliveira Abreu. Ainda a cargo do IGP, fazendo parte da Participação Popular e Cidadã, foi disposta uma urna para votação através do voto secreto. A votação vai decidir as prioridades de investimento para 2014, na parte destinada à região no orçamento do Governo do Estado.
Segundo o coordenador do Território de Paz, comissário da Polícia Civil João Carlos Abreu, o IGP fará novos atendimentos na tarde de 21 de agosto próximo, no mesmo local, visando maior aproximação dos órgãos da Segurança Pública com a comunidade. O Território de Paz faz parte do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania.
Texto – Ascom IGP/RS em 08/08/2013 Fotos – PI - Vacaria |
Site do Banco Mundial destaca a Sala Lilás do IGP/RS |
“O Rio Grande do Sul se veste de lilás pelo fim da violência contra a mulher
Imagine a cena: você, mulher, sofre algum tipo de violência – física, psicológica, sexual, por exemplo – e vai ao Departamento Médico-Legal para fazer o exame de corpo de delito. Lá, machucada no corpo e na alma, você precisa dividir a sala de espera com a mesma pessoa que a agrediu. Enquanto isso, do lado de fora, a todo momento passam presos acompanhados pelas polícias Civil ou Militar. De posse do número de ocorrência e dos pedidos de exames periciais, você chega ao guichê de atendimento. Depois, espera em um saguão o momento de ter acesso à clínica. Faz os exames, mas em nenhum momento perguntam a origem da violência – se foi fruto de uma agressão originada pela violência doméstica. No fim, o caso torna-se apenas mais um nas estatísticas criminais.
Imaginou? Em pleno aniversário de sete anos da Lei Maria da Penha, uso essa descrição para mostrar o que milhares de brasileiras já viveram. E, também, para falar como o tratamento às vítimas está melhorando no Rio Grande do Sul. Há quase um ano, em 25 de setembro, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) inaugurou no Departamento Médico-Legal a Sala Lilás. Trata-se de um espaço acolhedor, diferenciado, para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade enquanto aguardam o atendimento para as perícias física e psíquica, são recebidas pelo serviço psicossocial e fazem o retrato falado digital. Em busca de provas A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. A psíquica, feita com técnicas internacionais de entrevistas a vítimas, é fundamental para a elaboração da prova pericial nos crimes sexuais em que não haja prova material. Já o serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. O retrato falado digital, por sua vez, é feito no Photoshop. A vítima é atendida por profissionais qualificados. Além disso, usa-se um kit padronizado de coleta de material para vítimas de agressão sexual e são oferecidas vestes íntimas descartáveis. Com isso, a mulher não precisa se constranger enquanto a lingerie original – muitas vezes contendo vestígios de sêmen do agressor – é recolhida e encaminhada para análise com as demais amostras coletadas. O kit de coleta de material para vítimas de agressão sexual já está sendo utilizado nos 36 Postos Médico-Legais do RS. Agora, queremos também instalar a Sala Lilás em todos os postos do interior do estado. Dados qualificados Paralelamente a esse atendimento 24 horas, o IGP trabalha na qualificação dos dados e na análise estatística da violência doméstica e familiar. Usamos um software desenvolvido especialmente para gerenciamento, controle e emissão dos trabalhos periciais, com recorte de gênero e controle do número de casos de agressões. Só com dados qualificados é possível planejar uma resposta eficiente a essa violência. A divulgação desse trabalho sempre traz surpresas. Por exemplo, depois de ver uma reportagem com o relato de uma vítima atendida na Sala Lilás, uma senhora nos ligou para obter mais informações e desabafar. Como ela era de classe média alta e não sofria agressões físicas constantes, não se julgava uma vítima de violência doméstica. O desejo de todos os envolvidos no trabalho da Sala Lilás é de que ela e outras vítimas procurem a polícia e a justiça. Estamos de portas abertas para recebê-las.”
Fonte: blogs.world bank.org – Site do Banco Mundial Fotos: Ascom IGP/RS
|
IGP fornece carteiras de identidade para detentos em Santa Rosa |
A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias, do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP) realizou, nessa  segunda-feira (05), a entrega de 44 carteiras de identidade para detentos no Presídio Estadual de Santa Rosa. A iniciativa para a confecção das carteiras de identidade integra a parceria entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE, e o Instituto Geral de Perícias. Para atender a demanda, servidores do IGP e da SUSEPE agendaram eventos para que todos os detentos recebessem o documento. Segundo o coordenador da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, “a carteira de identidade é um documento social importante, pois identifica cada pessoa e poderá ser usada pelos detentos em várias situações, como a confecção de CPF, a participação em programas e benefícios sociais, permitindo que eles se tornem cidadãos de verdade e sejam incluídos dignamente na comunidade”. A comissão que organizou o evento foi composta pela agente penitenciária e administradora do Presídio de Santa Rosa, Maria Marta Both Lemos, pelo coordenador Regional da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, pela chefe da Identificação da 6ª CRP, papiloscopista Karen Teresa Mallmann Mattiazzi e o papiloscopista Dimitrius Catasbrancas, do Posto de Identificação de Santa Rosa. Participaram da iniciativa, também, o fotógrafo Carlos Adão Martinelli, a assistente social Silvia Machado e a psicóloga Letícia Cella Côas. Texto – Ascom IGP/RS em 06/08/2013 Fotos - Carlos Adão Martinelli |
Posto de Identificação do IGP em Frederico Westphalen recebe viatura |
O Posto de Identificação do IGP (PI-IGP/RS) do município de Frederico Westphalen, localizado no extremo norte do RS e pertencente à 4ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP) já conta com uma nova viatura. Uma VW/Parati, placas IKQ 7746, foi entregue, na última quinta-feira (25), pelo papiloscopista Adair Mendes de Paula, chefe dos postos de Identificação da 4ª CRP à servidora responsável pelo PI de Frederico Westphalen, papiloscopista Cacilda Rossatto.
A nova viatura contribui para maior agilidade nos deslocamentos, na área integrada por 40 municípios, atendidos pela 4ª CRP, sediada na cidade de Passo Fundo.
Texto – Ascom IGP/RS em 30/07/2013
|
|
Diário Oficial do Estado publica as nomeações dos novos servidores do IGP |
A edição desta segunda-feira, 29, do Diário Oficial do Estado publica na página 03, a nomeação dos servidores do IGP, que se formaram na última sexta-feira, para exercerem, em estágio probatório, nas regiões mencionadas, os cargos integrantes do Quadro de Provimento Efetivo do Plano de Classificação de Cargos e Vencimentos do Instituto-Geral de Perícias. A homologação dos candidatos aprovados nas três fases do concurso-Provas Objetivas, Avaliação Psicológica e Curso de Formação foi publicada no Diário Oficial de 25 de julho, na página 23.
ASCOM/IGP-29/07/2013 |
|
IGP forma 28 novos servidores |
O Instituto-Geral de Perícias realizou na manhã desta sexta-feira, 26, a formatura de mais uma turma de 28 servidores, nos cargos de perito médico-legista, perito médico-legista psiquiatria,  peritos químico-forense nas áreas de Biologia e Química, papiloscopistas e auxiliares de perícias. O Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, saudou os novos servidores salientando que durante toda a sua carreira, atuando como promotor público sempre teve muito apreço pela perícia, pois o trabalho técnico-científico desempenhado pelos peritos é essencial, mais importante ainda quando não há testemunhas. Destacou ainda que a nova turma ingressa “em um momento muito rico de reconstrução de uma nação”, em que os vieses corporativistas das carreiras devem dar lugar ao entendimento e percepção de que mais do nos servirmos do Estado, devemos servir ao Estado e à sociedade”. Agradeceu também ao Instituto-Geral de Perícias por prestar ao Estado um serviço público de alta relevância”. A paraninfa da turma, Secretária Chefe da Casa Civil Adjunta, Mari Perusso, falou aos afilhados sobre o conceito de Estado do Governo Tarso Genro, que se baseia no “diálogo do dia-a-dia”. Foram realizados concursos, nomeados servidores e investidos 12% de recursos na saúde e 27% na segurança pública, em viaturas e recuperação salarial, anunciando também que os 28 novos servidores serão nomeados já na segunda-feira e deverão começar a trabalhar por “um Estado mais igual a cada dia”. Para o Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, José Cláudio Teixeira Garcia, “os formandos viveram uma verdadeira maratona durante o curso de formação, revelando uma grande vontade de pertencer ao IGP, espero que esse desejo continue durante o resto de suas carreiras, contribuindo para que o IGP continue a ser excelência em quadro técnico e tecnologia”. José Cláudio Teixeira Garcia também salientou que o Instituto-Geral de Perícias têm como investimentos futuros o Projeto de um Centro Avançado de Perícias, já está em licitação cm o processo de automação dos exames de DNA e com projetos de reformas nas Coordenadorias do Interior. Finalizando sua fala ressaltou “hoje é um dia de comemoração, desejo a todos vocês sucesso pautado pela ética e respeito à instituição”. Os 28 formandos serão assim distribuídos: Capital-8 peritos químico-forenses-3 da área de biologia e 5 da área química, 1 perito médico-legista psiquiatra e 5 papiloscopistas, totalizando 14 servidores; para o Interior-6 papiloscopistas, 3 peritos médicos-legistas e 5 auxiliares de perícias, também somando 14 servidores. Estiveram presentes à solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), Av. Borges de Medeiros, 1501, o Secretário Adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, a Corregedora-Geral, Andrea Brochier Machado, o Supervisor Técnico do IGP, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, o Delegado Enio Gomes de Oliveira, representando a Polícia Civil, o Diretor do Departamento de Identificação (DI), Carlos Eduardo Falcão Pereira, a Diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais, Trícia Kommers Albuquerque, o Diretor do Departamento de Perícias do Interior, Rogério Gomes Saldanha, o Diretor Administrativo do IGP, Rodrigo Leffa Vieira,o Diretor Substituto- do Departamento de Criminalística (DC), Antônio Xavier, a Diretora Substituta do Departamento Médico-Legal (DML), Angelita Rios, servidores do Instituto-Geral de Perícias e da Secretaria de Segurança Pública e familiares dos formandos. ASCOM/IGP-26/07/2013 |
|
| | << Início < Anterior | 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 | Seguinte > Final >>
| Resultados 921 - 928 de 2125 |
|