13 anos!
Home
IGP divulga a homologação das inscrições recebidas para contratação emergencial

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) publica a homologação das inscrições recebidas, indeferimentos e prazos para recursos, no Edital 02/2014, do Diário Oficial do Estado, DOE, de 7 de março de 2014, na pág. 49, referentes ao processo seletivo de contratação emergencial realizado de 10 a 21 de fevereiro para peritos médico-legistas e auxiliares de perícias.
As inscrições indeferidas terão o prazo de 03 (três) dias úteis para recurso, após a publicação do presente Edital, devendo para tanto ser utilizado o formulário para recurso, conforme modelo em anexo, disponível no site  www.igp.rs.gov.br, na lateral, à esquerda, na aba Contrato Emergencial,  Formulários. O referido formulário, devidamente preenchido, deverá ser entregue pessoalmente ou por Procuração, no protocolo do IGP, localizado  na Rua Voluntários da Pátria nº 1358, 3º andar, Ala Norte, nesta Capital.
O Edital 02/2014 também está disponível no site www.igp.rs.gov.br-na aba Contrato Emergencial.

 
IGP inaugura Sala Lilás em Bagé
Amanhã, 7, o Instituto-Geral de Perícias inaugura mais uma Sala Lilás, desta vez em Bagé. A solenidade será às 11h30min, no Posto Médico-Legal, Av.Image Sete de Setembro, 1270-centro. A 1ª Sala Lilás inaugurada no Estado foi no Departamento Médico-Legal no dia 25 de setembro de 2012, em Porto Alegre.
Em 2013 mais duas Salas Lilás foram instaladas no Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento, 31 de outubro de 2013 e Caxias do Sul-21 de novembro do mesmo ano. Ainda em 2014, além dos dois municípios já citados mais 12 serão contemplados com a instalação do serviço.
Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.
A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. O retrato falado digital, por sua vez, é feito no Photoshop. A vítima é atendida por profissionais qualificados.
Ainda se usa um kit padronizado de coleta de material para vítimas de agressão sexual e são oferecidas vestes íntimas descartáveis. Assim a mulher não precisa se constranger enquanto a lingerie original – muitas vezes contendo vestígios de sêmen do agressor – é recolhida e encaminhada para análise com as demais amostras coletadas. O kit de coleta de material para vítimas de agressão sexual já está sendo utilizado nos 36 Postos Médico-Legais do RS. A padronização do kit de coleta para as vítimas de agressão sexual, foi desenvolvida também pelo IGP, através do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e do Departamento Médico-Legal (DML).
Além do atendimento 24 horas, o Instituto-Geral de Perícias, (IGP) trabalha na qualificação dos dados e na análise estatística da violência doméstica e familiar. É utilizado um software desenvolvido especialmente para gerenciamento, controle e emissão dos trabalhos periciais, com recorte de gênero e controle do número de casos de agressões.
ASCOM/IGP-06/03/2014
 
Departamento de Perícias do Interior do IGP entrega novos equipamentos à 6ª CRP
O Instituto-Geral de Perícias (IGP), através do Departamento de Perícias do Interior (DPI), entregou na última quinta-feira, 27, dezenove (19) coletes Imagebalísticos e três (03) Viaturas Dusters 4x2, à 6ª Coordenadoria Regional de Perícias, sediada em Santo Ângelo.  A entrega foi feita pelo Diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP), Alexandre Vinicius de Araujo Denega, ao Coordenador Regional da 6ª Coordenadoria Regional de Perícias, Filipe Molinar Machado.
As novas viaturas visam servir de reforço às atividades desenvolvidas pelas Coordenadorias Regionais e Postos do Instituto-Geral de Perícias instalados nas áreas de fronteiras, abrangendo as regiões missões, noroeste colonial, celeiro e fronteira noroeste, num total de 94 municípios e 1 milhão de pessoas a serem beneficiadas.  Foram adquiridas com recursos do programa de reaparelhamento dos órgãos estaduais de Segurança Pública no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, Enafron II, que faz parte de uma parceria entre os governos do RS e federal.
A solenidade contou com a presença do Deputado Jeferson Fernandes, representando o governo do estado do RS, do Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Diomar Formenton, do Prefeito Municipal, Valdir Andres, do Vereador Gilberto Corazza, demais coordenadores regionais das áreas da saúde, segurança pública, PROCERGS, educação e dos servidores dos postos de criminalística, de identificação e médico legal da regional e comunidade.
Fotos: 6ª CRP.
28/02/2014
 
Canoas terá Projeto Sala Lilás destinado a vítimas de violências
A rede de proteção às mulheres vítimas de violências em Canoas será ampliada, no primeiro semestre de 2014, com a implantação Projeto Sala Lilás.Image Trata-se de um projeto criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, voltado ao acolhimento, em ambiente privativo e seguro, de mulheres que aguardam atendimentos de perícia clínica, que é feita pelo Departamento Médico Legal (DML), e Psicossocial.
Com o objetivo de conhecer detalhes do Projeto Sala Lilás já disponibilizado pelo Governo do Estado às vítimas de violência, em Porto Alegre, a secretária especial da Coordenadoria de Políticas para a Mulher, Márcia Falcão, visitou o serviço nesta quarta-feira (19).
Na ocasião, a coordenadora do Projeto na capital gaúcha, a corregedora-geral do Instituto-Geral de Perícias Andrea Brochier Machado, explicou que o principal objetivo do acolhimento e do atendimento diferenciado é auxiliar na reconstrução da autoestima das mulheres que passam por violência doméstica ou familiar.
Projeto prevê encaminhamento psicológico
Segundo Andrea, o Sala Lilás também reduz a ansiedade da vítima e providencia o encaminhamento psicológico ou psiquiátrico da vítima de maus tratos, de acordo com a necessidade. A secretária especial Márcia Falcão - que estava acompanhada do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacífico - destacou que o local de funcionamento do projeto em Canoas está em fase de definição.
Sala Lilás em outras cidades
A Sala Lilás é um projeto já implantado em Caxias do Sul e Santana do Livramento, além de Porto alegre, com a parceria do Projeto Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.
Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas
Crédito da notícia: Jornalista Rosilaine Pinheiro - MTE/RS 17242
 
IGP participa da reunião do GGI em Vacaria

No encontro do GGI - (Gabinete de Gestão Integrada para Assuntos de Segurança Pública), na ultima terça-feira, 25, na Guarda Municipal, o ImageInstituto-Geral de Perícias foi representado pela Chefe do Posto de Identificação Regional de Vacaria, a Papiloscopista Suelen Oliveira Abreu. No encontro foram avaliadas as ações dos órgãos de segurança no 30º Rodeio Crioulo Internacional, em que voluntários do Posto de Identificação Regional do IGP se uniram aos membros da Equipe de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas em Eventos, fazendo trabalhos educativos e preventivos.
 Participaram da reunião representantes da POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF, POLÍCIA CIVIL, BRIGADA MILITAR (Policiamento Ostensivo e Bombeiros), TERRITÓRIO DE PAZ, INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS – IGP, GUARDA MUNICIPAL juntamente com a vice-prefeita Vera Marcelja, o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Leandro da Costa, o Patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Neuri Fortuna e o coordenador da Juventude Osvaldo Grigolo Jr.
Na reunião, além da avaliação do grande evento tradicionalista, que foi positiva, com destaque para os trabalhos feitos pelos órgãos de segurança citados, na área preventiva, repressiva e de atribuições específicas de cada um, também foi debatidos assuntos relacionados ao trânsito no perímetro urbano da BR's 116 e 285, construção de uma nova pista para os skatistas próxima à Casa do Povo.
A Vice-Prefeita Vera Marcelja destacou a agenda da Semana Municipal da Mulher, onde haverá a inauguração do Centro de Referência à Mulher Vítima da Violência Doméstica e da Sala Lilás do IGP no dia 12 de março, com a presença do Secretário de Segurança Pública Airton Michels.

Fotos: PI Vacaria

26/02/2014

 
Coordenadora da Sala Lilás recebe lideranças do município de Alegrete

A Coordenadora Estadual da Sala Lilás, Corregedora-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Andréa Brochier Machado, recebeu nesta manhã, 25,Image representantes da Prefeitura de Alegrete para tratar da possibilidade de implantar o serviço no município.
Na ocasião, a Vice-Prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Castro Mulazzani, convidou a Coordenadora para uma visita à cidade com o objetivo de participar do evento da Semana da Mulher no próximo dia 13. O Vereador Rudnei Pinto também participou do encontro.
Alegrete não está incluído nos municípios que receberão a Sala Lilás neste ano, mas Andréa Machado vê seu acréscimo ao elenco de selecionados como um reforço na implementação do Projeto Sala Lilás no Rio Grande do Sul.
No próximo dia 7 será inaugurada a Sala Lilás em Bagé.

ASCOM/IGP-25/02/2014

 
<< Início < Anterior | 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 | Seguinte > Final >>

Resultados 833 - 840 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664