13 anos!
Home
Servidor do IGP recebe o Prêmio Destaque Formação do Serviço Público do RS

Com o trabalho de conclusão do curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “Subjetividade eImage trabalho: uma análise das representações dos plantonistas do Instituto-Geral de Perícias”, o servidor do Instituto-Geral de Perícias João Assis Cardona, (Assessor Administrativo) ganhou o Prêmio Destaque Formação do Serviço Público do Estado do Rio Grande do Sul, na solenidade realizada na Aula Magna da Rede Escola de Governo, nesta manhã, 17, no Theatro São Pedro.

O trabalho versa sobre “o possível sofrimento psíquico dos servidores do plantão do IGP/RS e suas conseqüências na vida do trabalhador, sua família, seus amigos e, em última análise, em toda a sociedade. O estudo se apresenta como um esforço para colaborar no aprofundamento da discussão sobre a importância da adoção de políticas públicas que visem atuar na prevenção e no tratamento de patologias que afetam a saúde mental dos plantonistas da área da segurança pública”. (extraído do trabalho mencionado).

Texto e foto – Ascom IGP/RS            

 
Alegrete promove a 16ª Semana Municipal da Mulher

ImageNas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Câmara de Vereadores do município de Alegrete promoveu uma série de atividades. Dentre elas, a 16ª Semana Municipal da Mulher, proposta pelo vereador Rudi Pinto e que teve o painel “Acolhimento diferenciado da mulher vítima de violência” foi o ponto alto. Neste evento do dia 13 de março, a coordenadora estadual do projeto Sala Lilás e corregedora-geral do IGP, Andréa Brochier Machado esteve presente.
No site da Câmara Municipal de Alegrete está registrada a cobertura do evento através do link http://www.alegrete.rs.leg.br/camara/noticias.php

Texto – Ascom IGP/RS
Fotos e ilustração – Câmara Municipal de Alegrete            

 
6ª CRP participa da Audiência Pública Regional do Ciclo Orçamentário 2014/2015
A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior/IGP participou, na última quarta-feira, 12, da Audiência Pública RegionalImage do Ciclo Orçamentário 2014/2015 promovido pelo governo do estado, secretarias e COREDE local. O evento foi realizado na Universidade Regional Integrada, em Santo Ângelo, e contou com a presença de mais de 650 pessoas para debater e escolher dez áreas a serem alocadas no orçamento de 2015. Segurança Pública e Defesa Civil foram elencadas como prioridades.
Conforme destacou o Coordenador da 6ª CRP, Perito Filipe Molinar Machado, “a audiência propõe o pleno exercício da cidadania participativa de todos os atores sociais a fim de fortalecer uma gestão pública estadual efetiva e que seja baseada em um caráter de planejamento regional e local”. Durante a audiência foram destacadas as ações e os valores já investidos na região, que ultrapassam 145 milhões de reais.
Participaram do evento servidores dos postos de criminalística e de identificação de Santo Ângelo.

Fotos: 6ª CRP

 
IGP/RS inaugura a 5ª Sala Lilás em Vacaria
ImageNessa quarta-feira (12) o Instituto Geral de Perícias (IGP) inaugurou mais uma unidade da Sala Lilás, junto ao Posto Médico Legal de Vacaria (PML). A 5ª Sala Lilás, aberta oficialmente no município, reuniu autoridades em nível municipal e estadual e servidores dos órgãos vinculados à Secretaria Estadual da Segurança Pública do RS.

Para a coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, “a abertura de mais um espaço para acolher e dar atendimento às mulheres vítimas de violência no Rio Grande do Sul se deve ao prefeito Elói Poltronieri e, por essa razão, a cidade de Vacaria é uma das primeiras no RS a ter uma Sala Lilás”. Antes da solenidade no PML, a prefeitura inaugurou um Centro de Referência para o atendimento à Mulher, batizado com o nome de Márcia Santana, homenagem à secretária estadual de políticas para as mulheres, falecida há um ano.
O prefeito Poltronieri, durante a manifestação no PML, destacou que “as ações que o Governo do Estado vem implementando em favor das mulheres gaúchas, dentre elas o Projeto Sala Lilás, representam um marco na luta pela igualdade de gênero”.

O delegado de Polícia Carlos Santana, representando o secretário Airton Michels, afirmou que “a inauguração da 5ª Sala Lilás chama, mais uma vez, chama a atenção da sociedade gaúcha para o IGP, enquanto órgão de segurança pública do Estado”. Segundo ele, “a Brigada Militar e a Polícia Civil, tradicionalmente as instituições protagonistas no âmbito da Segurança em nível de Estado, recebem valiosa contribuição do IGP, assim como da Susepe, na caminhada pela conquista de uma sociedade mais protegida da criminalidade.

Além das servidoras do IGP, lotadas em Vacaria, a cerimônia de inauguração da Sala Lilás contou com a presença do coordenador da 2ª CRP – Coordenadoria Regional de Perícias, Airton Kraemer, sediada em Caxias do Sul, acompanhado da assessoria. O diretor do Departamento de Perícias do Interior, Alexandre Vinícius de Araújo Denega também prestigiou o evento com a presença.

Texto e fotos – Ascom IGP/RS
 
Servidores do IGP são indicados para concorrer ao Prêmio Destaque Formação do Servidor Público do RS

Os trabalhos intitulados “Subjetividade e trabalho: uma análise das representações dos plantonistas do Instituto-Geral de Perícias”, de João Assis Cardona, (Assessor Administrativo) e “Perícia gaúcha: percepções, perspectivas e identidade, de Trícia Kommers Albuquerque (Perita Criminal e Diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais) foram selecionados pela UFRGS para concorrer ao Prêmio Destaque Formação do Serviço Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Os servidores do Instituto-Geral de Perícias estarão no dia 17 de março, no Theatro São Pedro, por ocasião da Aula Magna da Rede Escola de Governo, quando haverá a premiação para os trabalhos destaque escolhidos e a entrega de certificados para os demais trabalhos selecionados.

ASCOM/IGP-12/03/2014

 
IGP inaugura a quinta Sala Lilás
Na próxima quarta-feira, 12, o Instituto-Geral de Perícias inaugura a quinta Sala Lilás, desta vez em Vacaria. A solenidade será às 11h30min, no Posto Médico-Legal, na Rua Julio de Castilhos, 654-centro. A 1ª Sala Lilás inaugurada no Estado foi no Departamento Médico-Legal no dia 25 de setembro de 2012, em Porto Alegre.
Em 2013 mais duas Salas Lilás foram instaladas no Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento, 31 de outubro, e Caxias do Sul-20 de novembro.  
Em 2014, já foi inaugurada a Sala Lilás de Bagé, no último dia 07, e na data já citada, Vacaria também passará a contar com o serviço.
Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.
A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. O retrato falado digital, por sua vez, é feito no Photoshop. A vítima é atendida por profissionais qualificados.
Ainda se usa um kit padronizado de coleta de material para vítimas de agressão sexual e são oferecidas vestes íntimas descartáveis. Assim a mulher não precisa se constranger enquanto a lingerie original – muitas vezes contendo vestígios de sêmen do agressor – é recolhida e encaminhada para análise com as demais amostras coletadas. O kit de coleta de material para vítimas de agressão sexual já está sendo utilizado nos 36 Postos Médico-Legais do RS. A padronização do kit de coleta para as vítimas de agressão sexual, foi desenvolvida também pelo IGP, através do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e do Departamento Médico-Legal (DML).
Além dos atendimentos, o Instituto-Geral de Perícias, (IGP) trabalha na qualificação dos dados e na análise estatística da violência doméstica e familiar. É utilizado um software desenvolvido especialmente para gerenciamento, controle e emissão dos trabalhos periciais, com recorte de gênero e controle do número de casos de agressões.

ASCOM/IGP-10-03-2014

 
<< Início < Anterior | 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 | Seguinte > Final >>

Resultados 825 - 832 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664