13 anos!
Home
6ª Coordenadoria Regional de Perícias participa de Fórum Regional de Governo
ImageA 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP) participou do Fórum Regional de Governo da região funcional 9, coordenado pelo Secretário-Geral de governo, Sr. Vinicius Wu, na última sexta-feira (28), no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, 850, centro, em Palmeira das Missões,

No evento se discutiu o Sistema de Monitoramento Estratégico – SME dos projetos e ações regionais, a execução orçamentária e prestação de contas das ações já realizadas, enfatizando o papel cidadão do estado do RS, por meio do aprimoramento do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã – PPC  e do Ciclo Orçamentário 2014/2015.

A reunião foi composta pela comunidade regional e servidores públicos dos mais diversos órgãos estaduais. Representando o IGP, por meio da 6ª CRP/DPI, esteve o Coordenador Regional, Perito Filipe Molinar Machado.
Fotos: 6ª CRP.
 
IGP/RS abre a sexta unidade da Sala Lilás em Rio Grande
Na tarde desta sexta-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e através do Instituto Geral de PeríciasImage inaugurou oficialmente a Sala Lilás, na cidade do Rio Grande. Instalada junto ao Posto Médico Legal (PML), no Complexo da Santa Casa, a Sala Lilás de Rio Grande é a sexta unidade aberta pelo IGP/RS no Rio Grande do Sul.
 
A solenidade foi marcada pela presença de três mulheres na representação dos governos estadual e municipal, o poder legislativo de Rio Grande e o próprio IGP/RS. A assessora de gabinete do secretário Airton Michels, Anita Kieling foi designada para representá-lo na cerimônia. O prefeito Alexandre Lindemeyer foi representado pela chefe do gabinete na Prefeitura, Darlene Torrada Pereira, enquanto que a Câmara de Vereadores de Rio Grande contou com a participação da parlamentar Denise Rodrigues Marques. A corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, esteve presente na representação do diretor-geral José Cláudio Teixeira Garcia.
 
A vereadora e professora  Denise Marques, a primeira a se manifestar falou da “satisfação em estar participando da solenidade que marca a cidade de Rio Grande, em especial as mulheres. Me sinto lisonjeada por está junto nessa luta e também poder trabalhar, através do legislativo, com esse tema que envolve o bem estar das mulheres”. O perito médico-legista Paulo Barragan, chefe do PML de Rio Grande afirmou que “a Sala Lilás é um passo muito forte para as mulheres riograndinas e que, infelizmente, elas tem o benefício de recebê-la em um momento tão delicado de violência na sociedade, mas que os profissionais do IGP estão de braços abertos para atendê-las” .
Andrea Brochier Machado, que coordenado o projeto no Estado, afirmou que "Rio Grande é mais um município que está sendo inserido na iniciativa do Governo do Estado, através do IGP, que é a Sala Lilás. Não apenas uma sala, cujas paredes foram pintadas nessa cor, mas um local de acolhimento da mulher que passou por qualquer tipo de violência doméstica e com a segurança de que ninguém saberá qual foi a violência que sofreu. Essa humanização é o desejo que o Estado do Rio Grande do Sul quer para a mulher gaúcha”, disse ela.
Darlene Torrada, chefe de gabinete do prefeito Alexandre Lindenmeyer, destacou a luta do executivo municipal, pela  Coordenadoria da Mulher e com o apoio de alguns vereadores da Câmara, em parceria e entrosamento com o Governo do Estado, SSP e IGP.
 
Antes do desenlace da fita inaugural da Sala Lilás de Rio Grande,  a assessora de gabinete do secretário Aírton Michels, Anita Kieling, salientou que “não se faz segurança pública apenas com a polícia, e sim com vários segmentos que formam a segurança dos cidadãos e especialmente  das mulheres. A Sala Lilás pode até não ter, para muitos, um significado expressivo, mas para as mulheres é de extrema importância. De 2012 para 2013 houve uma drástica redução no número de estupros no Rio Grande do Sul, através da Patrulha Maria da Penha e aplicação da Lei Maria da Penha. Isso quer dizer que, a luta não pode parar e o conjunto de medidas implementadas pelo Governo, no enfrentamento à violência contra as mulheres, não se trata de uma política de Governo, mas uma política de Estado”.
 
Texto e fotos – Ascom IGP/RS         
 
IGP participa da Audiência Pública do processo de Participação Popular e Cidadã em Passo Fundo
ImageNessa quarta-feira (26), no auditório do prédio do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) aconteceu a Audiência Pública Regional, primeira etapa do processo de Participação Popular e Cidadã 2014/2015, que contou com a presença de representantes dos 21 municípios que fazem parte do Corede/Produção, para a definição das áreas temáticas prioritárias na região. A 4ª CRP – Coordenadoria Regional de Perícias do IGP/RS foi representado pela perita criminal Rita de Cássia da Silveira.
 
Foram escolhidas 10 áreas em um total de 16, consideradas fundamentais para toda a região. São elas:
1. Cultura e Inclusão Digital;
2. Desenvolvimento Econômico;
3. Desenvolvimento Rural;
4. Saúde;
5. Segurança Pública e Defesa Civil;
6. Irrigação;
7. Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres;
8. Esporte, Lazer e Turismo;
9. Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento;
10. Educação Básica, Profissional e Técnica.

Os municípios terão até meados do mês de maio para que possam encaminhar as propostas. A votação dos projetos, pela Internet, ocorre entre os dias 2 e 4 de junho. A votação de forma presencial, somente no dia 4.

Texto e foto – 4ª CRP/IGP-RS Passo Fundo     
 
Coordenadora da Sala Lilás participa de Capacitação para Patrulha Maria da Penha em Porto Alegre
A Coordenadora Estadual do Projeto Sala Lilás, Corregedora-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Andrea Brochier Machado, palestrou na tarde da últimaImage quarta-feira, 26, no Seminário para Capacitação de Gestores sobre a Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77, Centro Histórico), em Porto Alegre.
Andrea integrou o painel sobre A Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, juntamente com o Major Luis Fernando Linch-Coordenador do Observatório da Violência Contra a Mulher da secretaria de segurança Pública, a Delegada Anita Klein-Coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e a Coordenadora da Patrulha Maria da Penha. A mediadora da mesa foi a Chefe de Gabinete da SSP, Raquel Gomes.
Criada como um espaço de acolhimento à mulher vítima de violência, a Sala Lilás vêm evoluindo desde a primeira instalação no Departamento Médico-Legal em 25 de setembro de 2012. Hoje, já estão instaladas cinco Salas Lilás, sendo quatro no interior, respectivamente, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Bagé, Vacaria e nos próximos dias, 28 e 31 de março, em Rio Grande e Lajeado. Andrea falou também que serão instaladas mais 13 Salas Lilás no Interior do Estado, além de salientar que a perícia psíquica já está sendo aceita Pelo Ministério Público para indiciar o agressor.
Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.
A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. O retrato falado digital, por sua vez, é feito no Photoshop. A vítima é atendida por profissionais qualificados.
Ainda se usa um kit padronizado de coleta de material para vítimas de agressão sexual e são oferecidas vestes íntimas descartáveis. Assim a mulher não precisa se constranger enquanto a lingerie original – muitas vezes contendo vestígios de sêmen do agressor – é recolhida e encaminhada para análise com as demais amostras coletadas. O kit de coleta de material para vítimas de agressão sexual já está sendo utilizado nos 36 Postos Médico-Legais do RS. A padronização do kit de coleta para as vítimas de agressão sexual, foi desenvolvida também pelo IGP, através do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e do Departamento Médico-Legal (DML).
Além do atendimento 24 horas, o Instituto-Geral de Perícias, (IGP) trabalha na qualificação dos dados e na análise estatística da violência doméstica e familiar. É utilizado um software desenvolvido especialmente para gerenciamento, controle e emissão dos trabalhos periciais, com recorte de gênero e controle do número de casos de agressões.
 
IGP entrega mais duas viaturas na região da fronteira com a Argentina
ImageNo último dia 20, o Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio do Departamento de Perícias do Interior (DPI) efetuou a entrega de duas viaturas Renault Duster, 0 Km, em dois municípios da fronteira com a Argentina, Itaqui e Uruguaiana. Os veículos foram adquiridos pelo IGP com recursos da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON).

Pela manhã, no município de Itaqui, a chefe da Seção de Identificação da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP), Ana Néri Teixeira, representando o DPI, entregou as chaves da viatura ao prefeito Gil Marques Filho. A papiloscopista Cleonice Dockhorn e o servidor administrativo Gustavo Soares, responsáveis pelo Posto de Identificação de Itaqui estiveram presentes.

À tarde, o diretor do DPI, Alexandre Vinicius de Araújo Denega, em Uruguaiana, fez a entrega de outra viatura Renault Duster 0 Km ao Posto do IGP com a presença de todos os servidores.

Os postos de Itaqui e Uruguaiana pertencem à 7ª CRP, sediada em Santana do Livramento.

Texto – Ascom IGP/RS
Fotos – DPI/IGP/RS     
 
IGP divulga resultados dos recursos e pontuação dos candidatos à contratação emergencial
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) publicou nesta quinta-feira, 20 de março, na página 44, do Diário Oficial do Estado, o resultado dos recursos impetrados contra a não homologação das inscrições e a nominata e pontuação dos candidatos inscritos, em ordem alfabética, por localidade de inscrição, no processo seletivo para contratação emergencial, realizado de 10 a 21 de fevereiro. Você pode acessar pelo site www.igp.rs.gov.br clicar no link contratação emergencial e posteriormente Edital 03.
 
<< Início < Anterior | 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 | Seguinte > Final >>

Resultados 817 - 824 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664