|
IGP realiza atendimentos à comunidade do Território da Paz de Vacaria |
O Instituto-Geral de Perícias-IGP, através do Posto de Identificação Regional, realizou atendimentos à comunidade do Território de Paz de Vacaria, na  última quarta-feira, 09 de abril. Na ocasião foram prestadas informações e esclarecimentos quanto às atividades do IGP e sobre a Carteira de Identidade: importância e processo, documentos necessários e quem tem direito a isenção. Foram realizados vários atendimentos, inclusive para pessoas carentes, que apresentaram o documento obrigatório válido, ou seja, certidão original legível, conforme o estado civil, e foram agendadas para encaminhar a segunda via de carteira de identidade. O IGP esteve representado pela Papiloscopista Suelen Oliveira Abreu, Chefe do Posto de Identificação Regional de Vacaria e pela estagiária Elisiane Vargas e volta a atender na Base Comunitária no dia 23 deste mês. ASCOM/IGP-11/04/2014 Fotos: PI Vacaria |
IGP ministra curso de capacitação em desastres com múltiplas vítimas |
Nessa quinta e sexta-feira (10 e 11), na Academia Integrada de Segurança Pública (ACISP) – Avenida Antonio de Carvalho, 555, em Porto Alegre, o Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio da Divisão de Ensino, Treinamento e Formação Profissional, vinculado à Supervisão Técnica da entidade, ministra o curso de capacitação em desastres com múltiplas vítimas (DVI), destinado a peritos criminais, fotógrafos, papiloscopistas, peritos médico-legistas, auxiliares de perícias, peritos químico-forenses e químico-toxicologistas e coordenadores ou sub-coordenadores regionais do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP). A sigla DVI é a abreviatura de Disaster Victims Identification a nomenclatura, em inglês, dos conceitos básicos e classificações dos eventos desse tipo.
Os objetivos do curso, além de oferecer noções básicas sobre os procedimentos internacionalmente adotados em casos de DVI, são: conhecer quem são os coordenadores em DVI de cada departamento do IGP/RS e como estão estruturadas as ações de resposta e de integração técnica da instituição; e como será acionado, a quem deverão se reportar e o que deverá ser feito em casos de eventos de DVI.
O curso é dividido em duas etapas: nessa quinta-feira (10), os alunos formaram uma única turma e receberam os primeiros conceitos teóricos. Nesta sexta-feira (11) eles serão divididos em grupos e vão participar de oficinas técnicas em DVI, a fim de propiciar o aprofundamento dos temas apresentados ontem, além de uma capacitação específica direcionada para uma eventual atuação em casos de desastres em massa.
Num total de 15 horas/aula, o curso é coordenado por Márcia Vaz, no âmbito do Departamento Médico-Legal (DML), Marguet Inês Hoffmann Mittmann, pelo Departamento de Criminalística (DC), Edméia Viana de Oliveira (Departamento de Identificação (DI), Cecília Helena Fricke Matte, pelo Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e Carlos Eduardo do Prado Marques, pela direção do IGP/RS. Além desses, integram o quadro de docentes com atuação no curso, Taís Camilo Conill, Crisle Vignol Dillenburg e Gustavo Lucena Kortmann.
Texto – ASCOM/IGP/RS em 11/04/2014
|
Rede de enfrentamento à violência contra a Mulher é apresentada em Santa Maria |
A 5ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (5ª CRP/DPI/IGP) participou, juntamente com a corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, na tarde dessa quarta-feira (09), no Auditório da Escola de Formação de Sargentos (EsFAS Santa Maria/RS), no município de Santa Maria, da apresentação da Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.
A solenidade foi marcada pela presença de mulheres na representação dos governos estadual e municipal, do poder legislativo de Santa Maria e do próprio IGP/RS. A assessora de gabinete do secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, Anita Kieling foi designada para representá-lo na cerimônia. Andréa Brochier Machado esteve presente na representação do diretor-geral José Cláudio Teixeira Garcia. Conforme a palestra da coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Machado, este espaço “criado como um local de acolhimento à mulher vítima de violência, vem evoluindo desde a primeira instalação, no Departamento Médico-Legal (DML/Porto Alegre), em 25 de setembro de 2012”. Andrea falou também que serão instaladas mais 13 Salas Lilás no interior do Estado, além de salientar que a perícia psíquica já está sendo aceita pelo Ministério Público para indiciar os agressores. Na Sala Lilás, as mulheres tem total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física, sendo recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital, do agressor. Andréa Machado também frisou o reconhecimento internacional que o Rio Grande do Sul já alcançou a partir das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Sala Lilás (IGP) e a Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar e Polícia Civil) e ratificou a continuidade do trabalho em favor do respeito e da dignidade das mulheres gaúchas. Participaram da capacitação, oficiais da Brigada Militar local, o coordenador do Observatório da Violência Contra a Mulher da Secretaria de Segurança Pública (SSP), major Luis Fernando Linch, a assessora de gabinete do secretário Airton Michels, Anita Kieling, a delegada de Polícia Civil Débora Aparecida Dias, titular da Delegacia de Polícia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), o substituto da coordenadora da 5ª CRP/Santa Maria e chefe do Posto de Identificação, papiloscopista Fábio Pereira da Silva, o representante do chefe de seção do Posto de Criminalística perito criminal Camilo Costa Mércio, e demais servidores da Polícia Civil, membros do Poder Executivo e Legislativo municipal, Secretaria Municipal da Saúde e comunidade regional. Texto e foto - 5ª CRP - IGP/RS em 10 04 2014 |
Assembléia Legislativa aprova Projeto de Reorganização do Quadro de Servidores do IGP |
Entre os projetos aprovados pelos deputados na sessão de ontem, 08, na Assembléia Legislativa está o Projeto PL 61/2014, que trata da reorganização do Quadro de Servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), conforme a Lei 14.519, de 08 de abril de 2014. O PL 61/2014 reorganiza o Quadro de Servidores do Instituto Geral de Pericias, disciplinando a hierarquia entre as carreiras na Instituição, entre outros avanços. Resultou de amplo diálogo entre as representações de categoria e o Governo do Estado. Entre os avanços obtidos com a reestruturação pode-se destacar a realização de curso de formação para servidores já nomeados, os quais poderão realizar estágios práticos nos órgãos de execução; a criação da Função Gratificada de Diretor de Departamento para o Departamento de Perícias Laboratoriais; a regulamentação da dedicação exclusiva permitindo a docência remunerada, além das prescrições constitucionais; a diminuição dos níveis funcionais nas categorias, passando de cinco graus para quatro classes; a majoração imediata dos vencimentos dos servidores posicionados no grau “D” para a classe especial; e, a redistribuição de vagas proporcionando a progressão de diversas categorias funcionais nas próximas promoções. Conforme previsto na Lei, a opção pela nova carreira deverá ser manifestada pelos servidores em um prazo de 90 dias e será disciplinada pela Direção Geral do Instituto Geral de Pericias em comunicado aos servidores, os quais poderão acessar o formulário na pasta de modelos da Divisão de Pessoal do Departamento Administrativo. Outra conquista do Instituto-Geral de Perícias foi o reajuste de 5% aos vencimentos básicos do Quadro de Cargos de Provimento Efetivo do Plano de Classificação e Cargos e Vencimentos, a partir de 1º de janeiro de 2015.
ASCOM/IGP/09/04/2014 |
|
Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres repercute na Serra Gaúcha |
O Jornal Semanário, da cidade de Bento Gonçalves publicou, na edição dessa segunda-feira (07) a cobertura da apresentação feita na Prefeitura Municipal,  na última sexta (04), da Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres, ou seja, as políticas públicas do Governo do Estado para proteger a Mulher gaúcha. O Instituto Geral de Perícias foi representado pela corregedora-geral e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado. Ela falou sobre o projeto e anunciou, para breve, a abertura da Sala Lilás de Bento Gonçalves. Junto a ela, oficiais da Brigada Militar e policiais civis, da Patrulha Maria da Penha e da DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Confira os detalhes acessando o link http://www.jornalsemanario.com.br/noticia/bento-tera-patrulha-maria-da-penha Texto – Ascom IGP/RS Foto – Gustavo Bottega – Jornal Semanário |
|
6ª CRP participa da apresentação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher |
 A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (6ª CRP/DPI/IGP) participou, juntamente com a corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, na tarde dessa quarta-feira (02), na Câmara Municipal de Vereadores do município de Cruz Alta, da apresentação da Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar. A solenidade foi marcada pela presença de mulheres na representação dos governos estadual e municipal, do poder legislativo de Cruz Alta e do próprio IGP/RS. A assessora de gabinete do secretário Airton Michels, Anita Kieling foi designada para representá-lo na cerimônia. O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Moacir Marchesan, representou o Executivo Municipal, enquanto que a Câmara de Vereadores contou com a participação dos parlamentares Estela Maris Fagundes e Olavo Nogueira Pimentel. Andréa Brochier Machado esteve presente na representação do diretor-geral José Cláudio Teixeira Garcia. Conforme a palestra da coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Machado, este espaço “criado como um local de acolhimento à mulher vítima de violência, vêm evoluindo desde a primeira instalação, no Departamento Médico-Legal (DML/Porto Alegre) em 25 de setembro de 2012”. Andrea falou também que serão instaladas mais 13 Salas Lilás no Interior do Estado, além de salientar que a perícia psíquica já está sendo aceita pelo Ministério Público para indiciar os agressores. Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física, sendo recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital, do agressor. Andréa Machado também frisou o reconhecimento internacional que o Rio Grande do Sul já alcançou a partir das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Sala Lilás (IGP) e a Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar e Polícia Civil) e ratificou a continuidade do trabalho em favor do respeito e da dignidade das mulheres gaúchas.
Participaram da capacitação, oficiais da Brigada Militar local, o coordenador do Observatório da Violência Contra a Mulher da Secretaria de Segurança Pública, major Luis Fernando Linch, a assessora de gabinete do secretário Airton Michels, Anita Kieling, o Delegado Regional de Polícia Civil, Cristiano Alvarez, o coordenador regional da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, o chefe dos PMLs da 6ª CRP, perito médico-legista Rubilar Martins de Souza, papiloscopista Carmela Ciocari Liberali, fotógrafo criminalístico Leonardo Millani, e demais servidores da Polícia Civil, membros do Poder Executivo e Legislativo municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),, Secretaria Municipal da Saúde e comunidade regional. Texto – Ascom IGP/RS Fotos – 6ª CRP/IGP/RS
|
|
| | << Início < Anterior | 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 | Seguinte > Final >>
| Resultados 809 - 816 de 2125 |
|