13 anos!
Home
Imprensa de Livramento destaca serviços da Sala Lilás na região
O jornal ‘A Plateia’, de Santana do Livramento destaca, na edição do fim de semana (14-15/06), a atuação da Sala Lilás na proteção às mulheres vítimasImage de violência, naquela região. Instalada junto a 7ª Coordenadoria Regional de Perícias, a Sala Lilás foi inaugurada em 31 de outubro de 2013. Além de Livramento, atende mais onze municípios: Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí e Rosário Do Sul.
O serviço psicossocial foi criado para ajudar às vítimas de violência doméstica, familiar, e de abuso sexual. Reúne informações sobre as condições sociais das usuárias e, a partir delas, faz o encaminhamento à rede social de proteção. A vítima é atendida por profissionais qualificados e com total privacidade.

Texto – Ascom IGP/RS em 20/06/2014
Ilustração – Jornal A Plateia        
 
IGP integra grupo de combate ao tráfico, exploração sexual e violência doméstica
ImageCom o objetivo de integrar o Grupo de Enfrentamento Aos Crimes de Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Violência Doméstica e Familiar Para A Copa do Mundo FIFA 2014, o Instituto-Geral de Perícias disponibiliza servidores para as equipes de atendimento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Integram o grupo de atendimento, pelo Instituto-Geral de Perícias, as peritas criminais Patrícia Vasconcelos Machado, Beatriz da Fontoura Pinheiro Beck, a psicóloga Cláudia Maciel Carvalho e a Assistente Social Priscila de Brito Capistrano.   
O atendimento é realizado através do número 190 disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) à Central de Monitoramento, que conta com duas posições somente para atendimento às mulheres.
O objetivo é a prestação de segurança eficaz através de uma rede de atendimento especializado, baseada nos princípios da integração, discrição e respeito aos direitos humanos, especialmente no que se refere aos crimes de exploração sexual, tráfico de pessoas e violência doméstica e familiar.

 Texto e fotos - Ascom/IGP em 18/06/2014

 
Projeto “Coordenadoria Itinerante” acontece na cidade de Ijuí
A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias, do Departamento de Perícias do Interior (6ª CRP/DPI/IGP) realizou nessa segunda-feira (16), mais uma etapaImage do projeto intitulado ‘Coordenadoria Itinerante’ no município de Ijuí, região nordeste do Estado. Durante a atividade foi entregue a reforma da câmara fria do Posto Médico Legal (PML) Ijuí para melhor acolhimento  de vítimas para exames periciais.
 
A Coordenadoria Itinerante visa coordenar, verificar e analisar as adequações físicas,  recursos materiais e instalações dos Postos de Identificação e Médico-legais, incluindo a instalação da Sala Lilás, andamento de trabalhos periciais, e também a apresentação dos resultados obtidos, os desafios futuros e a percepção social da coordenadoria em relação a cada Posto, a fim de promover o alinhamento das ações e informações entre direção, coordenadoria e servidores.
Participaram da atividade a Papiloscopista Mara Rejane da Costa Malheiros e a Auxiliar de Perícias Isabel Cristina Calvet da Silva Tondo dos Santos (PI Ijuí), o Fotógrafo Criminalístico Carlos Adão Martinelli, do Posto de Criminalística (PC) de Santo Ângelo e o Coordenador da 6ª CRP, Perito Filipe Molinar Machado.

Texto: 6ª CRP –Santo Angelo em 17/06/2014
Fotos: Carlos Adão Martinelli PC Santo Angelo         
 
Porto Alegre sedia curso de Perícia Papiloscópica em nível nacional
ImageA capital gaúcha foi escolhida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça(MJ), do Governo Federal, para reunir profissionais de todo o País para o Curso de Perícia Papiloscópica em local de crime e laboratório. O evento, inserido no Programa ‘BRASIL MAIS SEGURO’, do Governo Federal se propôs a revisar e atualizar os conhecimentos na área da Papiloscopia, contando com professores qualificados e com larga experiência no assunto. Com aulas teóricas na Academia Integrada de Segurança Pública (ACISP), na zona leste de Porto Alegre e exercícios práticos na sede do Departamento de Identificação do IGP (DI-IGP/RS), Avenida Azenha, 255, o curso durou quatro dias, de 26 a 30 de maio.

Conforme o ítem ‘objetivos gerais’, que consta no Programa do curso, a iniciativa buscou: capacitar os profissionais de segurança pública para atuarem de forma padronizada, utilizando técnicas de Perícia Papiloscópica, bem como fortalecer e regular as atividades das perícias oficiais, tornando-as capazes de utilizar esta ferramenta na produção de prova, a fim de obter a individualização de suspeitos e elaboração do laudo pericial, produzindo evidências sólidas para que as autoridades possam formar suas livres convicções a respeito da autoria, facilitando assim o julgamento e a elaboração da sentença judicial.

Ao todo, sete disciplinas foram ministradas, ao longo do curso:

1) Noções de Direitos Humanos;
2) Noções de segurança e de proteção à saúde;
3) Noções de Criminalística aplicada a Perícia Papiloscópica;
4) Fotografia aplicada à Perícia Papiloscópica;
5) Perícia Papiloscópica em local de crime;
6) Perícia Papiloscópica em laboratório;
7)Exame de Confronto.

Essas disciplinas foram ministradas por especialistas em Papiloscopia dos principais centros de Perícia e Pesquisa do Brasil, do Distrito Federal a maioria.

A coordenação local do curso esteve a cargo do Papiloscopista, Celso Osório da Silva Dias, assessor da direção do Departamento de Identificação (DI) que contou com a parceria do Departamento de Ensino e Treinamento, da Secretaria de Segurança Pública (DET-SSP/RS) na pessoa do coronel Julio César Marobin.

Texto – Ascom IGP/RS
Ilustração – arquivo Ascom IGP       
 
SSP inaugura CICC/RS com participação do IGP
Nessa segunda-feira, dia 2 de junho, com a presença do governador Tarso Genro,  a Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP) inaugurou o CentroImage Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio Grande do Sul (CICC/RS), erguido em prédio anexo ao da SSP, na rua Voluntários da Pátria, ao lado da Estação Rodoviária de Porto Alegre.
 
A autoria do projeto arquitetônico é da Escrivã de Polícia Arquiteta Flávia Steinbruch,  chefe da Divisão de Arquitetura e Engenharia de Manutenção da SSP e  do Perito Criminal Arquiteto Jackson Garrafiel Dombrowski - Chefe da Divisão de Projetos e Convênios do IGP/RS. Os arquitetos integraram o processo de concepção dos espaços do CICC/RS desde o inicio, juntamente com coronel Erlo Pietroski, o tenente Sidney Moacyr Pereira – ASCOPA, o delegado de Polícia Marcos Meirelles e o comissário Luis Carlos Chomeniuk - DTIC/SSP, retratando uma nova visão operacional integrada das atividades da segurança pública, determinada tanto pela qualificação na prestação do serviço, quanto pela melhoria das condições de trabalho.Image

O Instituto Geral de Pericias  participou do processo de criação e da efetiva utilização desta estrutura, designando servidores que atuarão no CICC/RS.

Texto – Ascom IGP/RS
Fotos – ST/IGP/RS
 
6ª CRP participa da apresentação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher
ImageA 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (6ª CRP/DPI/IGP) participou, juntamente com a corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, da apresentação da Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, na última quarta-feira, 28, na Câmara Municipal de Vereadores do município de Santo Ângelo.
 
De acordo com Andréa Machado, o espaço “criado como um local de acolhimento à mulher vítima de violência vem evoluindo desde a primeira instalação, no Departamento Médico-Legal (DML/Porto Alegre) em 2012”.. Andrea salientou que na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física, sendo recebidas pelo serviço psicossocial e podem ainda fazer o retrato falado digital do agressor. Andréa destacou também o reconhecimento internacional que o Rio Grande do Sul já alcançou a partir das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Sala Lilás (IGP) e a Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar e Polícia Civil) e ratificou a continuidade do trabalho em favor do respeito e da dignidade das mulheres gaúchas.

A solenidade foi marcada pela presença de mulheres na representação dos governos estadual e municipal, do poder legislativo de Rio Grande e do próprio IGP/RS. A assessora de gabinete do secretário Airton Michels, Anita Kieling, foi designada para representá-lo na cerimônia. A vice-prefeita, Nara Damião, representou o Executivo Municipal, enquanto que a Câmara de Vereadores contou com a participação dos parlamentares Gilberto Corazza, Zilá Andres, Jaqueline Possebom, José Martins e seu Presidente Diomar Formenton e Andréa Brochier Machado, que além de coordenadora estadual da Sala lilás representou o Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia.  Participaram também da capacitação oficiais da Brigada Militar local, servidores da Polícia Civil, o coordenador regional da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, os papiloscopistas Karen Mattiazzi, Bernardo Zandoná, Dimitrius Catasblancas, Daniana Rigon, o perito médico-legista Douglas Pierola e os administrativos Ernani Klampt, Túlio do Nascimento e Tânia Tosi, membros do Poder Executivo e Legislativo municipal e Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal da Saúde e comunidade regional.
ASCOM/IGP-03/06/2014
Foto: 6ª CRP
 
<< Início < Anterior | 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 | Seguinte > Final >>

Resultados 785 - 792 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664