13 anos!
Home
Primeiro Encontro de Perícias na Fronteira em Livramento integra Brasil e Uruguai

ImageO Primeiro Encontro de Perícias da Fronteira terminou no início da tarde desta sexta-feira (26), na cidade de Santana do Livramento. Em dois dias houve intercâmbio de técnicas e experiências profissionais entre peritos brasileiros e uruguaios. O evento, idealizado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio da 7ª Coordenadoria Regional de Pericias (7ª CRP), trouxe a Livramento representantes da Polícia Técnica, um médico legista e a coordenadora da área de Identificação Civil e Criminal, sediada em Montevidéu.Nesta manhã ocorreram três palestras e a Mesa Redonda que concluiu o evento.

A primeira explanação coube ao perito criminal Carlos Alberto Borsói, do Departamento de Criminalística(DC) do IGP, em Porto Alegre: “A evolução dos veículos automotores e as consequências à sociedade moderna e à Perícia”. A coordenação da Mesa foi feita pelo diretor do DC, perito criminal Antonio Alexandre Petersen Xavier. Em seguida, a comissária Marysel Caraballo, de Montevidéu, abordou a “Identificação civil e criminal no Uruguai”, apresentando em detalhes todo o processo de identificação dos cidadãos, sobretudo as minúcias da Carteira de Identidade vigente no país. Coordenou a Mesa a papiloscopista Ana Néri Teixeira, da 7ª CRP, em Livramento.
A última apresentação do evento coube ao médico-legista Gerardo Alan Madruga, lotado na cidade de Rivera. Madruga falou sobre “Medicina Legal no Uruguai”, com a coordenação do perito médico legista Mário Mansur Filho, do Posto Médico Legal de Bagé.

Por fim, a Mesa Redonda formada por diretores de Departamentos do IGP: Alexandre Denega (DPI) representando a Direção Geral, Carlos Falcão Pereira (DI), Antonio Xavier (DC) e Rodrigo Leffa (DA), mais o coordenador da 7ª CRP, perito médico legista Leandro Nim Tholozan e os colegas uruguaios que compareceram: Marysel Caraballo, Victor Cuello e Pablo Gonzalez. Na oportunidade foi apresentado um protocolo de intenções que visa o intercâmbio cada vez maior entre os profissionais da Perícia dos dois países.

Texto e fotos: Ascom IGP/RS     

 
Encontro de Perícias na Fronteira teve o primeiro dia de palestras em Livramento

Nesta quinta-feira (25), no auditório da Unimed, em Santana do Livramento, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou oImage primeiro dia de atividades do Encontro Internacional de Perícias na região da Fronteira. Iniciativa da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (7ª CRP - IGP/RS), o evento reuniu profissionais de vários segmentos periciais do RS e do Uruguai.

Na solenidade de abertura, a Mesa de Autoridades, presidida pelo diretor-geral do IGP, José Cláudio  Teixeira Garcia, representando o secretário Airton Michels, contou com a presença do sub chefe da Polícia de Rivera (Uruguai), Inspetor Luiz Eduardo Madera, bem como de autoridades do Poder Judiciário e representantes dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Da Brigada Militar, o sub comandante do 2º RPMon, major Joni Alvim de Oliveira. Da Polícia Civil o titular da 12ª Delegacia de Polícia Regional, delegado Eduardo San’t Ana Finn. A Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários) esteve representada por Nelson Reinhmeier, da 6ª região penitenciária. Completaram a Mesa o delegado da Polícia Federal, Alessandro Maciel Lopes, o promotor de Justiça, José Eduardo Gonçalves e o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Alencastro Seippe Martins, que representou o executivo municipal de Santana do Livramento.

Nas palestras da manhã o diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP), Alexandre de Araújo Denega abriu os trabalhos apresentando o Organograma do IGP/RS. Logo depois, a diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL-IGP), Dra. Trícia Kommers Albuquerque falou sobre os 15 anos de Genética Forense no RS, aspectos relativos à metodologia de trabalho, análises de DNA e casos de repercussão solucionados pelo Laboratório do IGP/RS. Na Mesa, a coordenação ficou com a perita médica legista, Maria Angela Zucchetto, coordenadora da 5ª CRP/Santa Maria. A última palestra matinal coube ao perito criminal Rodrigo Kleinubing: Acidentes de Trânsito no Brasil – uma análise sistêmica. Panorâmica de inúmeros acidentes de trânsito com vítimas fatais, imagens, conclusões dos trabalhos periciais e a rotina do profissional com larga experiência. Junto dele, na coordenação da Mesa, o perito criminal Roque Degrazia Nadler, ambos lotados no Departamento de Criminalística (DC-Porto Alegre).

No período da tarde as palestras começaram pela “Sala Lilás – atendimento exclusivo para mulheres vítimas de violência”, tema apresentado pela coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, perita criminal Andréa Brochier Machado (corregedora geral do IGP/RS. Projeto reconhecido e premiado internacionalmente pelas boas práticas em favor das mulheres e no combate à violência  contra elas. A assistente social, Eleonora Machado Gonçalves, coordenadora da Sala Lilás de Santana do Livramento coordenou a Mesa. A seguir, dois representantes do Uruguai apresentaram o trabalho desenvolvido pela Policia Técnica do país vizinho: o comissário Victor Rosa Cuello e o sub comissário Pablo Gonzalez Denís, da cidade de Rivera, sob a coordenação de Mesa do perito criminal Anderson da Silva Vera da 7ª CRP de S. do Livramento.
Mais duas palestras completaram a programação deste primeiro dia do evento; “Perícias de incêndio: uma abordagem em relação à interpretação dos vestígios sob o enfoque da Criminalística”, com a perita criminal Sheila Cristina Wendt, do DC de Porto Alegre, tendo a coordenação de Mesa do coodenador da 6ª CRP – Santo Angelo, Filipe Molinar Machado. A última apresentação do dia coube ao papiloscopista Rafael Silva do Nascimento, do Departamento de Identificação (DI-IGP-Porto Alegre). Com 20 anos de experiência ele expôs “A perícia papiloscópica como instrumento de individualização. O diretor do DI, papiloscopista Carlos Eduardo Falcão Pereira coordenou a Mesa.

Cada palestra, uma vez concluída, teve um espaço aberto para questionamentos com ativa participação da plateia.
O Primeiro Encontro de Perícias da Fronteira termina amanhã com mais três palestras, e a Mesa Redonda com assinatura do Protocolo de Intenções.

Texto e fotos – Ascom IGP/RS

 
IGP participa do IV Encontro da RedeBio-Sul em Campo Grande
O Instituto-Geral de Perícias, através do Departamento de Identificação (DI) participou nos dias 18 e 19 de setembro do IV Encontro da RedeBio-Sul, em ImageCampo Grande, Mato Grosso do Sul. Na ocasião foi elaborada uma minuta de termo de cooperação, baseado em acordo mútuo assinado pelos Secretários de Segurança em 2011, que teve a sua ratificação por resolução assinada pelos Governadores em 2012, visando a troca de informações relativas à identificação civil e criminal entre as partes, integração dos sistemas e bases de identificação civil e criminal. A iniciativa possibilita uma visão unificada de todas as bases e um estudo para emissão integrada das carteiras de identidade.
A carta final do evento foi assinada pelos Diretores dos órgãos de identificação e pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública  do MS, Wantuir Francisco Jacini, Coordenador da Comissão Permanente de Segurança Pública do CODESUL.
O projeto terá uma implantação gradativa, iniciando pela disponibilização de dados biográficos básicos, passando pelas pesquisas nas bases de impressões digitais (pesquisas nas bases AFIS) e chegando finalmente a constituição de um identificador único para os RGs dos Estados envolvidos. No cenário pretendido teremos a total integração entre as bases de indivíduos permitindo a identificação de qualquer cidadão em qualquer dos Estados.
O RedeBio-Sul é o projeto fruto de um acordo entre os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul visando o compartilhamento de suas bases de dados de identificação civil e criminal. Firmado e baseado nos documentos Carta do Paraná de julho de 2013, Carta do Rio Grande do Sul de setembro de 2013 e Relatório de Santa Catarina de novembro 2013 e agora pela carta de Mato Grosso do Sul, todos assinados por representantes dos respectivos órgãos de Identificação e companhias de TI dos Estados.
Estiveram presentes neste evento: Perito Criminal José Augusto Koerich, Diretor do Instituto de Identificação de Santa Catarina; Perito Papiloscopista Rubens Cyles Pereira, Diretor do Instituto de Identificação do Mato Grosso do Sul; Delegado de Polícia Newton Tadeu Rocha, Diretor do Instituto de Identificação do Paraná; Papiloscopista Carlos Eduardo Falcão Pereira, Diretor do Departamento de Identificação do Rio Grande do Sul; Dr. Wantuir Francisco Jacini, Secretário de Justiça e Segurança do Mato Grosso do Sul; Perito Papiloscopista Bento do Amaral, Coordenador Geral de Perícias do Estado do Mato Grosso do Sul e os representantes das companhias de Tecnologia da Informação e Comunicação dos Estados: Atanásio Vieira (CIASC-SC), Jair Fernandes (CELEPAR-PR), Liliane Utz (PROCERGS-RS), Jaqueline Costa (SGI-MS) entre outras autoridades e agentes da área da Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul.
ASCOM/IGP-24/09/2014
 
IGP participa do desfile da Semana Farroupilha
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) participou na manhã de sábado, 20 de setembro, do desfile de encerramento das comemorações da Semana Farroupilha,Image na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto ao Parque Marinha do Brasil, com oito viaturas representando os Departamentos de Criminalística, Identificação, Médico-Legal, de Perícias Laboratoriais e de Perícias do Interior.
O evento iniciou às 8 horas com a revista às tropas da Brigada Militar pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, José Aquino Flores de Camargo, representando o Governador Tarso Genro, prosseguindo com os desfiles cívico-militar e tradicionalista, que marcaram o encerramento da Semana Farroupilha no Estado.
A Corregedora-Geral do IGP, Andrea Brochier Machado, representando o Diretor-Geral, José Cláudio Teixeira Garcia, esteve presente no Camarote Oficial, ao lado de autoridades da Segurança Pública e municipais, dentre outras.
A apresentação do Instituto-Geral de Perícias, durante o desfile, teve a locução de Norberto Peres, também servidor do IGP.
ASCOM/IGP-22/09/2014
 
IGP promove o 1º Encontro de Perícias da Fronteira em Santana do Livramento
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizará nos próximos dias 25 e 26 o 1º Encontro de Perícias da Fronteira (Brasil, Argentina e Uruguai), às 08h30min no auditório da Unimed, Avenida 24 de Maio, 1016, no município de Santana do Livramento-RS-Brasil.
O evento abordará os seguintes temas: “15 anos de Genética Forense no RS”
Palestrante: Perita Criminal Dra. Trícia Cristine Kommers Albuquerque– DPL/IGP/SSP/RS. A mesa será coordenada pela Coordenadora de Mesa: Perita Médica-Legista Maria Ângela Zucchetto – 5ª CRP/DPI/IGP/SSP/RS.
“Acidentes de Trânsito no Brasil - Uma Análise Sistêmica”-Palestrante: Perito Criminal Rodrigo Kleinübing – DEL/DC/IGP/SSP/RS. Coordenador de Mesa: Perito Criminal Roque Degrazia Nadler – DEL/DC/IGP/SSP/RS.
“Sala Lilás – Atendimento exclusivo para mulheres vítimas de violência” com a Perita Criminal Andréa Brochier Machado – Corregedoria-Geral/IGP/SSP/RS. Coordenadora de Mesa: Assistente Social Eleonora Machado Gonçalves – PML/7ª CRP/DPI/IGP/SSP/RS.
“Identificação Civil e Criminal”-(Montevidéu-Uruguai). Coordenadora de Mesa: Papiloscopista Ana Neri Mota Teixeira – PI/7ª CRP/DPI/IGP/SSP/RS
“Medicina Legal”-Palestrante: Dr. Enrique Vargas – Paso de los Libres – Argentina-Coordenador de Mesa: Perito Médico-Legista Ivahy Porto Filho – PML-Uruguaiana/7ªCRP/DPI/IGP/SSP/RS.
“Perícias de Incêndio: Uma abordagem em relação à interpretação dos vestígios sob o enfoque da Criminalística”-Palestrante: Perita Criminal Sheila Cristina Wendt – DEL/DC/IGP/SSP/RS-Coordenador de Mesa: Perito Criminal Filipe Molinar Machado – 6ª CRP/DPI/IGP/SSP/RS
“A Perícia Papiloscópica como instrumento de individualização”-Palestrante: Papiloscopista Rafael Silva do Nascimento – DPP/DI/IGP/SSP/RS-Coordenador de Mesa: Papiloscopista Carlos Eduardo Falcão Pereira – DI/IGP/SSP/RS.
No dia 26 os temas abordados serão: “A evolução dos veículos automotores e as consequências à sociedade moderna e à Perícia”-Palestrante: Perito Criminal Carlos Alberto Borsoi – EPNIVA/DEL/DC/IGP/SSP/RS. Coordenador de Mesa: Perito Criminal Antonio Alexandre Petersen Xavier – DC/IGP/SSP/RS
 “Polícia Técnica Uruguaia”-Palestrante: Comisario Rosa Cuello – Rivera –Uruguai. Coordenador de Mesa: Perito Criminal Anderson da Silva Vera – PC S. Livramento/7ª CRP/DPI/IGP/SSP/RS
“Medicina Legal na Fronteira Uruguaia”-Palestrante: Dr. Gerardo Alan Madruga – Rivera – Uruguai.Coordenador de Mesa: Perito Médico-Legista Mário Mansur Filho – PML Bagé/7ªCRP/DPI/IGP/SSP/RS.
-Mesa redonda com a participação das Autoridades para assinatura de protocolo de intenções. Presidente da Mesa Redonda: Perito Criminal José Claudio Teixeira Garcia – Diretor Geral/IGP/SSP/RS
Coordenador de Mesa: Perito Médico-Legista Leandro Nin Tholozan – 7ªCRP/DPI/IGP/SSP/RS. 
ASCOM/IGP-19/09/2014
 
IGP apresenta projetos no Encontro do Colégio dos Dirigentes da Perícia Oficial do Brasil

ImageO Instituto-Geral de Perícias participou da reunião do Colégio dos dirigentes da Perícia Oficial do Brasil, que ocorreu durante a feira internacional de segurança pública IACP/INTERSEG, em Florianópolis, no período de 09 a 11 de setembro de 2014, apresentando dois projetos desenvolvidos pela instituição.

A Corregedora-Geral do IGP, Perita Criminal Andréa Brochier Machado, falou sobre o projeto Sala Lilás do IGP/RS que faz parte da rede de enfrentamento a violência contra mulher da SSP/RS, do qual é a Coordenadora no RS. O Projeto Sala Lilás foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como "boas práticas" para a perícia no Brasil, e em 2015 estará propondo projetos semelhantes para o reaparelhamento dos Postos Médico-Legais (PMLs) no País.

O Perito Criminal Jackson Dombrowski apresentou o projeto do Centro de Excelência em Perícias do IGP/RS que dará suporte técnico à região sul. A proposta aprovada pelo Ministério da Justiça visa integrar, em um único prédio, todas as divisões e seções dos departamentos de Criminalística, Perícias Laboratoriais e os laboratórios de papiloscopia, para a realização de perícias complexas da Região Sul, além de promover capacitações integradas nas diferentes áreas técnico-periciais de interesse criminal. A partir daí será possível implantar ações e protocolos que assegurem maior confiabilidade na custódia da prova criminal, além do incremento de qualidade e produtividade devido à utilização otimizada dos laboratórios já existentes, bem como, a criação de local apropriado para a promoção da qualificação dos servidores que atuam nas diversas áreas da perícia oficial do País.

O Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, também participou do evento.

Realizado durante três dias, o encontro teve como objetivo debater a situação estrutural e as novidades na área da perícia forense criminal em cada Estado.

ASCOM/IGP-15/09/2014

 
<< Início < Anterior | 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 | Seguinte > Final >>

Resultados 761 - 768 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664