|
IGP/RS apresenta o novo diretor do Departamento de Criminalística |
 O novo diretor do DC – Departamento de Criminalística é PAULO RICARDO OST FRANK, perito criminal desde 2004, lotado na Secção de crimes contra a vida, acidentes de trânsito e perícias mecânicas, atuando na Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Engenheiro mecânico, formado pela Escola de Engenharia da UFRGS e em perícia criminal pela FDRH, possui especialização em Segurança Pública e Cidadania pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, mestrado em Ciências dos Materiais com trabalho sobre resíduos de disparo de armas de fogo. O perito Paulo Frank participou de diversos eventos em nível nacional da área de Segurança Pública. Como docente foi professor de Criminalística nos cursos de Formação de Inspetores e Escrivães da ACADEPOL – Academia de Polícia do RS; professor de Criminalística em Curso de Formação de Policiais Militares da Brigada Militar(BM) e Professor da disciplina de Local de Crimes contra a Vida no Curso de Formação de Peritos do IGP/RS.
O novo diretor do DC teve vários artigos publicados no site da Associação de Criminalística do RS (ACRIGS).
Texto e foto – Norberto Peres IGP/RS
|
IGP organiza força tarefa no Departamento de Criminalística |
A partir desta segunda-feira (19), o Instituto Geral de Perícias desenvolve uma força tarefa com o objetivo de reduzir o passivo de perícias  em andamento. Cerca de 20 mil perícias estão represadas no Departamento de Criminalística (DC) e a direção geral, na pessoa do perito Cleber Müller decidiu pela concentração de todos os esforços na redução da demanda em atraso. “A sociedade gaúcha precisa de uma resposta dos órgãos de Segurança Pública, especialmente no âmbito dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. Todos sabem das dificuldades do IGP no que se refere ao efetivo; desde 2008 não se realiza um Concurso Público e, em função da grave situação financeira do Estado, a curto prazo, isso não será possível. Assim, vamos nos mobilizar com o que temos e produzir mais com os recursos que dispomos”. Já na última sexta-feira (16), Cleber Müller esteve reunido com os servidores de cada setor do Departamento de Criminalística, avaliando ‘in loco’ as condições de trabalho, carências, prioridades para a agilização do fluxo de trabalho. O setor mais complexo, segundo ele, é a Balística, seja pela quantidade de armas para identificação, classificação e testes, bem como a demanda enorme de exames de munição e comparativos. Cleber Müller percorreu os setores de Química Legal, Informática, Engenharia Legal, Fotografia e Perícias Ambientais, inclusive trocou idéias com os servidores da área administrativa, no sentido de colher sugestões para acelerar o processo em cada uma das seções do DC. Nas manhã de hoje (19), no auditório do IGP, no 3º andar do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), estiveram reunidos com a direção geral os gestores de cada área, diretores de departamentos, chefes de setores e coordenadores de equipes de trabalho. No encontro, o diretor geral Cleber Müller detalhou as atividades da força tarefa e determinou que, já no período da tarde as instalações do DC, na Rua das Missões, nº 6, bairro Navegantes, sejam ocupadas, também pelos servidores deslocados de outros departamentos, dando início efetivo à execução do projeto. A meta estabelecida é de reduzir em 20 por cento, a curto prazo, a demanda reprimida de perícias inconclusas. Texto e fotos – Norberto Peres IGP/RS |
Diminuir o montante de perícias pendentes é compromisso da nova gestão do IGP |
Mais de 20 mil perícias em andamento é um dos desafios que já estão sendo enfrentados pelo diretor-geral do IGP/RS, perito criminal Cleber Müller. Essa e outras questões foram abordadas no Programa Gaúcha Repórter, na tarde desta sexta-feira (16), ao vivo, no estúdio da Rádio Gaúcha. Durante cerca de 10 minutos, questionado pelo jornalista Leandro Staudt, o novo diretor do IGP destacou que a perícia oficial gaúcha está unida e empenhada na diminuição do passivo de perícias pendentes, em que pese a defasagem do efetivo e a temporária impossibilidade de realização de concurso públicos determinada pela delicada situação financeira do Estado do RS.
“Nós trabalhamos com planejamento, organização e cientes da realidade econômica do RS. Seguimos à risca as orientações do secretário Wantuir Jacini e confiamos na capacidade dos servidores do IGP no cumprimento da missão que assumimos, pois ‘missão dada é missão cumprida”, afirmou o diretor-geral do IGP. A partir da semana que vem, mesmo antes da solenidade de posse, Cleber Müller apresenta os diretores de departamentos e os gestores que integram a equipe de trabalho. Texto e foto – Norberto Peres – IGP/RS |
Diretor do IGP visita o DCCI |
O DCCI – Departamento de Comando e Controle Integrado, na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, anexo ao prédio da Secretaria de Estado da  Segurança Pública foi visitado pelo diretor geral do IGP, perito criminal Cleber Müller, no primeiro dia de trabalho (15), quando esteve com a plantonista Adelaide Machado da Costa que detalhou as atividades que desenvolve durante o turno de trabalho. A integração entre as forças de Segurança Pública é prioridade na gestão do secretário Wantuir Jacini. Desta forma, o Departamento de Comando e Controle (DCCI) também conta a presença de servidores do IGP/RS que trabalham no monitoramento das ocorrências atendidas pela Brigada Militar, através do telefone 190, Polícia Civil e no Disque-denúncia (181). A recepção dos dados pelos servidores e servidoras do IGP desencadeia o processo de atendimento por parte dos Departamentos de Criminalística, Identificação e Departamento Médico-Legal de acordo com os tipos de perícia solicitadas: locais de crime, sinistros, acidentes de trânsito, papiloscópica, bem como a remoção de corpos para exames no DML.
Texto – Norberto Peres – IGP/RS Fotos – André Assis – TI – IGP/RS
|
|
Cleber Muller destaca sintonia entre servidores no processo de transição no IGP |
 “A implantação do novo sistema de gestão no Instituto-Geral de Perícias (IGP) transcorre de maneira rápida e eficiente, graças à colaboração dos servidores da gestão anterior”. A afirmação é do diretor-geral Cleber Muller que esteve reunido na manhã desta sexta-feira (16), com o perito Paulo Leonel Fioravante Fernandes, que respondia pela supervisão técnica e direção geral como substituto. Müller ressalta, também, a colaboração do perito Rodrigo Leffa Vieira, ex-diretor administrativo do IGP, no sentido de facilitar as questões administrativas prioritárias que já estão sendo trabalhadas pelos novos responsáveis. Ainda hoje, Cleber Müller, estará reunido com os novos diretores dos departamentos de Identificação (DI), Médico-Legal (DML), de Criminalística (DC), Laboratório de Perícias (DPL)3s e Departamento de Perícias do Interior (DPI), nos gabinetes de cada um dos setores que compõem o IGP. A solenidade de posse vai ocorrer na semana que vem.
Texto e fotos – Norberto Peres – IGP/RS
|
|
Novo diretor geral do IGP expõe planos de gestão na primeira entrevista à Imprensa |
Na noite desta quinta-feira (15), o novo diretor geral do IGP/RS, perito criminal Cleber Ricardo Teixeira Müller  concedeu a primeira entrevista ao vivo. No programa TV COM 20 HORAS, apresentado pelo jornalista Leonardo Müller, Cleber abordou os desafios que terá pela frente e o que pretende realizar na direção do Instituto Geral de Perícias, nos próximos quatro anos. Segundo ele, “priorizando a elucidação dos crimes contra a vida e o patrimônio, dentro da proposta já definida pelo secretário Wantuir Jacini, vamos encarar com muito trabalho e organização a missão que nos foi confiada.” Sobre a necessidade de recomposição do efetivo para atender à demanda, Cleber Müller declarou que o Governo Sartori, de maneira responsável e honesta está priorizando a recomposição das finanças do Estado para, mais adiante, viabilizar um novo Concurso Público. “Estamos montando uma equipe de trabalho qualificada, experiente e afinada com a intenção de oferecer à sociedade gaúcha a oportunidade de conhecer o IGP, a importância dos serviços que presta e como trabalham seus profissionais. E a Imprensa é fundamental neste sentido, concluiu.
A nomeação do novo diretor-geral do IGP/RS foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, página 3. A solenidade de posse deve acontecer na próxima semana, assim como o anúncio dos novos diretores que compõem a equipe comandada pelo perito criminal Cleber Müller.
Texto e fotos – Norberto Peres IGP/RS
|
|
| | << Início < Anterior | 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 | Seguinte > Final >>
| Resultados 721 - 728 de 2125 |
|