13 anos!
Home
IGP e Polícia Civil iniciam processo de maior integração entre as corporações
ImageA integração entre as forças de Segurança Pública é uma das diretrizes do secretário Wantuir Jacini. Desta forma, o diretor-geral do IGP, antes da solenidade de posse, foi recebido pelo chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Yates Wondracek, no gabinete do Palácio da Polícia, na manhã desta quinta-feira (22).

No encontro foram tratadas questões operacionais, visando ajustar ainda mais o entrosamento entre peritos e policiais, no atendimento aos locais de crimes, o intercâmbio de informações entre as delegacias e os diversos setores da perícia oficial, a fim de agilizar, atualizar ou até mesmo suprimir as demandas mais antigas e desnecessárias em função do arquivamento dos inquéritos. Além disso, Cleber Müller e Guilherme Wondracek iniciaram tratativas para ações de instrução e treinamento em áreas comuns às duas instituições.

Acompanhou o diretor Cleber Müller o perito Ânderson Fraga Morales, assessor de gabinete para assuntos de Inteligência e Tecnologia da Informação. A equipe que assessora o gabinete da Polícia Civil também acompanhou a reunião.

Texto e fotos – Norberto Peres – IGP/RS     
 
Departamento de Perícias Laboratoriais do IGP/RS tem nova diretora
A nova diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) do IGP/RS é a perita criminal BIANCA DE ALMEIDA CARVALHO.  Bianca é graduadaImage em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS e Doutora em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Perita Criminal classe Especial, desde 2004, Bianca Carvalho é autora de diversos capítulos de livros da área pericial.

Ascom IGP/RS     
 
Laudo pericial define causa do acidente com o ônibus da Unesul
ImageO excesso de velocidade, 102 Km/h foi a causa do acidente que matou oito passageiros do ônibus da Unesul, dia 6 de janeiro último, na ERS 030, em Glorinha, conforme indica o laudo pericial. Esta foi a manifestação definitiva do delegado Anderson Spier, titular da 1ª DP de Glorinha, na entrevista coletiva que o Instituto Geral de Perícias (IGP) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), no auditório do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI/SSP), em Porto Alegre. O evento, coordenado pelo diretor geral do IGP, perito Cleber Müller, promoveu a entrega oficial do laudo de perícia, elaborado pelo perito Wilson Toresan Júnior, do Departamento de Criminalística (DC-IGP) ao delegado que preside o inquérito.

De acordo com o próprio delegado Ânderson, “o laudo do IGP mudou o rumo das investigações sobre o caso. No primeiro depoimento o motorista do ônibus havia relatado sinais de pane na suspensão do veículo, momentos antes do tombamento”.
Porém, a perícia mecânica, realizada pelo próprio Wilson Toresan Jr., que é engenheiro mecânico, no local do acidente, comprovou que tudo estava em perfeitas condições.
Assim, considerando o traçado da via e as condições do local em que ocorreu o acidente, o coletivo não poderia estar com velocidade superior a 60 Km/h, e o tacógrafo indicou 102 Km/h, informação confirmada oficialmente pelo perito.
 
O diretor geral do IGP, Cleber Müller ressaltou a importância da integração das forças de Segurança Pública e o entrosamento cada vez maior com a Polícia Civil e Brigada Militar, a partir do atendimento nos locais de crime, até a conclusão dos inquéritos.

Texto e fotos – Norberto Peres – IGP/RS     
 
Convênio entre IGP e SUSEPE viabiliza emissão de carteiras funcionais
No fim da tarde desta terça-feira (20), o diretor do Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (DI/IGP), papiloscopista GuilhermeImage Ferreira Lopes foi recebido pela Superintendente dos Serviços Penitenciários do RS, Marli Ane Stock, hoje empossada, no gabinete da SUSEPE para a coleta de assinatura, com vistas à padronização das carteiras funcionais, expedidas pelo IGP por meio de convênio com a Superintendência.
Os modelos foram apresentados por Fernando Guilherme Nóbrega, representante da VALID, empresa parceira do IGP no projeto de emissão de documentos com a mais moderna tecnologia. A carteira apresenta, além das informações gerais do(a) servidor(a), dados biométricos que a tornam segura quanto ao risco de fraude (falsificação) e uso indevido.

Texto e fotos – Norberto Peres – IGP/RS     
 
COLETIVA DE IMPRENSA

CASO ACIDENTE COM ÔNIBUS DA UNESUL
Nesta quarta-feira (21), às 9 horas, no auditório do Departamento de Controle e Comando Integrado (DCCI), rua Voluntários da Pátria, 1.358, 2º andar, acontece uma coletiva de Imprensa para entrega do laudo da perícia ao delegado responsável pelo caso.
Na oportunidade, o diretor-geral do IGP, perito Cleber Müller, o delegado de Polícia Ânderson Spier, titular da
1ª DP de Glorinha, que preside o inquérito e o perito Wilson Toresan Júnior, responsável pela elaboração do laudo pericial,
estarão à disposição da Imprensa para questionamentos.
Solicitamos a pontualidade dos senhores no evento.

ASCOM - IGP/RS     

 
Integração entre vinculadas e redução das perícias em atraso pautam primeira reunião da SSP

ImageA agilização da emissão dos laudos periciais e a atuação integrada na Segurança Pública pautaram a primeira reunião de trabalho coordenada por Wantuir Jacini junto aos diretores dos órgãos vinculados, ocorrida nessa segunda-feira (19), na sede da SSP.  Presentes ao encontro, os gestores da Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto Geral de Perícias conheceram as principais diretrizes da nova administração da secretaria.

Segundo Jacini, “a criminalidade possui feições semelhantes em todos os lugares, tanto no crime organizado quanto no não organizado. O que difere é a forma com a Segurança Pública é gerida” -  frisou.

O secretário reforçou que os investimentos terão foco no uso da tecnologia e as ações priorizarão as localidades com os mais altos índices de criminalidade. “Um banco de dados estruturado é a base para que desenvolvamos um projeto que atenda às demandas da população. Temos que transformar a inteligência artificial em conhecimento. Sabemos onde o crime ocorre, mas também é necessário compreender toda a sua dinâmica” - acrescentou.

Força tarefa no Departamento de Criminalística

Nessa segunda-feira, o IGP deu início a uma força tarefa com o objetivo de reduzir o passivo de perícias em andamento. Cerca de 20 mil laudos estão represados no Departamento de Criminalística (DC) e a direção geral do órgão decidiu pela concentração de todos os esforços na redução da demanda em atraso.

O secretário Wantuir Jacini salientou que “a sintonia entre Polícia Civil e IGP será fundamental para o sucesso deste esforço concentrado. Cada órgão manterá as suas atribuições, mas com foco no trabalho em conjunto e na redução do número de laudos em atrás” - afirmou.

Para o diretor geral do IGP, Cleber Muller, “a sociedade precisa de uma resposta dos órgãos de Segurança Pública, especialmente no âmbito dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. Todos sabem das nossas dificuldades em relação ao efetivo; desde 2008 não se realiza um concurso público. Tendo em vista a situação financeira do Estado, em curto prazo, isso não será possível. Assim, vamos nos mobilizar e produzir mais com os recursos que dispomos”.

O setor considerado mais complexo é a Balística, devido ao grande número de armas para identificação, classificação e testes, bem como a grande demanda de exames de munição e comparativos. Muller determinou que as instalações do DC sejam ocupadas imediatamente também por servidores deslocados de outros departamentos, dando início efetivo à execução do projeto. A meta estabelecida é de reduzir em 20% a demanda reprimida de perícias inconclusas.

Texto: Claiton Silva e Norberto Peres

Fotos: Rodrigo Ziebell/SSP       

 

 
<< Início < Anterior | 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 | Seguinte > Final >>

Resultados 713 - 720 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664