13 anos!
Home
Uma arquiteta por formação e perita por vocação
ImageMaria Thereza Dutra Aydos dedicou 17 anos ao IGP/RS. Desde 1997 ela lida com armas e, na Divisão de Balística, se tornou especialista em projetis, análise de munição, uma das mais complexas pela tecnologia que envolve: a micro comparação balística. Hoje, dia 4 de fevereiro de 2015 está marcada na trajetória dessa arquiteta, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e que dedicou 30 anos a uma atividade sem nenhuma conexão com a Balística.
Mudança total de profissão e ela seguiu o caminho da irmã, Maria Cristina Aydos, que também se dedicou ao IGP.

Com três filhos e quatro netos, Maria Thereza relembra o curso de formação, a liderança perante a turma, a mesma do atual diretor geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, os colegas que passaram por ela e o projeto de vida totalmente voltado à família a partir de agora. O protocolo com o pedido de aposentadoria ela recebeu do Sr. Valdir Brixius, servidor da Divisão de Pessoal. Agora falta pouco para estar inteiramente com os familiares e fazer muita falta no ambiente do Departamento de Criminalística (DC).

Texto e fotos – Norberto Peres - IGP     
 
Direção do IGP faz reunião para realinhamento de projetos e atualização de recursos técnicos
O diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Mülller coordenou, nesta terça-feira (03) um encontro dos diretores deImage departamentos, chefes e assessores para atualização, realinhamento e verificação dos projetos em andamento. A reunião teve lugar na Sala de Gestão do DCCI – Departamento de Comando e Controle Integrado, no 2º andar do prédio da SSP, em Porto Alegre. Inicialmente, Cleber Müller apresentou o software que utiliza para monitorar as atividades de cada setor, organização da agenda eletrônica e orientações de como implantar a mesma ferramenta para fins de padronização e fluxo de informações dentro da Instituição.

Logo depois, Müller ouviu a manifestação dos diretores, priorizando a força-tarefa que se desenvolve na Divisão de Balística Forense do Departamento de Criminalística (DC), dirigido pelo perito criminal Paulo Ricardo Ost Frank. Na sequência da pauta, a Divisão de Perícias do Interior (DPI), as diretrizes para cada uma das Coordenadorias Regionais de Perícias e como se dará a integração com as regiões atendidas pelo IGP em todo o Estado.

Cleber Müller apresentou, também, à equipe de trabalho a criação e primeiras ações da Divisão de Inteligência que está sendo coordenada pelo perito criminal Anderson Morales, junto ao gabinete da Direção Geral.

Participaram do encontro, além dos diretores e/ou representantes dos departamentos, assessores e o chefe de gabinete João Cardona.
 
Texto e fotos – Norberto Peres - IGP       
 
Tecnologia, inteligência e planejamento: a Segurança Pública em eventos de grande porte no litoral
ImageO diretor geral do IGP, Cleber Müller, acompanhando o secretário Wantuir Jacini esteve nas instalações da Brigada Militar em Capão da Canoa e Xangri-lá, horas antes da mega-operação de Segurança em torno do Festival Planeta Atlântida. Inicialmente, recebido pelo coronel Santa Rosa, comandante do Grupamento Aéreo da Brigada Militar, Müller percorreu o hangar, as salas de treinamento e observou de perto os equipamentos acoplados ao helicóptero que sobrevoa a região litorânea. Logo depois, na estação de monitoramento da Brigada Militar foi possível visualizar a amplitude e qualidade das imagens aéreas, bem como a importância dessa tecnologia no policiamento à beira-mar e nas estradas com tráfego intenso nos meses de verão.

Textos e fotos – Norberto Peres – IGP/RS       
 
Os planos para o IGP na Rádio Pampa de Porto Alegre
No fim da tarde desta quinta-feira (29), o diretor geral do IGP, perito criminalístico Cleber Müller participou do programa PAMPA NA TARDE, apresentadoImage pelo jornalista e advogado Gustavo Vitorino. Durante 40 minutos ele abordou a história do IGP, a atuação de cada um dos departamentos, os avanços tecnológicos e a sintonia com o que existe de mais moderno em termos de perícia criminal no mundo inteiro.
Cleber Müller ressaltou que a atual gestão do IGP prioriza a integração com as demais forças de Segurança Pública do RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe, com ênfase em tecnologia e inteligência. Além disso, Müller destacou que a Instituição precisa se abrir mais à sociedade gaúcha: “Não se trata de ferir qualquer sigilo deste ou daquele caso, mas as pessoas precisam conhecer o trabalho dos peritos e a importância que ele têm na execução da Justiça; estamos falando de ciência, de conhecimento, de técnica e de especialização numa atividade essencial na Segurança Pública”.

Texto e fotos – Norberto Peres IGP/RS         
 
 
Diretor Geral do IGP visita posto avançado na Operação Verão em Capão da Canoa
ImageA viagem a Capão da Canoa para reunião de trabalho com o secretário Wantuir Jacini e os demais órgãos vinculados à SSP, possibilitou ao diretor-geral do IGP, Cleber Müller a observação da estrutura montada para o IGP/RS na Operação Verão 2014/15. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no auditório da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa. Mais tarde, à beira mar, no centro da cidade, Müller esteve no posto avançado do IGP na Operação Verão, onde a equipe de peritos se reúne para atender às demandas nas diversas áreas: acidentes de trânsito e danos em veículos, locais de crime, encontro de cadáveres e perícia papiloscópica.
 
Na reunião de trabalho, na primeira hora da manhã, Cleber Müller apresentou os números contabilizados pela equipe do IGP no período de 19/12/2014 até 29/01/2015.
 
Texto e fotos – Norberto Peres - IGP            
 
Cúpula da SSP se reúne com prefeitos e gestores municipais de Segurança da Região Metropolitana

A cúpula da Segurança Pública gaúcha participou de um encontro na manhã desta quinta-feira (28) na sede da Granpal - Associação dos Municípios daImageRegião Metropolitana de Porto Alegre. O secretário Wantuir Jacini e os dirigentes da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto Geral de Perícias (IGP) debateram ações integradas para o combate à criminalidade com os prefeitos, vice-prefeitos e gestores municipais de segurança da área da abrangência da entidade.

Os representantes da Granpal ouviram de Wantuir Jacini a garantia de que a região metropolitana será foco de grande parte das ações desenvolvidas, com uma atenção especial ao enfrentamento dos crimes contra a vida e o patrimônio. “Os índices de violência na Grande Porto Alegre são claros. Precisamos formatar uma política em parceria com os municípios e a sociedade civil para que consigamos, no menor tempo possível, obter resultados efetivos”.

O secretário salientou que a execução dos projetos, a cargo das vinculadas, será permanentemente avaliada. Com base na aferição do desempenho dos programas em andamento serão definidas as ações que terão continuidade, as que serão ampliadas ou sofrerão alterações em sua metodologia. “Somos conscientes das dificuldades financeiras e da necessidade da mudança de paradigma. Nesse contexto, a otimização dos serviços será o diferencial”, disse Jacini.

A capacitação dos servidores também figura entre principais objetivos da nova gestão da SSP. As academias e escolas de formação terão suas atividades intensificadas, promovendo a qualificação dos quadros de todas as vinculadas. “Se a criminalidade faz uso dos avanços da tecnologia, não há como nos restringirmos apenas à formação dos nossos profissionais”, acrescentou o secretário.
A PC e a BM atuarão em conjunto com os gestores municipais no intuito de direcionar os esforços de acordo com a realidade das cidades da região metropolitana. “Precisamos fortalecer os Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Segurança Urbana, atuando com base no uso da inteligência policial”, frisou o chefe da PC, delegado Guilherme Wondracek. O comandante-geral da BM, Cel. Alfeu Freitas, ressaltou que junto ao calendário de reuniões e às atividades em parceria “é necessário que se estabeleçam metas e se aja com a maior celeridade possível, atuando fortemente nos locais de maior vulnerabilidade”.

O diretor-geral do IGP, Cleber Müller, abordou a questão pericial nos crimes de adulteração de veículos. "Precisamos dispor de locais com uma estrutura mínima para a realização das perícias, ou seja, uma rampa para facilitar a observação dos automóveis pela parte de baixo e equipamento para agilizar a desmontagem”.
Participaram também do encontro, os comandantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento Metropolitano (COM), Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Vale do Rio dos Sinos, CRPO Centro-Sul, delegados regionais e dos municípios da Grande Porto Alegre.

Texto: Claiton Silva - SSP/RS

Fotos - Rodrigo Ziebell     

 
<< Início < Anterior | 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 | Seguinte > Final >>

Resultados 697 - 704 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664