13 anos!
Home
OPERAÇÃO DESMANCHE 5 FECHA TRÊS ESTABELECIMENTOS EM GRAVATAÍ
Três estabelecimentos irregulares foram fechados em Gravataí e mais de 10 veículos em situação de furto ou roubo foram localizados
Image
A quinta edição da Operação Desmanche ocorreu na manhã desta terça-feira (22), em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Foram fechados três estabelecimentos irregulares. Milhares de peças sem procedência foram apreendidas e foram encaminhadas para destruição. O secretário estadual da Segurança Pública, WANTUIR JACINI acompanhou de perto todo o trabalho.
Cerca 50 homens, entre servidores da Secretaria de Segurança Pública, policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil, peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP), agentes do Detran e servidores da prefeitura de Gravataí participaram da ação.

ImageAnálise inicial dos policiais civis é de que esta seja a ação com maior número de veículos e peças objeto de roubo ou furto. Nos locais fiscalizados, peritos do IGP também encontraram veículos com placas clonadas. O diretor-geral CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER coordenou pessoalmente as ações da perícia, que contou com a presença do experiente perito criminalístico químico ITAMAR ABRÃO NEDIR, que realizou vários testes, decisivos na comprovação de peças que foram adulteradas e do fotógrafo criminalístico TELMO CLARO DOS SANTOS. A equipe da Divisão de Inteligência Pericial, ligada diretamente ao gabinete atuou entrosada com os agentes da Polícia Civil e policiais militares também destacados para esta quinta Operação Desmanche.

Texto Ascom SSP e IGP/RS em 22/03/2016
Edição: Denise Camargo/Secom
Fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS         
 
A PASSAGEM DO SUBCOMANDO-GERAL DA BRIGADA MILITAR
A solenidade de passagem do Subcomando-Geral da Brigada Militar foi realizada nessa segunda-feira (21), no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da Brigada Militar, no centro de Porto Alegre.
Image
Na ocasião, o CORONEL PAULO MOACYR STOCKER DOS SANTOS passou o Subcomando-Geral da Corporação ao coronel ANDREIS SILVIO DAL'LAGO. O vice-governador do Estado do RS, JOSÉ PAULO CAIROLI esteve presente e, no discurso, afirmou que “a Brigada Militar é um orgulho para todos, por cumprir sua missão de preservação da ordem pública. Para nós, o gasto em segurança não é custeio, e sim investimento".
O diretor-geral do IGP, CLEBER MÜLLER compareceu à solenidade.

Texto e fotos - Paulo Ricardo Fontoura/Gabinete do Vice-Governador em 21/03/2016
Edição – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS           
 
NOVOS TITULARES DA POLÍCIA CIVIL ASSUMEM COM FOCO NA QUALIFICAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
Image
O governador José Ivo Sartori participou, na tarde dessa segunda-feira (21), da cerimônia de posse da nova chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Os delegados Guilherme Wondracek e Ênio Gomes de Oliveira transmitiram os cargos de chefe e subchefe de Polícia aos delegados Emerson Wendt e Leonel Fagundes Carivali, respectivamente, no auditório Cícero do Amaral Viana do Palácio da Polícia, em Porto Alegre.

O fortalecimento e manutenção da Polícia Civil com base em diretrizes como o combate ao tráfico e lavagem de dinheiro, além da análise estratégica de combate criminal em municípios, foram destaques do discurso do novo titular da Instituição e interpretadas como fatores decisivos para o aumento da sensação de segurança da população.
"As soluções principais para essa questão apontadas cotidianamente são a presença de mais policiais e incremento da máquina do Estado para combater a criminalidade; porém tal discurso por si só não se sustenta sem que tenhamos em conjunto ações sociais e governamentais em outras áreas", disse Wendt, que atuava anteriormente como diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

A investigação criminal foi citada na cerimônia como o principal produto da Polícia Civil, e as autoridades reforçaram a necessidade de qualificação naImage área. “Cada vez mais as instituições policias têm suas demandas aumentadas. Os esforços se acumulam e para que possam enfrentar a criminalidade precisam de mais inteligência policial, investigação e qualificação. Assim as instituições vão evoluindo e contribuindo para a sociedade”, destacou o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Desafios
Para o governador, o novo chefe e subchefe de Polícia terão pela frente um desafio enorme, acrescido das dificuldades enfrentadas pelo Estado com a escassez de recursos e a expansão das atividades criminosas.
"É preciso que a sociedade tome consciência do que a Polícia Civil já faz e em que condições desvantajosas realiza sua tarefa. Sou o primeiro a desejar outra realidade. O gravíssimo desequilíbrio das contas públicas obriga o governo a investir menos do que desejaria na Segurança. Apesar das condições adversas, a Polícia Civil vem cumprindo seu papel constitucional e os resultados obtidos devem ser conhecidos e valorizados pela sociedade”, reforçou Sartori.

O delegado Guilherme Wondracek agradeceu a oportunidade de ter iniciado a gestão no governo Sartori como chefe de Polícia e transferiu o cargo destacando a competência, profissionalismo e engajamento da corporação em proporcionar melhores condições para o Estado. O diretor-geral do IGP – INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller prestigiou a solenidade.

Texto: Letícia Bonato/Palácio Piratini em 21/03/2016
Edição: Cristina Lac/Secom
Fotos : Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS       
 
POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO DO CASO ODILAINE E ATENDE A IMPRENSA EM SANTA ROSA
Image
A Polícia Civil e o IGP/RS concederam, na manhã dessa sexta-feita (18) uma entrevista coletiva à Imprensa para detalhar a conclusão do inquérito policial do caso Odilaine, que foi finalizado com 1.500 páginas e entregue ao Poder Judiciário. No procedimento nada de convicção sobre ter ocorrido um crime contra a vida foi encontrado.

PERÍCIA OFICIAL GAÚCHA MAIS UMA VEZ FOI DECISIVA NA EXECUÇÃO DA JUSTIÇA
Image
O diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, convidado pelo chefe da Polícia Civil, delegado ÉMERSON WENDT, detalhou de forma resumida o extenso e minucioso trabalho pericial, em inúmeras áreas. Cleber Müller saudou “a integração entre o IGP e a Polícia Civil em mais um caso de repercussão nacional”.
 
De acordo com o delegado MARCELO LECH, da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Santa Rosa, não foi encontrado nenhum elemento, seja homicídio ou induzimento à prática do suicídio. “Nós verificamos de forma criteriosa, através da realização de diversas oitivas, muitas delas longas e complexas, e não surgiu nenhum elemento que corroborasse o entendimento de um crime contra a vida”, afirma Lech.
O delegado lembrou que a reabertura do inquérito se deu no final do mês de maio de 2015, devido a uma requisição judicial, e coube à 2ª DP de Santa Rosa conduzir a investigação. O objetivo era apurar a relação da morte com a prática de algum crime contra a vida.

Na coletiva, o chefe de Polícia, delegado ÉMERSON WENDT declarou que, depois da análise de provas testemunhais e periciais, produzidas ao longo do inquérito, o mesmo foi finalizado e confirmou o resultado anterior. “O que se fez nesse contexto foi que houve um transcurso de tempo maior e, em razão disso, uma quantidade maior de pessoas ouvidas, justamente para se checar todas essas informações e trazê-las para dentro o inquérito policial”.

Estiveram  presentes, também, os delegados JOÃO GOULART, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), UBIRAJARA DIEHL JÚNIOR,  delegado regional de Santa Rosa. O inquérito foi encaminhado para o Fórum de Três Passos, outro município da região noroeste do Estado.
Image
Texto - Adriano Remião – DCS – Polícia Civil e Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 19/03/2016
Fotos – Carlos Adão Martinelli – fotógrafo criminalístico 6ª CRP IGP – Santo Ângelo
 
DIRETOR-GERAL VISITA POSTOS DO IGP NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO
Image
O diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER percorreu nessa sexta-feira (18), todos os postos da Instituição em Santo Ângelo, região noroeste do Estado, município sede da 6ª Coordenadoria Regional de Perícias. Acompanhado do perito criminal JOÃO HENRIQUE SULIMAN, coordenador da região conversou com os servidores dos Postos de Identificação, Criminalística e Médico-Legal. Observou o andamento do trabalho nos âmbitos operacional e administrativo, ouviu atentamente as reivindicações e sugestões dos funcionários de todas as categorias profissionais: peritos, papiloscopistas, técnicos em perícias e servidores da área administrativa.

ImageNo Posto de Criminalística de Santo Ângelo esteve com o perito criminal FERNANDO KETTERNHUBER, os fotógrafos CARLOS ADÃO MARTINELLI e GEOVANE OLIVESKI FEISTEL e os servidores administrativos TÚLIO DO NASCIMENTO e ERNANI KLAMT.
Logo depois, no andar térreo do prédio, Cleber Müller visitou o Posto de Identificação e fez contato com as papiloscopistas KAREN TERESA MALLMANN e FABIANE VARELLA e as administrativos INÊS FALK e CÉSAR BERWANGER. No Posto Médico-Legal, prédio anexo à Delegacia Regional da Polícia Civil, o diretor-geral acompanhou de perto o andamento de processos, ao lado da servidora TÂNIA TOSI. Em seguida conheceu as dependências do necrotério e sala de necropsias. Ali, trocou idéias com a técnica em perícias, GLÓRIA NORONHA, lotada no PML de Alegrete, mas que cumpre período de 10 dias em auxílio às atividades do PML de Santo Ângelo.
Ainda pela manhã, após a participação na entrevista coletiva à Imprensa sobre o Caso Odilaine, Cleber Müller esteve no Posto de Identificação de Santa Rosa, juntamente com os papiloscopistas DIMITRIUS CASTABLANCA e DANIANI RIGON que acompanharam, junto aos colegas de Santo Ângelo, a entrevista coletiva do Caso Odilaine, em Santa Rosa.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 19/03/2016        
 
DML RECEBE PSIQUIATRAS FORENSES DO CEARÁ E DA CIDADE DO PANAMÁ PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM PERÍCIA
Image
O Departamento Médico Legal (DML-IGP/RS) recebeu, na última quarta-feira (16) os peritos médico-legistas ELAINE BRESSAN e MÁRCIO MAGALHÃES, profissionais com especialização na área da Psiquiatria Forense.
 
Elaine Bressan da cidade do Panamá, onde trabalha no Instituto de Medicina Legal y CienciasImage Forenses daquele país. Ela está no Brasil em missão oficial de duas semanas, a fim de observar o trabalho pericial no Centro de Referência no Atendimento Infanto- Juvenil (CRAI), e obter informações sobre as atividades desenvolvidas no RS, relativas à proteção de vulneráveis, especialmente mulheres vítimas de violência.
Márcio Magalhães realiza atividades periciais no Instituto Médico Legal de Fortaleza (Ceará) e ficará em Posto Alegre durante 30 dias, acompanhando a perícia física e psíquica do CRAI, além de atividades junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na próxima sexta-feira haverá um encontro no DML entre os peritos visitantes, peritos do CRAI e a professora de Medicina Legal e Psiquiatria Forense da UFRGS LISIEUX TELLES. O tema da reunião será a criação de protocolos de pesquisa envolvendo os três centros periciais e a UFRGS. Inicialmente serão realizados estudos envolvendo crianças e mulheres vítimas de violência.

Nesta primeira reunião no DML, o diretor LUCIANO HAAS recebeu os visitantes ao lado dos colegas que atendem no CRAI, ANGELITA RIOS e KLEBER CRESPO. A capitão MARTA MOREIRA, da Brigada Militar e o perito JACKSON DOMBROWSKI, da Supervisão Técnica do IGP/RS.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 19/03/2016
Fotos – Supervisão Técnica IGP
 
<< Início < Anterior | 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 | Seguinte > Final >>

Resultados 393 - 400 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664