13 anos!
Home
SÉRIE PERITO EM DESTAQUE - perito médico-legista PAULO DOUGLAS ANTUNES DE SÁ
FATALIDADE, EMPENHO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS
Image
A série PERÍCIA EM DESTAQUE, alusiva aos 18 anos do IGP/RS prossegue com a trajetória de um perito médico-legista. Vinte e cinco anos dedicados à função. Uma vida com marcas profundas na infância, e as respostas de quem conseguiu transformar as dificuldades para seguir adiante no impulso para alcançar grandes metas. Um grande homem (fisicamente de baixa estatura!), mas que soube conquistar com garra, força de vontade e determinação todas as vitórias que a vida lhe apresentou como desafios.
Image
ImageO menino Paulo Douglas, a partir dos 11 anos de idade, passou a despertar nas pessoas piedade, compaixão e até lamentos em relação ao que o destino lhe impôs. Uma brincadeira com arco e flecha entre os vizinhos da Vila do IAPI, deu origem ao acidente que tirou a visão do olho esquerdo. Alguns anos mais tarde, o adolescente complexado com a limitação visual decidiu reagir. Aos 15 anos arranjou emprego numa rede de farmácias e passou a exercitar o talento nato para o desenho. A habilidade do jovem Paulo o levou a ser o responsável pelo design das vitrines das principais lojas. A tal ponto que chegou a pensar na Arquitetura como profissão.
Mas que nada!
O desenho exigia muito da visão, prejudicada pelo acidente. Na casa de uma grande amiga, a convivência com o pai dela acabou por influenciar o futuro médico Paulo Douglas. “Chegou um ponto em que eu precisava decidir entre ser um ‘coitado’ ou buscar novos caminhos! E foi o que fiz. Me dediquei aos estudos, entrei na Faculdade de Medicina e, ao mesmo tempo, encarei um desafio após o outro. Virei um CONCURSEIRO. E foram vários concursos dos quais participei. Um deles foi para o Departamento de Perícias Técnico-Científicas (DPTC) da Polícia Civil. Nascia ali a carreira do perito médico-legista Paulo Douglas Antunes de Sá.

O EXEMPLO DO PAI

Nosso “perito em destaque” faz questão de ressaltar a figura do pai: José Loureiro de Sá, falecido no ano 2000. “Funcionário público exemplar, servidor do antigo Departamento de Portos, Rios e Canais, o Deprec. Sempre admirei a seriedade e dedicação do Zé ao trabalho”.
Curioso, questionei: “Zé? Doutor Paulo???
- “Sim, Zé, era assim que eu o chamava. Acima de pai ele era um grande amigo e tinha grande intimidade com ele. Chamando simplesmente ‘Zé’ eu superava aquele desnível que normalmente existe entre pai e filho” – explicou sorridente.
Pelo jeito, a figura do pai, funcionário público exemplar, foi decisiva.
O médico Paulo Douglas virou perito médico-legista, cirurgião-geral, oncologista e cirurgião plástico, além da especialização em Medicina do Trabalho.

O MEDO DA MORTE

Para quem passou 25 anos, dos 64 já vividos, dentro de um necrotério, além das UTIs de vários hospitais perguntar sobre a morte é quase óbvio.
“Nada é mais forte no ser humano do que o medo de morrer! E nada mais natural do que morrer... eu sou cético. As religiões pregam a existência de algo que chamam de alma...”
Antes que conclua a frase, pergunto: - Independente de religião, o senhor acredita que existe algo além da vida física?

“Não sou capaz de definir o termo, mas a um cadáver falta algo que nós temos. O coração bate, o sangue circula e garante uma expressão, um semblante” – argumenta.

- Uma energia, Doutor Paulo? Que chamam vida?
“Não sei o termo a ser usado!” – responde com um sorriso discreto.
Image
UMA HISTÓRIA INESQUECÍVEL

Madrugada de plantão no DML. No primeiro andar, no pequeno dormitório do médico plantonista o Dr. Paulo Douglas elabora um dos laudos de necropsia, aproveitando a tranqüilidade daquela noite. De repente, três batidas na porta. Antes de levantar da cadeira a porta se abre...e range. Com tranqüilidade, Paulo vai até a porta, espia no corredor. Ninguém. A porta é fechada e ele volta ao trabalho. Minutos depois, mais três batidas e a porta se abre novamente com aquele rangido. E tudo se repete uma terceira vez. A maioria das pessoas ficaria assustada, ainda mais estando naquele ambiente.
Ou pelo menos intrigada! O perito Paulo Douglas resolveu decifrar o enigma, aparentemente sobrenatural. Parou diante da porta fechada, abriu e fechou várias vezes, examinou detidamente as dobradiças e depois de algum tempo percebeu que se tratava de uma porta cuja madeira estava empenada, daí a dificuldade em se manter fechada.
E as três batidas antes dela se abrir sozinha?
Muito simples. Durante algum tempo a porta se mantinha fechada, mas o próprio desnível ocasionava o movimento e produzia sons semelhantes aos de toques.

A FAMÍLIA

Casado há 29 anos com uma médica pediatra, o Dr. Paulo Douglas tem Elisa, a filha formada em Publicidade e Propaganda e cursa a Faculdade de Design. O DNA do pai falou mais alto, o sonho de investir na habilidade de traços e formas passou para a geração seguinte e hoje representa uma compensadora forma de realização.

Mas se pudesse voltar no tempo, o senhor escolheria a Medicina Legal? – questiono o perito aposentado desde 2012.

“Sinto pelos finais de ano e festas passados nos plantões e longe da família, mas faria tudo igual!”

O perito médico-legista Paulo Douglas Antunes de Sá foi buscar documentos na Divisão de Pessoal do IGP e, levado pela chefe do setor, Maria Elenir Bastiani, ao gabinete, foi recebido pelo diretor geral, Cleber Müller. E se diz muito contente com os novos tempos vividos pela Perícia Oficial do RS.
Image
Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 20/04/2016
Arte - desenhoonline.com           
 
FORÇA-TAREFA PROMOVE EM GRAVATAÍ A NONA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO DESMANCHE
Image
Nas nove operações da força-tarefa, foram fechadas 17 empresas que atuavam irregularmente com comércio de peças usadas
Image
A força-tarefa designada para fiscalizar o cumprimento da lei dos desmanches no estado promoveu nesta terça-feira (19) a nona edição da Operação Desmanche em Gravataí. A Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, o Detran/RS, o Instituto Geral de Perícias e Brigada Militar fecharam um estabelecimento à margem da RS118. Uma pessoa foi presa e peças roubadas foram localizadas. A operação mobilizou 30 agentes dos órgão de segurança do Estado.
Nas nove operações da força-tarefa, foram fechadas 17 empresas que atuavam irregularmente com comércio de peças usadas: 11 em Porto Alegre, quatro em Gravataí, uma em Viamão e uma em Sapucaia. Na maioria delas, foram encontradas peças roubadas. Foram presas 16 pessoas no total. Mais de 630 toneladas de sucata foram apreendidas e encaminhadas à reciclagem.

Lei dos Desmanches
A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto do ano passado. Desde essa data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no DetranRS. As empresas devem incluir cada uma das peças no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 empresas de desmanches registradas.

Consulta a peças
O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao DetranRS.Image Essas empresas têm na fachada o logotipo da Autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica. Também é possível consultar, no site do DetranRS, a relação de empresas credenciadas. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. No link também é possível fazer uma busca por peças e por município.

Presença do IGP/RS

O Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) participou da Operação sob a liderança do diretor-geral perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, assessorado pela equipe da Divisão de inteligência Pericial e uma equipe do Departamento de Criminalística (DC), formada por um perito criminal e um fotógrafo.
Image
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Ascom DetranRS em 19/04/2016
Edição: Léa Aragón/Secom
Fotos: Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS e ATI IGP      
 
IGP/RS ESTÁ DE LUTO
Neste sábado, 16 de abril de 2016,  a direção do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS permanece de  luto em solidariedade ao falecimento da servidora do IGP/Caxias do Sul), papiloscopista MÁRCIA REGINA PAZETTO MORAIS, ocorrido na manhã da última terça-feira, dia 12 de abril, na localidade de São Giácomo, município de Caxias do Sul.
A PERÍCIA OFICIAL DO RS ESTÁ EMPENHADA NA SOLUÇÃO DO CASO EM FAVOR DA JUSTIÇA!
Image
Lamentamos, também, a morte do superintendente da Polícia Técnico-Científica, órgão vinculado à Polícia Civil do estado de Minas Gerais, perito médico-legista ANDRÉ LUIZ BARBOSA ROQUETTE, vítima de complicações pós operatórias na madrugada de hoje. André Luiz Roquette tinha 29 anos de serviços prestados à Polícia Civil mineira, tendo ocupado o cargo de diretor do Instituto Médico-Legal, sediado em Belo Horizonte.
Manifestamos os pêsames aos familiares e aos colegas da Perícia Oficial de Minas Gerais.

A DIREÇÃO-GERAL DO IGP/RS     
 
COLETIVA DE IMPRENSA – CASO RACHA NA GOETHE
A CIÊNCIA COMPROVA: MOTORISTA DO AUDI ESTAVA A 116 Km/h
Image
O Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), por intermédio do perito criminal ISAAC NEWTON LIMAImageDA SILVA, após análise minuciosa de imagens utilizando tecnologia avançada, medições no local e cálculos precisos afirmou, nessa sexta-feira (15), que o motorista do Audi, envolvido no acidente que feriu duas pessoas, na madrugada do dia 2 de abril, em Porto Alegre, trafegava a uma velocidade média de 116 Km/h. O anúncio foi feito em entrevista coletiva à Imprensa, no auditório do Palácio da Polícia, reunindo peritos do IGP, sob a liderança do diretor-geral, perito criminalístico CLEBER MÜLLER e delegados da Polícia Civil sob a chefia do delegado ÉMERSON WENDT.

A Polícia Civil indiciou o empresário Thiago Brentano, 39 anos, por duas tentativas de homicídio triplamente qualificado, com dolo eventual, por ter provocado o atropelamento que deixou um casal ferido próximo ao Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na madrugada do dia 2 de abril. O delegado CARLO BUTARELLI, que conduziu as investigações, encaminhou também o pedido de prisão preventiva. O inquérito foi concluído nessa sexta-feira (15) e remetido à Justiça. Além dos indiciamentos pelo Código Penal, Brentano também foi indiciado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por três crimes: participar de racha, dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e dirigir embriagado.

ImageDurante a coletiva de imprensa, o delegado Butarelli explicou que as qualificadoras das tentativas de homicídio sustentam-se em três pilares. O primeiro é o motivo fútil, pois o motorista estaria participando de um racha, e o segundo e terceiro são por uso de recurso que impediu a defesa das vitimas e de meio que resultou em perigo comum.
A perita criminal ADRIANA FARIAS BRAUM PEREIRA, elaborou uma reprodução virtual com imagens em 3D, que permite a observação da dinâmica do acidente. De acordo com o diretor-geral Cleber Müller “o trabalho da perícia ainda não foi concluído, mas até aqui se destaca pela qualidade, precisão e os recursos tecnológicos empregados pelos servidores que atuam no caso” – afirmou ele.
A equipe do Departamento de Criminalística do IGP, que atuou neste caso, teve ainda a participação de outros peritos experientes e com profundo conhecimento nesta área: WILSON TORESAN JÚNIOR e ROSANE BALDASSO, todos sob a chefia do perito criminal CARLOS ALBERTO BORSÓI.
Image
Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 16/04/2016            
 
EMISSÃO DE 2ª VIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE FICA MAIS ÁGIL
O novo serviço permite a confecção do documento em até três horas
Image
Foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira (15), pelo governador José Ivo Sartori o serviço expresso de emissão da 2ª via da Carteira de Identidade. A nova modalidade permite a confecção do documento em qualquer Posto de Identificação informatizado do Instituto Geral de Perícias (IGP), em todo o estado, com solicitação de entrega em até três horas após o pagamento da taxa, desde que a retirada seja feita no posto da Av. Azenha, 255, em Porto Alegre. O serviço é opcional e tem um custo de R$ 78,06 (o valor normal é de R$ 60,05).

Além desta opção de urgência, a emissão de carteira de identidade já funciona com tempo reduzido em alguns municípios. Caxias do Sul e Santa Maria passam a entregar o documento em até 5 dias (a carteira normal leva em média 12 dias). Na Região Metropolitana e em Porto Alegre, na Rede Tudo Fácil, a entrega pode ser feita em até 3 dias (a normal leva até 10 dias).

Sartori falou que este é um momento importante de evolução para o Estado e que é preciso cada vez mais que se tenha serviços facilitados. "Qualificar o atendimento é dar mais agilidade aos serviços, é trazer mais qualidade de vida aos cidadãos. Saudamos a iniciativa que está sendo posta em prática. E que este modelo de trabalho inspire outras ações que venham para melhorar o atendimento no nosso governo. Precisamos, cada vez mais, serviços e ações que facilitem o dia a dia das pessoas”, assegurou o governador.

ImageO diretor-geral do IGP, Cleber Müller, mencionou a base de dados com alta tecnologia que o instituto possui e, com isso, a segurança das carteiras de identidade. "Gradativamente, o serviço será implementado em todos os Postos de Identificação informatizados do IGP. Estima-se que a nova operacionalização possa beneficiar aproximadamente 8 milhões de usuários, que já possuem carteira de identidade no Rio Grande do Sul", afirmou.

"Cada vez mais o Instituto Geral de Perícias vem produzindo trabalhos diferenciados que beneficiam toda a sociedade. Este serviço vai atender umaImage demanda comum de muitos brasileiros. A sociedade espera este tipo de ação, e é um dever do Estado produzir e viabilizar este tipo de serviço", garantiu o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Em fase de testes e validações, sem divulgação, somente em março de 2016 foram realizadas 1.200 solicitações do serviço.

EFICIÊNCIA DO PROJETO NA PRÁTICA
ImageA estudante CAROLINA TRINDADE, 16 anos, precisa viajar na semana que vem. A primeira Carteira de Identidade apresenta a imagem de uma criança. Ela soube da alternativa de emitir o documento com urgência e chegou ao Departamento de Identificação do IGP – Avenida Azenha, 255, antes da oito horas da manhã desta sexta-feira (15). Após o rápido atendimento, Carolina recolheu, no terminal do Banrisul, a taxa de R$ 78,06. No protocolo de encaminhamento do DI a hora registrada da solicitação: 08h06min.

DUAS HORAS E 11 MINUTOS
Convidada pelo diretor do Departamento de Identificação do IGP, GUILHERME LOPES, a jovem foi levada à sede da Secretaria da Segurança Pública do RS. No segundo andar do prédio, onde funciona o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), a cidadã Carolina Trindade, em meio ao intenso movimento de pessoas que circulavam pelo saguão principal, e à solenidade que iniciara, ouviu o nome dela ser chamado pelo locutor oficial do cerimonial do Palácio Piratini, CRISTIAN JUNG. Frente à frente com o governador do Estado, JOSÉ IVO SARTORI e das mãos dele, recebeu a nova Carteira de Identidade. O tempo total de espera para dispor do documento: duas horas e onde minutos.
Image
GOVERNADOR ATUALIZA A PRÓPRIA CARTEIRA DE IDENTIDADE
Após a cerimônia de lançamento da Carteira Expressa, José Ivo Sartori foi convidado à Sala de Imprensa do DCCI. No local o DI/IGP instalou um terminal de atendimento e, começando pela foto, passando pela assinatura e a coleta das impressões digitais, tudo por meio eletrônico, o governador atualizou a própria Carteira de Identidade, entregue durante a tarde no Palácio Piratini.
Image
Texto: Cassiane Osório em 15/04/2016
Edição: Denise Camargo/Secom
Produção: Norberto Peres – DG/Ascom IGP/RS
Fotos : Rodrigo Ziebell - Ascom SSP/RS        
 
IGP LANÇA AMANHÃ A CARTEIRA EXPRESSA
Novo serviço do Departamento de Identificação (DI) vai beneficiar cerca de 8 milhões de gaúchos

O governador do RS, JOSÉ IVO SARTORI estará presente da solenidade oficial de lançamento da CARTEIRA EXPRESSA, um novo serviço prestado pelo INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS (IGP) através do Departamento de Identificação. O objetivo é adequar uma demanda existente dos usuários que necessitem da emissão da Carteira de Identidade com urgência.

A estimativa da direção do IGP é de que aproximadamente 8 milhões de usuários, que já possuem a Carteira de Identidade no Rio Grande do Sul e estão aptos à solicitarem o documento sejam beneficiados. Os detalhes do novo serviço prestado pelo IGP/RS à população serão divulgados à Imprensa, na cerimônia de lançamento que acontece nesta sexta-feira, dia 15 de abril, às 10 horas, no saguão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), no segunda andar do prédio da Secretaria da Segurança Pública do RS – SSP/RS, Rua Voluntários da Pátria, 1358, em Porto Alegre. O evento contará com a presença do secretário WANTUIR JACINI e do diretor-geral do IGP, CLEBER MÜLLER. Após o evento haverá uma Coletiva de Imprensa.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 14/04/2016    
        
 
<< Início < Anterior | 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 | Seguinte > Final >>

Resultados 369 - 376 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664