13 anos!
Home
MUNICÍPIO DE TRÊS COROAS RECEBE DIREÇÃO DO IGP COM FESTA
Image
Diretor-geral do IGP inaugura equipamento digitalizado para confecção de carteiras de identidade. Diretor do Departamento de Identificação também prestigiou o evento.
Image
Na última quinta-feira, dia 12 de maio, a cidade gaúcha de Três Coroas celebrou 57 de fundação. Nos últimos dias o município está em festa, inclusive com a posse de um prefeito-mirim, iniciativa da administração de Rogério Grade, prefeito desta localidade distante 91 Km de Porto Alegre e com uma população que se aproxima de 25 mil habitantes. O Instituto-Geral de Perícias (IGP), na pessoa do diretor-geral Cleber Müller e do diretor do Departamento de Identificação, Guilherme Ferreira Lopes, foi convidado a participar dos festejos e inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), o primeiro equipamento digitalizado para confecção de carteiras de identidade.

O primeiro documento emitido foi do próprio prefeito Rogério Grade. Cercado por dezenas de crianças, estudantes das escolas municipais de TrêsImage Coroas, o prefeito agradeceu ao IGP a instalação do equipamento e passou a palavra ao diretor-geral Cleber Müller. De maneira descontraída e informal, o perito criminalístico que comanda toda a gestão da Perícia Oficial Gaúcha explicou didaticamente quais as principais atividades de um perito, ressaltando uma realidade que muitos desconhecem.
“Estes filmes e séries de TV, como o CSI por exemplo, que vocês assistem com freqüência, apresentam tecnologia avançada, conquistas da ciência que parecem muito distantes. O nosso IGP, aqui do Rio Grande do Sul, já atingiu um padrão que se equipara ao que existe de mais moderno no planeta. Inclusive este equipamento que a partir de hoje identifica os cidadãos de Três Coroas com a Carteira de Identidade" - concluiu Cleber Müller.
Image
A cobertura do evento em Três Coroas você pode acessar na página do IGP/RS no You Tube: https://youtu.be/i2ed1DgWY18

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 17/05/2016
 
IGP E DETRAN RS DEBATEM CONVÊNIOS OPERACIONAIS
Image
Reunião do gabinete do Detran afinou questões de interesse comum
Image
A manhã desta segunda-feira (16) propiciou o alinhamento de questões entre o Instituto-Geral de Perícias (RS) e o Detran RS. Durante uma hora o DG IGP, Cleber Müller, acompanhado do DG substituto, Eduardo Lima Silva e da diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), Bianca de Almeida Carvalho, junto ao chefe do Laboratório de Toxicologia, Daniel Scolmeister, foram recebidos pelo DG/Detran Ildo Mário Szinvelski e membros da diretoria.
Image
Na pauta do encontro o Projeto Pátio Legal, uma alternativa para otimizar o trabalho da Perícia nos depósitos de veículos, dando melhores condições deImage trabalho para os profissionais que atuam no setor de Epniva - Exame Pericial em Numeração Identificadora de Veículos Automotores. Além disso foram discutidos aspectos das Operações BALADA SEGURA e as verificações de embriaguez e drogadição.
Não poderia faltar no diálogo entre os gestores das duas instituições a Operação Desmanches que mobiliza a Segurança Pública do RS com participação de equipes do Departamento de Criminalística (DC-IGP) e Detran RS, junto à Brigada Militar e Polícia Civil, nos estabelecimentos selecionados para intervenção.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 16/05/2016      
 
SALA LILÁS QUALIFICA ATENDIMENTO A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA TAMBÉM EM SANTA MARIA
Image
ImageA reitora da Unifra, Irani Rupolo, agradeceu pela parceria e disse que muito além de uma sala de aula, o espaço vai melhorar o atendimento a mulheres vítimas de violência.

Na visita a Santa Maria, nesta sexta-feira (13), o governador José Ivo Sartori participou da inauguração da Sala Lilás, onde as vítimas de violência podem aguardar por exame de corpo de delito em local reservado, tendo atendimento mais humanizado. A sala fica na área do Posto Médico Legal, na Rua Marechal Floriano Peixoto, atrás do antigo Hospital Universitário. 

O Centro Universitário Franciscano (Unifra) foi responsável pela reforma das instalações, por meio de convênio com a Secretaria da Segurança Pública, via Instituto Geral de Perícias (IGP). A instituição usará o espaço para estudos dos acadêmicos do curso de Medicina.

Sartori estava acompanhado dos secretários de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e da Segurança Pública, Wantuir Jacini. Destacou a importância do trabalho e, na conversa com estudantes do curso de Medicina, afirmou que o desafio é formar médicos com uma visão social.

Maria Helena ressaltou o atendimento qualificado e a parceria para a execução do serviço. Citou a parceria firmada entre governo, Judiciário e Hospital Presidente Vargas no desenvolvimento dos programas como as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) e o Primeira Infância Melhor, que visam garantir o desenvolvimento das crianças de forma adequada, além de promover a cultura da paz. 
Image
O Instituto-Geral de Perícias foi representado pelo diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI), perito criminal Marco Antonio Aurélio Curcio.

Texto: Eliane Iensen em 13/05/2016
Edição: Léa Aragón/Secom

Fotos – Karine Viana – Palácio Piratini 

 

 
TREINAMENTO DO PROA PELO IGP AVANÇA AINDA MAIS
Além das CRPs espalhadas pelo RS treinamento é estendido à SSP e demais órgãos vinculados
Image
De norte a sul do Estado o treinamento que o IGP oferece quanto ao PROA – Sistema Informatizado de Processos Administrativos do Governo do RS teve sequência nos primeiros dez dias do mês de maio. Os servidores do IGP, em mais três municípios de destaque no interior do RS, em regiões diferentes foram treinados pela equipe de implantação do PROA, o escriturário JOSUÉ FRANCISCO, lotado na Divisão de Tecnologia da Informação (DTI-IGP/RS) e do agente administrativo MARCELO SEVERINO, servidor da Divisão de Patrimônio, Arquivo e Protocolo. São eles: SANTO ÂNGELO (6ª CRP), PASSO FUNDO (4ª CRP) e PELOTAS (3ª CRP).
Image
E nessa quinta-feira (12), na Academia Integrada de Segurança Pública do RS - ACISP, zona leste da Capital, receberam treinamento servidores administrativos do IGP e de outros órgãos vinculados à SSP, incluindo funcionários da própria Secretaria.
Image
O que é o PROA?

É a sigla que identifica o SISTEMA INFORMATIZADO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DO GOVERNO DO ESTADO, também identificado pela sigla PROA e-gov. Uma revolução na forma de movimentar a máquina pública, em termos de agilidade, transparência e economia de recursos.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 13/05/2016
Fotos – CRPs – IGP/RS e Ascom DG-IGP       
 
GOVERNADOR SARTORI INAUGURA A SALA LILÁS EM SANTA MARIA
Secretário Wantuir Jacini, prefeito Cezar Schirmer, chefe de Polícia Émerson Wendt, diretor do DPI/IGP, Marco Curcio, autoridades municipais e da região vão estar presentes
Image
A Sala Lilás do IGP, instalada no Posto Médico Legal de Santa Maria, anexo ao Hospital das Irmãs Franciscanas, será inaugurada às 14 horas desta sexta-feira, dia 13 de maio. A solenidade contará ainda com a presença da 1ª Dama e Secretária Estadual dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. O investimento da Instituição Religiosa incrementa a parceria com o IGP e abre caminho para novos empreendimentos neste intercâmbio.

SALA LILÁS

Todo o aparato de acolhimento e atendimento diferenciado às mulheres vítimas de violência é um projeto instituído no Departamento Médico Legal(DML-IGP/RS) há quase 20 anos. Mais tarde surgiu a idéia da criação de um espaço, com as paredes pintadas na cor lilás, e fortalecer o símbolo de toda a estrutura já existente. Ou seja:

Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.
A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. A vítima é atendida por profissionais qualificados.
Image
Ainda se usa um kit padronizado de coleta de material para vítimas de agressão sexual e são oferecidas vestes íntimas descartáveis. Assim a mulher não precisa se constranger enquanto a lingerie original – muitas vezes contendo vestígios de sêmen do agressor – é recolhida e encaminhada para análise com as demais amostras coletadas. O kit de coleta de material para vítimas de agressão sexual já está sendo utilizado nos 36 Postos Médico-Legais do RS. A padronização do kit de coleta para as vítimas de agressão sexual, foi desenvolvida também pelo IGP, através do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e do Departamento Médico-Legal (DML).

Além do atendimento 24 horas, o Instituto-Geral de Perícias, (IGP) trabalha na qualificação dos dados e na análise estatística da violência doméstica e familiar. É utilizado um software desenvolvido especialmente para gerenciamento, controle e emissão dos trabalhos periciais, com recorte de gênero e controle do número de casos de agressões.
Image
O endereço da Sala Lilás de Santa Maria corresponde ao do PML: Rua Marechal Floriano Peixoto, 1750 – Centro. Anexo ao Hospital de Caridade São Francisco de Assis. A perita médica-legista Maria Ângela Zucchetto é a coordenadora regional do IGP/RS

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 12/05/2016
Fotos – 5ª CRP – Santa Maria
 
FORÇA TAREFA DA SSP GANHA REPERCUSSÃO NACIONAL EM EVENTO NO MATO GROSSO

Image

Diretor-Geral do IGP divulga ações da SSP no Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos
Image
Nesta semana, de 10 a 13 de maio, a cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso sedia o 12º SEMINÁRIO NACIONAL DE PERÍCIAS EM IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS e o 10º SEMINÁRIO NACIONAL DE PERÍCIA EM CRIMES DE TRÂNSITO. Dentro os palestrantes convidados está o diretor-geral do IGP, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, profissional com larga experiência nessa área. No dia 13 ele vai detalhar aos colegas de todo o Brasil, as ações de Segurança Pública implementadas pelo secretário Wantuir Jacini, no RS, por meio de uma Força-Tarefa atuando nas Operações Desmanche. O exemplo do RS no combate ao furto e roubo de veículos, repercute em todo o País e a Imprensa busca informações antecipadas em relação ao assunto. Nesta quarta-feira (11), o DG/IGP Cleber Müller concedeu entrevista, abordando alguns aspectos das operações já realizadas.

ImageDe outra parte, relata Cleber Müller, “chama atenção a forma como foi organizado o evento, através do Sindicato dos Peritos do MT, na pessoa do perito Márcio Godoy e a liderança do presidente, perito Alisson Trindade, bem como o alto nível dos palestrantes, profissionais de larga experiência e conhecimento no âmbito da pericia criminal. Ao longo do dia, por exemplo, palestraram figuras de destaque como os peritos criminais OSVALDO NEGRINI NETO, ALBERI ESPÍNDULA e RANVIER FEITOSA ARAGÃO. No fim da tarde, a perícia criminal do IGP/RS apareceu na figura de RODRIGO KLEINUBING, profissional com larga experiência em crimes de trânsito e que apresentou um trabalho sob o título: Estradas que não perdoam...

Image
O evento é destinado aos Peritos Criminais, Promotores de Justiças, Juizes, Defensores Públicos, Delegados, Advogados, Policiais Federais, Civis e Militares, Pesquisadores e Acadêmicos de áreas afins e demais profissionais que atuam na área de acidentes de trânsito e identificação de veículos.
Image
Texto – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 11/05/2016
Fotos – DG IGP e Divulgação do evento

 
<< Início < Anterior | 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 | Seguinte > Final >>

Resultados 345 - 352 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664