|
IGP/RS É REPRESENTADO EM EVENTO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA |
Em São Paulo acontece uma das maiores Feiras de Tecnologia em Identificação Humana. DG e diretor do DI – IGP/RS presentes  Começou na última terça-feira (08) e encerra nesta quinta-feira (10), em São Paulo, a BIOMETRICS HITECH – HUMAN IDENTIFICATION TECHNOLOGY, um dos maiores eventos do planeta na área de tecnologia em Identificação Humana. O diretor-geral CLEBER MÜLLER e o diretor do Departamento de Identificação (DI), GUILHERME FERREIRA LOPES prestigiam a mostra.  Nos últimos três dias, segundo o DG, “o IGP busca o de melhor no mundo em reconhecimento facial, tendo a Segurança Pública do RS como foco, pois a Segurança Pública precisa estar sempre atualizada com o que existe de mais moderno no planeta” –afirmou Cleber Müller. “Na Perícia, no tocante à Identificação Humana evoluiu a verificação por digitais, o DNA e as áreas que mais crescem no momento são focadas no reconhecimento facial e íris. Em pouco tempo muito se falará nestas tecnologias no RS e no Brasil” – frisou ele. Texto – Ascom DG IGP/RS em 10/11/2016 Fotos – DG IGP/RS
|
SEGURANÇA TEM PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA TEMÁTICA DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS |
Finalidade é debater ações em conjunto entre os órgãos da segurança e representantes do setor  O Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) teve, nesta quarta-feira (9), a primeira reunião da Câmara Temática sobre Segurança nos Postos de Combustíveis. O secretário adjunto delegado Jorge Luiz Soares, recebeu os integrantes do colegiado para debater ações em conjunto entre os órgãos da segurança e representantes do setor. Para o delegado, a proposta do grupo é integrar os órgãos e trazer elementos para discutir em conjunto. "Será a partir da nossa troca que poderemos pôr em prática ações efetivas para diminuir os índices", reforçou. Participaram representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Susepe, Departamento de Polícia Metropolitana, Sindipostos e Sulpetro. A câmara temática foi instaurada para estreitar relações entre os órgãos e receber as demandas do setor. O delegado Fábio Motta Lopes e o tenente-coronel Fábio Behrend foram os palestrantes da reunião, apresentando os esforços da Polícia Civil e a Brigada Militar para reduzir os roubos a postos de combustíveis nos últimos anos. "É importante nos reunirmos e, assim, enfrentar um problema que atinge não só o estabelecimento, mas também os funcionários e as pessoas que estão ao redor", salientou o tenente-coronel Behrend.
Texto: Laura Xavier / Ascom SSP Edição: Léa Aragón/ Secom Foto: Thanise Melo /Ascom/SSP
|
OPERAÇÃO DESMANCHE FECHA DOIS ESTABELECIMENTOS E PRENDE TRÊS PESSOAS EM GRAVATAÍ |
Três homens foram presos, sendo dois por receptação e um por crime ambiental  A 23ª Operação Desmanche aconteceu nesta sexta-feira (4), em Gravataí, na Região Metropolitana. Dois estabelecimentos foram vistoriados e interditados. Três homens foram presos, sendo dois por receptação e um por crime ambiental. Cerca de 70 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas. Os presos foram encaminhados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais e para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em Porto Alegre. Nas 22 primeiras edições foram apreendidas e trituradas mais de 1.650 toneladas de sucata. Com a ação de hoje, já são 40 desmanches fechados e 35 pessoas presas. Onze municípios já receberam edições da operação: Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Alvorada, Estrela e Caxias do Sul. Lei dos DesmanchesA Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 empresas de desmanches registradas. Força-tarefaA força-tarefa foi designada pelo governador José Ivo Sartori para atuar na fiscalização dos estabelecimentos ilegais. Cada um dos órgãos envolvidos tem uma função específica nas operações. A Secretaria da Segurança Pública coordena o trabalho do grupo e também define os alvos, através do Setor de Inteligência. O Instituto-Geral de Perícias tem a função de identificar peças roubadas e atua na parte criminal das operações, juntamente com a Polícia Civil, que também efetua as prisões. O Detran/RS autua administrativamente as empresas e coordena todo o trabalho de apreensão da sucata e sua destinação para reciclagem. A Brigada Militar, por fim, faz a segurança de toda a operação com policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).  Consulta a peçasO consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran/RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica. Também é possível consultar, no site www.detran.rs.gov.br/consulta-pecas a relação de empresas credenciadas ao Estado. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. No link também é possível fazer uma busca por peças e por município. Texto: Laura Xavier/SSP em 04/11/2016 Fotos – ATI – Assessoria Técnica de Inteligência - DG – IGP/RS |
IGP/RS É REPRESENTADO EM EVENTOS NO NORDESTE BRASILEIRO |
Maceió sedia dois importantes congressos na área da Segurança Pública/Perícia O diretor-geral do IGP, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER participou, nesta quinta-feira (03), em Maceió (Alagoas) da 30ª Reunião Nacional de Dirigentes de Órgãos Periciais, representando o RS. O evento conta com representantes de todo o Brasil, gestores e o próprio secretário nacional de Segurança Pública, CELSO PERIOLI, ligado ao Ministério da Justiça do Governo Federal.  Também, na capital alagoana, começou ontem (02) e se estende até o próximo sábado (05), o 3º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, tendo como tema: O ATO MÉDICO PERICIAL: CIÊNCIA E TÉCNICA, OS SABERES COMPARTILHADOS. Neste evento, o Instituto-Geral de Perícias RS é representado pelo diretor do Departamento Médico Legal (DML), perito médico-legista LUCIANO HAAS.  Texto e fotos – DG – Ascom IGP/RS em 03/11/2016 |
|
RAPIDEZ É PRINCIPAL AVANÇO NA CONFECÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NO RS |
Ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, conhece o processo de confecção de CI junto com secretário Schirmer  O processo de confecção das carteiras de identidade no Rio Grande do Sul tem na sua rapidez um dos principais avanços, além dos quesitos segurança e proteção contra fraudes. Atualmente, o IGP produz cerca de 450 carteiras de identidade expressas diariamente em todo o território estadual. Na capital, esse tipo de documento demora em torno de três horas para ser confeccionado (desde a coleta de digitais até a entrega). No interior, em torno de cinco dias úteis. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, acompanharam o processo na manhã desta segunda-feira (31). O estado é considerado modelo neste tipo de procedimento. A visita durou cerca de uma hora, nas dependências do prédio do Instituto Geral de Perícias (IGP) localizado na Avenida Azenha, em Porto Alegre.
Durante a visita, que teve o acompanhamento do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, e do diretor-geral do IGP, Cleber Muller, o secretário Schirmer testou a eficiência do departamento. Às 11h25min, Schirmer fez a coleta de digitais para a confecção da carteira. Apenas 45 minutos depois, às 12h10min, o secretário da Segurança Pública recebia em suas mãos sua nova carteira de identidade. Impressionado, o ministro do Trabalho foi taxativo. "O sistema é dinâmico, seguro e eficiente. Esses são elementos essenciais no que diz respeito à prestação de serviço ao cidadão". Nogueira busca bons exemplos para aplicar no Ministério do Trabalho, na elaboração carteira de trabalho. "Estamos buscando tecnologia e cases que têm dado certo. Encontramos isso aqui, no serviço que é prestado pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, na confecção das carteiras de identidade”.
Texto - Marcelo Ermel/ Ascom SSP em 31/10/2016 Edição: Léa Aragón/ Secom Fotos – Norberto Peres – Ascom DG IGP/RS
|
|
28 DE OUTUBRO – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO |
O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOMOS NÓS... NO TRABALHO DE CADA DIA, NO ESFORÇO DE CADA UM, NA DEDICAÇÃO DE TODOS!
O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é, oficialmente, o Dia do Servidor Público no Brasil.
PARABÉNS A TODOS (AS) PROFISSIONAIS DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS, QUE ATUAM NA PERÍCIA OFICIAL GAÚCHA. O IGP/RS DEVE A VOCÊS A EXCELÊNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS E O RESPEITO CONQUISTADO POR NOSSA INSTITUIÇÃO!
 A DIREÇÃO DO IGP/RS em 28/10/2016 |
|
| | << Início < Anterior | 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 | Seguinte > Final >>
| Resultados 249 - 256 de 2125 |
|