13 anos!
Home
7 DE ABRIL - DIA DO PERITO MÉDICO LEGISTA
Image
 
PROJETO PÁTIO LEGAL É PAUTA DE REUNIÃO NO DETRAN RS
Instituto-Geral de Perícias foi representado por dois peritos criminais
Image
Na manhã de 05 de março de 2017, no gabinete do DG Detran RS aconteceu uma reunião do Conselho de Administração da entidade para tratar da implantação do Projeto Pátio Unificado, também conhecido como Pátio Legal. Palestra de Júlio Avellar,  representante do Pátio Legal do Rio de Janeiro. Presença de dois peritos criminais do IGP/RS.

Confira os detalhes na reportagem publicada na página do IGP/RS no You Tube

https://youtu.be/6qrVsRcFlCs


Produção e realização – Norberto Peres – DG IGP/RS em 06/04/2017
 
CLEBER MÜLLER É O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE DIRIGENTES DE PERÍCIA DO BRASIL
Diretor-Geral do IGP/RS foi escolhido dentre gestores de órgãos periciais de todo o País
Image
Nesta quarta-feira (05), no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, o Conselho Nacional de Dirigentes de Perícia do Brasil esteve reunido para a eleição do novo presidente. O nome escolhido é o do perito gaúcho CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, diretor-geral do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS do RS.
Para o cargo de vice-presidente, os membros do Conselho elegeram PAULO VILLARINS, diretor-geral da Perícia no Distrito Federal.
Image
Cleber Müller, na primeira manifestação pública após o pleito, declarou: “Muito orgulho mas, principalmente, muita responsabilidade em conduzir os trabalhos, em um grupo onde estão todos os diretores-gerais e superintendentes da Perícia Criminal e da Polícia Técnica do Brasil. A dedicação que tenho à Perícia Criminal do RS será a mesma para cada estado da Federação. Muito trabalho pela frente mas, acredito, com o trabalho integrado de cada um dos estados, poderemos melhorar a Segurança Pública em nosso País, sob a ótica da valorização da prova pericial, aparelhamento dos órgãos periciais e capacitação em Ciência Forense".
Image
Texto e fotos – Gabinete do IGP/RS em 05/04/2017       
 
OBRAS DO NOVO PRÉDIO DO IGP/RS RETOMADAS
Image
As obras do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul, após 10 meses de paralisação foram retomadas com toda a força. A nova sede da Perícia Oficial Gaúcha deverá estar pronta no final do ano que vem (2018). A partir do mês de maio deverão estar prontas as chamadas fundações, ou alicerces, estruturas responsáveis pela sustentação dos blocos pré moldados que vão constituir os 11 andares mais a cobertura do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul.

Veja a matéria completa em nosso canal do You Tube, acesse:
https://youtu.be/uJ4qJPAr4Is

Produção e realização – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 04/04/2017         
 
DG IGP/RS REÚNE GRUPO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO LOCARD
Na manhã desta segunda-feira (03), o diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico Cleber Müller coordenou reunião com cinco assessores para a implantação do PROJETO LOCARD. Trata-se de uma iniciativa de gestão voltada para o incremento dos resultados da Perícia Criminal no RS. De forma sistêmica, o projeto visa a otimização de ações operacionais com a instalação de procedimentos-padrão, reaparelhamento, capacitação funcional e uma reorganização da estrutura administrativa.
Image
Participaram deste primeiro encontro, o diretor do Departamento de Criminalística, perito Paulo Frank, a diretora do Departamento de Perícias do Interior, perita Marília Costa Ribas, os peritos Lucas Toniolo e Jackson Dombrowski, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, André Assis e o chefe de gabinete João Cardona.
O projeto é inspirado na figura do francês EDMOND LOCARD (1877/1966) um dos pioneiros da Ciência Forense, que formulou o princípio básico de que “todo contato deixa uma marca”, relacionando nas cenas de crime: Autor, vítima e local.

Image
A EVIDÊNCIA FÍSICA NÃO COMETE PERJÚRIO” – Dr. Edmond Locard

Texto e foto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 03/04/2017        
 
SCHIRMER DEFENDE INTEGRAÇÃO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS EM ENCONTRO DE SEGURANÇA
Na retomada das atividades do Comitê de Segurança Metropolitano, o secretário projetou futuras iniciativas, baseadas na parceria com os municípios
Image
A integração como agente catalisador das políticas de Segurança Pública foi defendida pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, no encontro que retomou as atividades do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano. Na reunião, ocorrida na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira (29), o secretário falou sobre as ações desenvolvidas pelo Estado e projetou futuras iniciativas, baseadas na parceria com os municípios.

Para Schirmer, o trabalho em conjunto representa o diferencial no combate à criminalidade. "Soluções tradicionais para os problemas que enfrentamos há décadas já se mostraram ineficazes. Temos que pensar e agir diferente", ressaltou.

Como exemplo de ação efetiva, o secretário destacou a parceria com a prefeitura de Porto Alegre, alinhavada em fevereiro e que hoje já apresenta resultados concretos. "Avançamos na integração das tecnologias, na atuação em conjunto da Brigada Militar com a Guarda Municipal, na manutenção da frota do Comando do Policiamento da Capital. Ampliaremos ainda mais essa colaboração mútua. A capital servirá de modelo aos demais municípios", afirmou.
Image
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., também saudou o avanço dos trabalhos em conjunto com a SSP. "Temos todas as condições de fazer com que a nossa capital avance significativamente. Tecnologias como o reconhecimento facial dentro dos ônibus e a utilização das câmeras para identificação de veículos em situação de roubo ou furto em breve serão realidade, auxiliando em muito o trabalho policial", disse.

Cassio Trogildo, presidente do Câmara de Porto Alegre, destacou as audiências realizadas em 2016 e reforçou a necessidade de "romper com a ótica ultrapassada de um discurso fácil de que a segurança é questão do Estado. Todos precisamos participar da construção de uma sociedade mais segura. Através do trabalho que desenvolvemos neste comitê, coletamos as contribuições dos mais diversos setores, no sentido de apresentar propostas que estejam alinhadas com as nossa realidade".
Image
Comitê de Segurança Metropolitano

O Comitê Permanente de Segurança Metropolitano é um fórum estabelecido pelo Legislativo de Porto Alegre e composto por entidades como a Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militar (Asstbm), Fórum Latino Americana de Defesa do Consumidor (FEDC) e Parlamento Metropolitano. Em 2016, realizou uma séria de audiências públicas e debates com especialistas, como o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame e o antropólogo colombiano Santiago Uribe.
Também participaram do evento, representantes da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Exército Brasileiro e da sociedade civil organizada.
Image
Texto: Claiton Silva/Ascom SSP em 29/03/2017
Edição: Denise Camargo/Secom
Fotos : Ascom DG IGP/RS               
 
<< Início < Anterior | 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 | Seguinte > Final >>

Resultados 201 - 208 de 2125

© 2024

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664