13 anos!
Home
IGP e BM realizam solenidade de encerramento do curso de tiro

A solenidade de encerramento do curso de tiro ministrado aos servidores do Instituto-Geral de Perícias por oficiais daImage Brigada Militar foi realizada às 11 horas, desta sexta-feira (13/03/2009), no Auditório da Academia de Polícia Militar.
Na ocasião o Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, e os diretores dos Departamentos do IGP (DC, DML, D.I. e Laboratório de Perícias) entregaram certificados de instrutores aos oficiais da Brigada Militar, que atuaram no curso, e também homenagearam os instrutores com os botons da instituição. A solenidade foi acompanhada dos alunos, que freqüentaram as instruções de tiro e contou com a Banda da Brigada Militar.
O treinamento do uso da arma de fogo durante este ano, foi desenvolvido em SEIS edições de 60 horas-aula, divididas entre aulas teóricas e práticas e ministrado por instrutores do quadro de oficiais da Brigada Militar, sendo utilizada a estrutura da linha de tiro do Centro de Material Bélico do Departamento de Logística e Patrimônio da Brigada Militar.
A parceria entre IGP e BM iniciou em 2008, quando formaram 182 servidores, ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e início de março, entre peritos criminais, criminalísticos, engenheiros, químico-forenses, químico-toxicologistas, peritos médico-legistas, papiloscopistas, fotógrafos e auxiliares de perícias, agora, em 2009, mais 82 servidores receberam a instrução.
O Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins revelou que o Instituto-Geral de Perícias trabalhou muito com a Polícia Federal pelo porte de arma do servidor do IGP, sendo o curso responsável pela capacitação e treinamento dos funcionários, que trabalham com perícia. O IGP vem investindo nessa qualificação.
ImageO Diretor de Departamento de Ensino da Brigada Militar, Cel. Sérgio Pastl, que também falou como representante do Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. QOEM João Carlos Trindade Lopes, salientou o reconhecimento que o Instituto-Geral de Perícias tem em território nacional e expressou o pedido do comandante-geral da BM, de que o IGP renove “sine die” a parceria com a Brigada Militar, além de ressaltar a qualidade dos profissionais da perícia ao atuarem nos cursos de formação dos policiais militares.

 
Perita do DML/IGP apresenta trabalhos no XXI Congresso Internacional da Academia de Medicina Legal

A perita médico-legista do Departamento Médico-Legal, Dra. Helena Hubert Silva, foi selecionada pelo Instituto-GeralImage de Perícias (IGP/RS) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para participar do XXI Congresso Internacional da Academia de Medicina Legal, que será realizado de 26 a 30 de  maio de 2009, em Lisboa-Portugal. O apoio da SENASP à participação da Dra. Helena Hubert Silva, ocorreu devido à perita preencher todos os requisitos necessários à participação no evento: produção de conhecimento novo e é colaboradora da Secretaria Nacional de Segurança Pública, como instrutora nos cursos promovidos pela SENASP.

A Dra. Helena Hubert Silva apresentará os seguintes trabalhos: 1- USO DO EXAME ANÁTOMO-PATOLÓGICO E IMAGENS TOMOGRÁFICAS PARA DETERMINAÇÃO DOS ORIFÍCIOS E TRAJETO CAUSADOS POR PROJETIL DE ARMA DE FOGO; 2-IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS NO DML–RS E SEU IMPACTO EM PESQUISAS E ESTUDOS NO ÂMBITO MÉDICO-LEGAL; 3-  FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS NA DISCIPLINA DE MEDICINA LEGAL DA UFCSPA. Os trabalhos foram aceitos pela comissão julgadora do XXI Congresso Internacional da Academia de Medicina Legal, para apresentação, em forma de pôsteres.

O trabalho “Ferramentas de Aprendizagem utilizadas na disciplina de Medicina Legal da UFCSPA” conquistou o primeiro lugar no Brasil Forense 2008 e o o trabalho “Implementação de Normas no DML-RS e seu impacto em pesquisa e estudos no âmbito médico-legal”, em co-autoria com Jussara Ribeiro Duarte Bocaccio e Hamze Hamié ganhou o Prêmio Trabalho Destaque-Categoria Ética na I Semana Científica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), também em 2008. A Dra. Helena Hubert Silva é Coordenadora da Seção de Ensino e Pesquisa do Departamento Médico-Legal (DML/IGP) e também membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Medicina-Legal (ABML)-gestão 2008-2010-junto com a Dra. Débora Maria Vargas de Lima, Diretora do Departamento Médico-Legal (DML/IGP/SSP/RS).

O evento promovido pela Academia Internacional de Medicina Legal busca proporcionar aos profissionais da perícia, especialmente os médico-legistas a atualização científica e profissional, em nível internacional, por meio de Cursos, Palestras, Conferências, Pôsteres e Temas Livres.

 
Perita do IGP/DC participa da 19ª Conferência Anual da Associação de Saúde e Ciências Ambientais

A perita criminalística do Departamento de Criminalística, do Instituto-Geral de Perícias/SSP/RS, Cristina Barazzetti Barbieri, teve seu trabalho selecionado para apresentação de pôster na 19ª Conferência Anual da Associação de Saúde e Ciências Ambientais-AEHS-em Solo, Sedimentos e Água, de 9 a 12 de março, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos.
A perita Cristina Barbieri foi convidada para participar do evento e também para a reunião de editores do Jornal Ambiental Forense.
O trabalho da perita Cristina Barbieri será exposto, a partir de 11 de março e mostrará a investigação criminalística da morte massiva de peixes no Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul/Brasil).
Cristina Barbieri integra o Núcleo de Perícias Ambientais, do qual foi coordenadora desde 2003 (quando surgiu a seção) até 2008. Ingressou no Departamento de Criminalística, do Instituto-Geral de Perícias, da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul como perita, em 1997.

 
IGP/DC destaca atuação de peritos

ImageO Instituto-Geral de Perícia destaca como exemplos de dedicação os peritos criminais do Departamento de Criminalística, Wilson Toresan Júnior e Rafael Schilling Crivellaro, que atenderam à ocorrência do acidente entre o caminhão-baú e o veículo, que conduzia pacientes de Sobradinho para Porto Alegre, na altura da cidade de Venâncio Aires, sem estarem escalados para plantão.
O perito Wilson, à esquerda na foto de ZH, compareceu no dia do acidente ao local.No dia seguinte (6-03), ele e o  perito Rafael, que está à direita na foto, voltaram à Venâncio Aires para examinarem os dois caminhões, que já haviam sido recolhidos ao depósito. 
Os peritos realizaram um exame detalhado do local da ocorrência e dos veículos envolvidos visando à máxima definição possível dos fatores do evento, tais como dinâmica da colisão, provável ponto ou pontos de impacto no sítio em exame, velocidade desenvolvida pelos veículos e demais implicações de ordem estrutural e mecânica, correspondentes à via de tráfego e aos componentes mecânicos dos veículos, respectivamente.

 
Elaboração de Projetos é tema de oficina para servidores do IGP

Convidados pelo Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, para falarem sobre apresentação e elaboração de projetos, o Coordenador-Geral de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Técnica do Fundo Nacional de Segurança Pública/MJ, Major João Francisco Goularte dos Santos e o Coordenador de Perícias Forenses da Secretaria Nacional de Segurança Pública-Senasp/MJ-Perito Edson Wagner de Souza, dedicaram a manhã, desta sexta-feira (6/03/2009) ao treinamento e capacitação dos servidores do IGP, explicando as formatações e normas exigidas nos projetos pela SENASP e FNSP.  

O Coordenador-Geral de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Técnica do Fundo Nacional de Segurança Pública/MJ,Image Major João Francisco Goularte dos Santos, iniciou a palestra aos servidores do IGP às 9h30min, falando sobre os critérios de distribuição de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Segundo o palestrante uma perspectiva democrática e contemporânea da Segurança Pública deve incluir a pesquisa mercadológica. O projeto deve conter a apresentação de resultados, incluir a mensuração do que é esperado, através de fórmulas estatísticas. Com o planejamento do uso de bens abre-se a possibilidade de vislumbrar a realidade vislumbrada com sua implementação.

ImageO Coordenador de Perícias Forenses da Secretaria Nacional de Segurança Pública-Senasp/MJ-Perito Edson Wagner de Souza realizou a sua palestra às 11 horas, enfatizando o uso dos sete princípios racionais, da questão histórica e do trabalho de análise da questão do conceito. Exemplificou com os significados das palavras perícia (sabedoria e experiência) e forense, que reporta à idéia de foro, que, na Grécia Antiga, significava defender idéias em praça pública. Salientou as dimensões pública, política e coletiva do trabalho da perícia forense, além de expor um roteiro para elaboração de planos e projetos, alicerçado nessas bases.  

 
IGP promove oficina de projetos em parceria com PRONASCI e FNSP

Iniciou na manhã, desta sexta-feira (6/03/2009) a Oficina de Apresentação e Elaboração de Projetos do PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA CIDADÃ e do FUNDO NACIONAL de SEGURANÇA PÚBLICA, no Auditório do Instituto-Geral  de Perícias, Rua Voluntários da Pátria, 1358, 3º andar-ala norte.Image
A abertura do evento contou com as presenças da Diretora Geral da SSP, Dra. Clarice Pedrolo Padilha, representando o secretário Edson de Oliveira Goularte, dos palestrantes convidados, Coordenador-Geral de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Técnica do FNSP/MJ, Major João Francisco Goularte dos Santos, do Coordenador de Perícias Forenses – SENASP/MJ, Perito Edson Wagner de Souza Barroso, do Diretor-Geral do IGP-RS, Perito Áureo Luiz Figueiredo Martins, do Coordenador do Departamento de Planejamento, Projetos e Convênios/SSP/RS, Delegado de Polícia Antônio Carlos Padilha, diretores dos Departamentos de Criminalística, de Identificação, Médico-Legal, Laboratório de Perícia e demais servidores do IGP.
O Diretor-Geral do IGP-RS, Perito Áureo Luiz Figueiredo Martins, revelou que a idéia surgiu da necessidade de motivar os profissionais que trabalham em segurança pública, e, no caso específico, em perícia, a apresentar projetos que se adequassem à forma utilizada pela SENASP. No seu entendimento, a oficina servirá para fortalecer a apresentação de projetos e construção das unidades funcionais.
ImageO Coordenador de Perícias Forenses – SENASP/MJ, Perito Edson Wagner de Souza Barroso, ressaltou ser exemplar o exercício do trabalho no Rio Grande do Sul, principalmente, o do Instituto-Geral de Perícias e complementou o Estado do Rio Grande do Sul é um dos pilares da perícia brasileira pelo seu modelo de trabalho e pela capacitação de profissionais em nível nacional. Os peritos do IGP têm a missão nacional de fazer um equilíbrio federativo no desenvolvimento da perícia brasileira.

 
<< Início < Anterior | 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 | Seguinte > Final >>

Resultados 1913 - 1920 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664