13 anos!
Home
Diretores apresentam os Departamentos do IGP no Curso de Formação

As realidades dos Departamentos do Instituto-Geral de Perícias, o dia-a-dia do Laboratório de Perícias, doImage Departamento Médico-Legal, do Departamento de Criminalística e do Departamento de Identificação foram desvendados para os alunos no terceiro dia do Curso de Formação do IGP.
A Chefe do Laboratório de Perícias, Viviane Fassina, explicou aos alunos a constituição da instituição, os setores de que se constitui e as tarefas de cada um. Explicou as análises realizadas por cada um dos setores (Genética Forense, Química Legal, Toxicologia), utilizando alguns casos como exemplos.
O Departamento Médico-Legal foi apresentado por sua Diretora, Débora Vargas Lima, que fez uma abordagem histórica sobre os primeiros tempos, na qual comentou o primeiro auto de corpo de delito e outros casos do serviço, abordou aspectos dos exames de lesões corporais, químico-legais e perinecroscópicos. Contou sobre as reformas da câmara fria e sala de espera dos familiares, realizadas por ordem da Governadora Yeda Crusius, em 2008.
A Diretora do Departamento de Criminalística, Eliana Sarres Pessoa, também contou sobre os primeiros tempos do DC, falou sobre os setores dos quais se compõe e salientou que o Departamento de Criminalística realiza um trabalho que não tem parâmetros físicos, por isso a criatividade para levantar hipóteses é uma qualidade muito importante. Ressaltou que a reconstituição do fato é muito importante na elucidação do crime.
Além da abordagem histórica e funcionamento da instituição, o Diretor do Departamento de Identificação, Guilherme Lopes, salientou a presença do DI em todo o RS, que é de 80 por cento-408 postos e 52 regionais. Demonstrou o funcionamento do AFIS (sistema automatizado de pesquisas de impressões digitais). Relatou os resultados obtidos, citando como um exemplo, entre outros, o de um cidadão que tentou fazer outra carteira de identidade e o AFIS denunciou que ele já tinha uma identidade.
O Curso de Formação completa seu quarto dia com a palestra sobre Relações Humanas, ministrada pela Psicóloga Cláudia Carvalho, pelo Assistente Social Jarbas Pitaguary e pelo Psicólogo Renato Osíris.

 
Perito assume a Direção Administrativa da SSP

Image O perito criminalístico Sérgio Luiz de Oliveira Lopez assumiu a Direção Administrativa da Secretaria de Segurança Pública no último dia 30 (30/04/2009), tornando-se o primeiro servidor da Perícia Gaúcha a integrar o quadro de Diretores da SSP.
Sérgio Luiz de Oliveira Lopez começou sua carreira de perito em 28 de fevereiro de 1997. Ao final desse ano (01/12/1997) tornou-se Chefe da Divisão de Material, cargo que ocupou até 07/06/2001.
A partir de 22/01/2003 tornou-se Diretor Administrativo do Instituto-Geral de Perícias até 30/04/2009, quando assumiu a Direção Administrativa da Secretaria de Segurança Pública.
O perito criminalístico Sérgio Luiz de Oliveira Lopez afirma que empenhará sua larga experiência na área administrativa, no desenvolvimento de um trabalho gerencial eficaz, que valorize o contexto interno e externo, salientando que sua grande aspiração como o novo Diretor de Administração da SSP é dar sua contribuição à instituição.

 
IGP/DI vai a Imbé com a Rua da Cidadania

O Departamento de Identificação, do Instituto-Geral de Perícias/SSP estará no dia 16 de maio, em Imbé, integrandoImage o projeto Rua da Cidadania, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A equipe do DI, formada por 15 servidores, disponibilizará a confecção de 250 carteiras de identidade, das 9h. às 17 horas, na Av. Paraguassú, 1043, em frente à Prefeitura Municipal de Imbé.

A ação está alinhada ao Programa Estruturante Cidadão Seguro, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

 
Diretor do IGP palestra para alunos do Curso de Formação

Image O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, perito Áureo Luiz Figueiredo Martins, falou nesta tarde (5/05/2009) aos alunos do Curso de Formação do IGP sobre a estrutura da instituição e cada um dos departamentos e suas funções.
O Diretor Áureo Martins iniciou a palestra com um exercício que provocava a atenção dos alunos, salientando “desconfiem das versões, trabalhem com os vestígios”.  Ao apresentar o IGP, explicitando os departamentos (DC, DI, DML e Laboratório de Perícias) e suas tarefas, lembrou como era a instituição, como se encontra e onde pretende chegar, ressaltando ao se dirigir aos alunos: “vocês fazem parte de onde queremos chegar”.  Salientou que o Instituto-Geral de Perícias foi o primeiro órgão de perícia, posteriormente Santa Catarina seguiu o exemplo.
A missão desempenhada pelo IGP foi um dos temas mais pontuados: MISSÃO: Realizar as perícias na área criminal e serviços de identificação no âmbito da Segurança Pública, valendo-se do conhecimento científico para a produção da prova técnica e contribuindo para a concretização da justiça e o desenvolvimento social do Estado do Rio Grande do Sul.
Outros temas que mereceram destaques foram o Complexo do Instituto-Geral de Perícias, as regionais do interior e a certificação digital do IGP, que até o final do ano será o primeiro órgão do RS a portar o certificado.
A Divisão de Pessoal do IGP, representada pela Chefe de Divisão, Maria elenir bastiani e o Chefe-Substituto, Valdir Bruxius, também falou aos alunos sobre a Visão de Futuro do IGP e mostrou no site da instituição os links de legislação, modelos de documento administrativo e ofereceu sugestões de leitura sobre decretos-leis, a Constituição Estadual e a Lei 11.770/02, que tematiza o IGP em cargos e vencimentos.
Amanhã o Curso de Formação segue com palestras dos Diretores dos Departamentos e Laboratório do IGP.
O Curso de Formação consistirá em uma primeira etapa técnico-teórica, e uma segunda etapa específica, com carga horária total, mínima, de 600 (seiscentas) horas-aula, ficando todos os alunos sujeitos exclusivamente ao regime didático e disciplinar do referido curso. Haverá avaliação de desempenho nas duas etapas do treinamento, que deverá se estender até o mês de julho.

 
Começa Curso de Formação do Concurso 2008 do IGP

Em solenidade realizada às 14 horas de hoje (04/05/2009), no Auditório da SSP (Rua Voluntários da Pátria, 1358, 9ºImage andar/Ala Norte) iniciou o Curso de Formação referente à etapa 3 do Concurso Público do Instituto-Geral de Perícias. Recebidos pelo Secretário-Adjunto, Rubens Edison Pinto, e pelo Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins e demais autoridades presentes os alunos foram saudados com boas-vindas. Estiveram também presentes o Chefe de Polícia, Del.João Paulo Martins, o Diretor do Departamento de Ensino da BM, Cel. Sérgio Pastl, o represesentante da FDRH, Fernando Pizzato, a Supervisota Técnica do IGP, Maria Cristina Bottizzo de Farias, diretores dos Departamentos-DML, Débora, Vargas Lima, DC, Eliana Sarrres Pessoa, Chefe do Laboratório e Perícias, Viviane Fassina e o Diretor do Departamento de Identificação, Guilherme Lopes e demais servidores do IGP e associações de classe. 
O Diretor Áureo Martins ressaltou a alegria com que encontrava o auditório lotado com 133 novos servidores. Pontuou as várias etapas que o IGP venceu para chegar ao Curso de Formação, que será ministrado por equipe própria do IGP, salientando a possibilidade de que o momento pudesse representar o embrião da escola de perícia. Nomeou a equipe executiva do curso e previu a formatura para 31/07 e a nomeação e posse dos novos servidores, que forem aprovados, já para agosto devido à urgência da instituição em aumentar seu efetivo, para dar conta da demanda de perícias.
O Secretário-Adjunto da SSP, Rubens Edison Pinto, explicou que devido ao Governo do Estado atingir o déficit zero, se abriu a possibilidade do IGP estar agora recebendo seus novos 133 servidores. Explicou os Programas Estruturantes, detendo-se no Cidadão Seguro, específico para a Segurança Pública, que dispõe  de 462 milhões de reais de recursos. Entre os projetos associados ao programa se encontra o de recomposição dos efetivos, no qual os futuros servidores do IGP estão inseridos.
Nos demais dias 5, 6, 7 e 8 várias palestras darão uma visão geral do Instituto-Geral de Perícias, conforme o cronograma: 2ª feira-14h-Palestra do Secretário-Adjunto da Segurança Pública Rubens Edison Pinto, 16h- Apresentação dos Coordenadores do Curso; 3ª feira-14h- Palestra do Diretor-Geral do IGP Áureo Luiz Figueiredo Martins, 16h- Palestra da Divisão de Pessoal do IGP; 4ª feira- Palestra dos Diretores de Departamentos e Laboratório do IGP ; 5ª feira-Relações Humanas-Psicóloga Cláudia Carvalho, Assistente Social Jarbas Pitaguary e Psicólogo Renato Osíris; 6ª feira- Palestra do Perito Domingos Tochetto – A Importância da Perícia e de sua Autonomia.
O Curso de Formação consistirá em uma primeira etapa técnico-teórica, e uma segunda etapa específica, com carga horária total, mínima, de 600 (seiscentas) horas-aula, ficando todos os alunos sujeitos exclusivamente ao regime didático e disciplinar do referido curso. Haverá avaliação de desempenho nas duas etapas do treinamento, que deverá se estender até o mês de julho. 

 
Hoje é o primeiro dia do Curso de Formação referente à etapa 3 do Concurso Público do IGP

Image Hoje (4/05/2009), às 14 horas, começa o Curso de Formação referente à etapa 3 do Concurso Público do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os alunos serão recebidos pelo Secretário-Adjunto da SSP, Rubens Edison Pinto e pelo Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins.
Nos demais dias 5, 6, 7 e 8, várias palestras darão uma visão geral do Instituto-Geral de Perícias, conforme o cronograma: 2ª feira-14h-Palestra do Secretário-Adjunto da Segurança Pública Rubens Edison Pinto, 16h- Apresentação dos Coordenadores do Curso; 3ª feira-14h- Palestra do Diretor-Geral do IGP Áureo Luiz Figueiredo Martins, 16h- Palestra da Divisão de Pessoal do IGP; 4ª feira- Palestra dos Diretores de Departamentos e Laboratório do IGP ; 5ª feira-Relações Humanas-Psicóloga Cláudia Carvalho, Assistente Social Jarbas Pitaguary e Psicólogo Renato Osíris; 6ª feira- Palestra do Perito Domingos Tochetto – A Importância da Perícia e de sua Autonomia.
O Curso de Formação consistirá em uma primeira etapa técnico-teórica, e uma segunda etapa específica, com carga horária total, mínima, de 600 (seiscentas) horas-aula, ficando todos os alunos sujeitos exclusivamente ao regime didático e disciplinar do referido curso. Haverá avaliação de desempenho nas duas etapas do treinamento, que deverá se estender até o mês de julho. 
Amanhã (5/5) e no dia 6, a Supervisão Técnica do IGP estará recebendo as inscrições dos candidatos, que manifestaram interesse em ocupar vagas disponíveis, e, de terceira chamada, no horário das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18horas, na Rua Voluntários da Pátria, 1358, 3º andar, Ala Norte).
O Concurso Público do IGP foi autorizado na manhã no dia 14 de fevereiro de 2008, pela Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius.

 
<< Início < Anterior | 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 | Seguinte > Final >>

Resultados 1865 - 1872 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664