13 anos!
Home
Perita do IGP receberá treinamento no CODIS a convite da SENASP

ImageA perita químico-forense Trícia Kommers Albuquerque, do Laboratório de Perícias do IGP, representará os laboratórios estaduais brasileiros no treinamento sobre o programa de gerenciamento de perfis genéticos (CODIS-Combined DNA Index System) nos Estados Unidos, a partir do dia 8 de junho, durante a primeira quinzena do mês, sendo acompanhada por um perito criminal da Polícia Federal. 
Após o treinamento do Federal Bureau of Investigation (FBI), os peritos repassarão as informações aos demais colegas brasileiros, através de treinamentos realizados em Brasília, no segundo semestre de 2009, por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o MJ/SENASP e estados brasileiros, com vistas à implantação da REDE INTEGRADA DE BANCOS DE PERFÍS GENÉTICOS.
A indicação da perita surgiu de solicitação do Ministério da Justiça, através da SENASP, ao Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, para que um perito do IGP, da área da genética forense, fosse escolhido para receber o treinamento e multiplicar os conhecimentos aos demais colegas em âmbito nacional.
O treinamento da perita Trícia Kommers Albuquerque foi autorizado pela Governadora Yeda Crusius, no Diário Oficial, do dia 13 de maio, e se alinha ao projeto Modernização e Integração do Sistema de Inteligência da Segurança Pública, do Programa Estruturante Cidadão Seguro, desenvolvido pelo Governo do Estado. Entre os objetivos do projeto se encontra os investimentos  na estruturação e qualificação dos órgãos de segurança pública.

 
IGP/DI vai a 17ª FENADOCE

O Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias/SSP, estará da próxima quarta-feira, 03/06 ao dia 22 Imagede junho na 17ª FENADOCE, na Estande do Governo do Estado, no Centro Internacional de Cultura e Eventos, próximo ao principal trevo de Pelotas, disponibilizando 80 atendimentos por dia.
A equipe de 3 servidores utilizará 2 estações de captura para confecção das carteiras de identidade durante a realização da Feira Nacional do Doce, ponto alto do calendário de Pelotas, a maior cidade da região sul do Rio Grande do Sul. É um evento anual que promove a cultura doceira da cidade, herança da colonização portuguesa e alemã e o desenvolvimento da região para todo o Brasil.

As ações de cidadania do Departamento de Identificação (DI), do IGP/SSP, também estão alinhadas ao Programa Cidadão Seguro, desenvolvido pelo Governo do Estado do RS.

 
SENASP lança o I Prêmio Nacional de MonografiasProfessora Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, através da Coordenação Executiva Nacional da 1º Conferência Nacional de Segurança Pública e do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, lança o concurso intitulado “I Prêmio Nacional de Monografias em Segurança com Cidadania Professora Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza”, com fundamento nos artigos 22, § 4º e 51, § 5º da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993.
O “I Prêmio Nacional de Monografias em Segurança com Cidadania Professora” Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza”, formulado pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), em parceria com o Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, tem por objetivo fomentar a reflexão crítica, o desenvolvimento e a socialização de pesquisas científicas na área de Segurança Pública com Cidadania, considerando o estímulo à participação qualificada da sociedade civil, de trabalhadores e de representantes do Poder Público no processo de concepção e implementação da Política Nacional de Segurança Pública, que orienta e estrutura o Programa Nacional de Segurança com Cidadania do Ministério da Justiça do Brasil.
O I Prêmio Nacional objetiva ainda homenagear a professora Valdemarina Bidone de Azevedo Souza, mestre e doutora em Educação pela PUC/RS, cujo falecimento em 17 de julho de 2007, no acidente com o Airbus 320 da TAM, constituiu uma grande perda para o estudo da segurança pública no Brasil. A professora Valdemarina foi idealizadora da matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Professora da Faculdade de Educação e da Educação a Distância, Valdemarina formou-se em Bioquímica (UFRGS) e Pedagogia (PUCRS). Mestre e Doutora em Educação pela PUCRS, exercia a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia.
Será atribuído prêmio aos 7 (sete) melhores trabalhos monográficos, considerando o primeiro colocado de cada um dos temas indicados no item 2.2, que consistem nos Eixos Temáticos que serão debatidos na 1° Conseg.
Os trabalhos monográficos deverão versar sobre os seguintes temas:
Tema 1 – Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo;
Tema 2 – Financiamento e gestão da política pública de segurança;
Tema 3 – Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;
Tema 4 – Repressão qualificada da criminalidade;
Tema 5 – Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz;
Tema 6 – Diretrizes para o Sistema Penitenciário;
Tema 7- Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimento Emergenciais e Acidentes.

Estarão habilitados a participar do concurso:

1-Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação (Stricto ou Lato Sensu), matriculados nos cursos regulares de Instituições de Ensino Superior, Graduados e Pós-Graduados, Gestores públicos, trabalhadores do sistema de segurança pública e servidores do sistema de justiça;
2-É vedada a participação de servidores, prestadores de serviço e estagiários, bem como de quaisquer pessoas diretamente vinculadas à Coordenação Executiva Nacional, à Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (61) 3429-9530 e pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

 
Servidores do IGP votam princípios e diretrizes para enviar à 1ª Conseg

ImageSeguindo a programação da Conferência Livre dos Servidores do IGP iniciada nesta na manhã (29/05/2009), foi apresentado aos participantes uma metodologia de elaboração de princípios e diretrizes e divididos os grupos para discutir, avaliar e documentar necessidades da área e encaminhar ao Governo Federal.
Os grupos também elegeram os eixos temáticos que serviriam de base à construção do trabalho proposto.
Os eixos temáticos foram os seguintes: eixo 1- Gestão Democrática: controle social e externo, integração e federalismo; eixo 2: Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança e o eixo 3-Valorização Profissional e Otimização das Condições de Trabalho;eixo 4-Repressão Qualificada da  Criminalidade;eixo 5-Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura da Paz e eixo 7-Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes.
Após as elaborações dos grupos, os participantes reuniram-se para votar os princípios e diretrizes produzidos pela Conferência Livre dos Servidores do IGP. O resultado do evento será posteriormente divulgado através de relatório do SINDIPERÍCIAS.
A Conferência Livre dos Servidores do IGP é uma realização do SINDIPERÍCIAS com o apoio do Instituto-Geral de Perícias, com os objetivos de discutir, avaliar e documentar necessidades da área, para encaminhar ao Governo Federal.

 
Conferência Livre dos Servidores do IGP elabora princípios e diretrizes para enviar à 1ª Conseg

A Conferência Livre dos Servidores do IGP iniciada nesta manhã (29/05/2009), no Auditório da Secretaria da SegurançaImage Pública (R. Voluntários da Pátria, 1358, 9º andar, Ala Norte) foi aberta pelo Secretário-Adjunto de Segurança Pública da SSP/RS, Rubens Edison Pinto, como um evento de suma importância para o nosso Estado, pois seu produto irá para Brasília, para o exame dos princípios e diretrizes elencados pelo segmento da perícia gaúcha. O IGP tem uma posição muito importante na segurança do Estado.
A presidente do SINDIPERÍCIAS, Cláudia Bacelar Rita, também registrou o evento como uma nova forma de pensar a segurança pública e foi complementada pelo Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, que reforçou as palavras do secretário-adjunto Rubens Edison Pinto, ao salientar que dessa reunião sairiam os princípios e diretrizes que iriam para as conferências estadual e nacional de segurança pública.
No painel de contextualização da Conferência Nacional de Segurança Pública, o Coordenador de Perícias da SENASP, Edson Wagner de Souza Barroso, falou sobre o surgimento da Conferência Nacional de Segurança Pública, situando suas origens na reflexão de um grupo de pessoas do governo que percebeu ser a democracia representativa ineficaz na solução dos problemas da segurança pública no Brasil, portanto partiram para uma ambientação voltada à participação. Edson Wagner de Souza Barroso ressaltou que o momento da Conferência Livre dos Servidores do IGP seria uma embriogênese da 1ª Conseg.
A representante da sociedade civil na Conferência Nacional da Segurança Pública (CONSEG), Helena Bonumá referiu-se ao evento como um momento histórico para a segurança pública gaúcha, pois esse trabalho será avaliado daqui há vinte anos e terá construído um novo paradigma para a segurança pública, que supera os limites do modelo atual.
A Conferência Livre dos Servidores do IGP é uma realização do SINDIPERÍCIAS com o apoio do Instituto-Geral de Perícias, com os objetivos de discutir, avaliar e documentar necessidades da área, para encaminhar ao Governo Federal.

 
IGP/DI participa da Ação Global em Sapiranga

ImageNeste sábado, 30/05/2009, o Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias/SSP participa da 16ª edição do projeto AÇÃO GLOBAL, em Sapiranga, das 9h. às 17 horas, no parque do SESI, Av. 20 de setembro, 6471, Bairro Amaral Ribeiro.
A equipe do DI/IGP será de 19 servidores e estará equipada com 3 veículos e 15 computadores, disponibilizando 300 atendimentos e contribuindo para o mutirão de serviços gratuitos à população, que acontecerá concomitantemente em 32 localidades do Brasil.
A iniciativa do SESI e da TV Globo também está alinhada aos Programas Estruturantes desenvolvidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul no que se refere aos atendimentos nas áreas de cidadania, educação, saúde, esporte, cultura e lazer às comunidades carentes.

 
<< Início < Anterior | 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 | Seguinte > Final >>

Resultados 1841 - 1848 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664