13 anos!
Home
IGP entrega mais uma viatura ao posto de Criminalística de Pelotas

O Chefe da Divisão de Perícias do Interior do Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias, perito ImageAlexandre Denega, entregou mais uma viatura ao Posto Regional do DC de Pelotas (Rua 15 de Novembro, 776) às 14 horas, do dia 29 de junho.
No dia 18 de junho, também foram entregues viaturas aos postos de Criminalística de Santa Maria e Passo Fundo.
Os veículos repassados aos municípios fazem parte das 16 viaturas entregues pela Governadora Yeda Crusius ao Instituto-Geral de Perícias, em solenidade realizada na terça-feira, 9 de junho, em frente ao Palácio Piratini. A iniciativa integra o projeto de renovação da frota de veículos da Segurança Pública, que faz parte do Programa Estruturante Cidadão Seguro, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de reposição e o aumento gradual da oferta de veículos, de forma sistemática e baseada em critérios técnicos.

 
Diretores do Sindiperícias-RS são eleitos para irem a Brasília na Conferência Nacional da Segurança

Nas datas de 03, 04 e 05 de julho, a Diretoria do Sindiperícias-RS esteve presente e atuante na Conferência Estadual da Segurança Pública que ocorreu na PUCRS. A Presidente do Sindiperícias-RS Claudia Bacelar Rita e a 1ª Secretária Adriana Nunes Wolffenbüttel foram eleitas como representantes da Perícia Oficial do Rio Grande do Sul para participarem da Conferência Nacional em Brasília em 27 e 28 de agosto de 2009. A perícia do Rio Grande do Sul irá participar com 04 representantes. Os outros dois colegas do IGP são: Eduardo Lima Silva e Rodrigo Leffa Vieira. O Sindiperícias-RS também obteve votos, sendo o orador representante dos trabalhadores da segurança pública na mesa de abertura dos trabalhos na Conferência Estadual. A  oradora foi Adriana Nunes Wolffenbüttel, com o seguinte discurso: "Boa tarde a todos:

Cumprimentando o Exmo. Ministro da Justiça Dr. Tarso Genro, cumprimento todas as autoridades federais;

Cumprimentando a Exma. Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Dra. Yeda Crusius, cumprimento todas as autoridades do Estado e as demais autoridades integrantes da mesa e do auditório;

Sociedade Civil;

Trabalhadores da Segurança Pública.

É com muita satisfação que os trabalhadores em Segurança Pública se fazem representar nesta mesa de abertura da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

Temos a consciência que estamos participando de um importante processo único e inédito que é a elaboração de uma política de segurança pública de Estado, e não de governo.

Desde sua descoberta nunca o país Brasil teve esta preocupação.
Os efeitos são os que temos hoje ...

Constatamos, no nosso dia a dia, que a responsabilidade do resultado das políticas públicas em segurança pública sobrecaem muito intensamente nos trabalhadores da área.

Sabemos que nós, trabalhadores de segurança pública, juntamente com o Poder Público e a Sociedade Civil, somos um elo integrante do processo. Elo importante e indispensável.

Por isto estamos aqui. Queremos com nossa vivência e conhecimento técnico nos manifestar.

Os trabalhadores de Segurança Pública entendem que a maximização de sua atividade exige o amparo de tres áreas: um tripé.

1° Formação do trabalhor, isto é: cursos de aperfeiçoamento, reciclagem, pós-graduação;

2° Condições materiais e humanas, ou seja: equipamentos, instalações físicas e tecnológicas, n.° de trabalhadores suficiente para a demanda e amparo a sua saúde física e psicológica, bem como ter assegurado o direito a aposentadoria especial, pois todos sabemos que nosso trabalho é especial;

3° Remuneração digna, padronizada nacionalmente e compatível com a função desempenhada.

Desde os primórdios o homem se reuniu em comunidade para assegurar sua segurança. Hoje esta comunidade chama-se Estado. Sabemos que nossa função não pode ser delegada, é uma função de Estado.

Comungamos da idéia que segurança pública faz-se com serviço de inteligência e estratégia, apoiado na cidadania, e não apenas com o uso da força.

Atuamos em todas as áreas, campos e âmbitos, sejam: municipal, estadual e federal.

Por fim declaramos que os trabalhadores de segurança pública tem ciência que o objetivo de seu trabalho é o cidadão, o povo brasileiro.

Nós, policiais civis, policiais militares, policiais rodoviários federais, policiais federais, guardas municipais, agentes penitenciários, perícia oficial civil e criminal, desejamos uma profícua Conferência a todos.

Obrigada. "

Fonte: Site Sindiperícias

 
IGP integra Grupo de Peritos Independentes Para a Prevenção da Tortura e da Violência Institucional

A Diretora do Departamento Médico-Legal, médica-legista Débora Vargas de Lima, e a perita criminal Heloísa Helena Kuser, do Departamento de Criminalística, do Instituto-Geral de Perícias/RS, integram o Grupo Multidisciplinar de Peritos Independentes para a Prevenção da Tortura e da Violência Institucional, instituído no último dia 25 (Junho de 2009), através de portaria assinada pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
A iniciativa inédita e permanente tem uma composição de 29 peritos independentes, de renome nas áreas das perícias criminal, médico-legal, odonto-legal, psicólogos e psiquiatras, prontos para atuar como apoio nos estados, em casos concretos de tortura e violência policial, quando solicitados. O grupo também dará cursos a especialistas das polícias estaduais brasileiras, com o objetivo de criar padrões internacionais para o combate a esses crimes.
O objetivo da Secretaria Especial dos Direitos Humanos ao criar o Grupo Multidisciplinar é a materialização das provas, pois as evidências de crime policial são difíceis de se identificar e recolher devido aos agressores não encaminharem as vítimas aos IMLs ou DMLs e Departamentos de Criminalística e, quando levam, suas presenças as intimidam. Assim, o Grupo servirá de ferramenta no impedimento ao crime de violência institucional.
Além da criação do Grupo Multidisciplinar, também houve o lançamento do Curso de Perícia em Local de Crime de Tortura e Execução de Custodiado no dia 25 de junho, às 11 horas, no Auditório da Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Complexo da Polícia Civil, Prédio Central, SAISO-Q2, na solenidade aluisiva ao Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. A portaria de criação do Grupo Multidisciplinar, com toda a nominata de seu integrantes foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de junho de 2009.

 
Cursos de oferecidos pelo PRONASCI/MJ
O Instituto-Geral de Perícias informa que encontram-se abertas as inscrições para o I Curso de Pós-Graduação em Administração Pública com ênfase em Criminalística e para o I Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Informática Forense, disponibilizados pelo Ministério da Justiça, através do PRONASCI e da Diretoria de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento Pessoal em Segurança Pública . Esta ação é uma iniciativa da Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão dos Institutos de Criminalística e das Polícias Científicas do Brasil.

Maiores informações podem ser obtidas nos endereços abaixo:

I Curso de Pós-Graduação em Administração Pública com ênfase em Criminalística
http://www.ebape.fgv.br/pronasci

I Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Informática Forense
http://www.ene.unb.br/pagina.php?id=37
 
Conferência Estadual da Segurança elege representantes do setor e da sociedade civil
ImageA Conferência Estadual da Segurança Pública encerrou-se neste domingo (05), em Porto Alegre. Após três dias de debates, foram definidos pelos participantes sete princípios e 21 diretrizes , a serem encaminhadas para a Conferência Nacional, que acontece de 27 a 30 de agosto próximo em Brasília/DF.

A Conferência gaúcha também escolheu os 37 representantes do segmento e os 36 da Sociedade Civil . Os representantes do Poder Público serão escolhidos obedecendo critérios do Ministério da Justiça.

Site SSP-06/07/2009  10:51

 
Conferência Estadual da Segurança define princípios e diretrizes para evento nacional

Os segmentos dos trabalhadores em Segurança, da sociedade civil e do Poder Público do Rio Grande do Sul Imageconheceram, no início da tarde deste domingo (5), os princípios e diretrizes que serão levados à Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), de 27 a 30 de agosto, em Brasília.

A definição do pensamento macro dos participantes do evento estadual ocorreu no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, onde foram escolhidos os sete princípios e 21 diretrizes que nortearam os trabalhos da Conferência Estadual, iniciada na última sexta-feira (3).
Os mais de 700 participantes dos cerca de 1.100 inscritos elegeram também 37 representantes dos trabalhadores em Segurança e 36 da sociedade civil . Já os representantes do Poder Público serão escolhidos de acordo com critérios exclusivos do Ministério da Justiça.

O secretário Edson Goularte elogiou a participação dos gaúchos, afirmando que o Estado sempre esteve na vanguarda das discussões em diferentes áreas, em especial na Segurança. Ressaltou que o governo do Estado, por meio do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br), busca a qualificação do segmento com seis projetos que estão recebendo mais de R$ 462 milhões em investimentos.

"A governadora Yeda Crusius, desde o Plano de Governo, havia elegido segurança como prioridade. Acreditamos e referendamos isso, pois nossas polícias são as melhores do país e com resultados administrativos e operacionais de excelência", frisou Goularte.

Ao todo, sete eixos temáticos estiveram no centro das discussões:  Gestão democrática: controle social e externo, integração e Federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança;  Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz; Diretrizes para o sistema penitenciário; e Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Fonte: Site do Estado

05/07/2009  16:57

 
<< Início < Anterior | 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 | Seguinte > Final >>

Resultados 1817 - 1824 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664