13 anos!
Home
Segurança Pública presta esclarecimentos sobre caso da Fazenda Southall

O secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, disse na tarde desta sexta-feira (28) que o governo gaúcho, por meio da SSP e vinculadas, pratica "a estratégia da verdade e objetiva não deixar sem informações a sociedade". A fala ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na sede do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, para esclarecer o andamento das investigações sobre a morte de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, em recente ação de reintegração de posse na Fazenda Southall, em São Gabriel.
Edson Goularte frisou que “desde o primeiro momento o Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Defensoria Pública assumiram por completo suas responsabilidades na elucidação do fato, dispensando o concurso de outras instituições e esferas de poder distintas do Estado”.
O titular da segurança pública gaúcha destacou também que a Brigada Militar não pactua e nunca pactuou com nenhum tipo de violência e disse considerar que após uma longa série de operações de reintegração, sempre no cumprimento de decisões judiciais, pela primeira vez a fatalidade esteve presente. "A oitiva dos principais envolvidos se processou de forma inédita e simultânea pelos diversos órgãos públicos envolvidos na operação, possibilitando a rápida definição da autoria e o ganho na aceleração do processo, sem prejuízo aos demais passos que ainda serão tomados pelos encarregados dos inquéritos em andamento”, afirmou Goularte.

Acompanhado do comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, do subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder, do subprocurador-geral de Justiça, Luiz Carlos Zionkowski, além de outras autoridades ligadas à cúpula da segurança, Goularte finalizou pontuando que todas as regras dos processos vêm sendo observadas e que as mesmas serão levadas até o fim, com a necessária transparência e rigor jurídico.

Após a fala do secretário o comandante-geral da BM, João Carlos Trindade Lopes, leu uma Nota Oficial onde afirma que o autor do disparo já foi identificado, tratando-se de um soldado da Brigada Militar. Conforme a nota, o praça assumiu a autoria em depoimento colhido durante o Inquérito Policial Militar (IPM) e também no inquérito instaurado pela Polícia Civil, ambos ainda em andamento.

A íntegra da nota pode ser acessada no link desta matéria, que já está no site www.ssp.rs.gov.br .

 
Perícia Oficial é destaque na CONSEG

Da esquerda para a direita: Eduardo, Cláudia, Áureo, Adriana e LeffaTrabalho de articulação da perícia oficial brasileira destaca proposta de autonomia da perícia na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – Conseg, ocorrida no período de 27 a 30 de agosto, em Brasília. A Diretriz prioritária da perícia oficial, inserida no Eixo 4 – Repressão Qualificada – propõe “promover a autonomia e a modernização dos órgãos periciais criminais, por meio de orçamento próprio, como forma de incrementar sua estruturação, assegurando a produção isenta e qualificada da prova material, bem como o princípio da ampla defesa e do contraditório e o respeito aos direitos humanos”.

A mobilização dos representantes da Perícia de todos os estados do Brasil eleitos e indicados nas etapas estaduais do evento buscou esclarecer os participantes dos três segmentos – trabalhadores, gestores e sociedade civil organizada – sobre a importância da autonomia da perícia para o fortalecimento da prova científica. Como recursos de divulgação foram utilizados baners, blimp, panfletos, adesivos e camisetas. Os debates foram acirrados e o foco na autonomia foi mantido em todas as fases de interação, alcançando uma aceitação expressiva pelos três segmentos e refletindo o reconhecimento da sociedade, o que levou a Diretriz dos peritos ao patamar de segunda mais votada do evento, alcançando a posição de mais votada do Eixo 4-Repressão Qualificada, em meio a mais de 400 propostas existentes, com 1094 votos.

O resultado positivo do trabalho realizado em todas as etapas da Conseg (conferências municipais, estaduais, livres, virtuais e fóruns de discussão) representa o coroamento de uma luta histórica, a busca da aprovação da autonomia dos órgãos periciais no Congresso Nacional, modelo já adotado pela Constituição Estadual do Rio Grande do Sul desde 1989.

Com a autonomia da perícia oficial, o interesse da sociedade, que é o objetivo final do trabalho dos peritos, será priorizado por meio de uma perícia isenta e qualificada, em prol da verdade real, do respeito às garantias individuais e do atendimento igualitário a todas as camadas sociais.

O Instituto-Geral de Perícias participou da Conseg, sendo representado pelo seu Diretor-Geral, Perito Criminalístico Engenheiro Áureo Luiz Figueiredo Martins, e pelos trabalhadores eleitos na etapa estadual, Perito Criminalístico Eduardo Lima Silva, Papiloscopista Rodrigo Leffa Vieira, Fotógrafa Criminalística Cláudia Bacelar Rita e Perito Química Toxicologista Adriana Nunes Wolffenbüttel.

 
A partir de amanhã IGP/DI estará presente na 32ª Expointer

ImageAmanhã (29/08/2009), o Instituto-Geral de Perícias, através do Departamento de Identificação, estará na 32ª Expointer, em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil disponibilizando os serviços de emissão de carteiras de identidade, atestado de antecedentes e computadores para o agendamento eletrônico de CIs, permanecendo até o final do evento em 6 de setembro.
O stand do IGP terá duas estações de captura completas e quatro funcionários, atendendo ao público durante o horário de funcionamento do evento.
O agendamento eletrônico de CIs, 1ª e 2ª vias, o mais novo serviço do IGP/DI foi implantado em 15 de dezembro de 2008, em Porto Alegre, como projeto piloto, no Posto de Identificação da Av. Azenha, 255. Com o sucesso obtido foi estendido em 6 de abril de 2009 para os postos de identificação Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, e no último 12 de agosto para mais 30 municípios do interior.
O agendamento via internet obedece à seguinte sistemática: o usuário deve acessar a página do site do IGP (www.igp.rs.gov.br), à esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clica em cima e será aberta a página do Tudo Fácil Eletrônico, Agendamento de Serviços, na qual, à direita, se encontra a opção agendamento da carteira de identidade-agende aqui.  Será solicitado o preenchimento de dados do usuário e oferecidas as possibilidades de escolher o dia e horário do seu agendamento. Após o registro das informações, clique ao pé da página, em agendar.
No site do Tudo Fácil Eletrônico (www.tudofacil.rs.gov.br), clica-se no link cidadão, posteriormente, no link documentos e clique em carteira de identidade-informações, à direita da página, surgirá o link indicativo, agende agora.  Ao clicar no agende agora, novamente à direita da página, surge o link agendamento de carteira de identidade - clique em agende aqui surgirá outra página, que, tal como no site do IGP, solicitará os dados do usuário e oferecerá opções de agendamento. O restante do processo ocorre da mesma forma descrita acima.
Após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação para efetivar a confecção da carteira de identidade no modelo digital.
O serviço oferecido pelo IGP/DI é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, e, no País, figura entre os pioneiros.

 
IGP/DI vai a Rosário do Sul

O Instituto-Geral de Perícias, através do Departamento de Identificação (DI), estará no próximo dia 29 (agosto de Image2009), em Rosário do Sul, com mutirão de confecção de carteiras de identidade, para a comunidade carente da cidade.
A equipe do DI será de seis servidores e levarão de equipamento duas estações de captura. A previsão de atendimento é de 120 carteiras de identidade.
As ações estão alinhadas ao Programa “Cidadão Seguro”, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que inclui iniciativas voltadas ao desenvolvimento da cidadania.

 
NOTA OFICIAL DO INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS

O Instituto-Geral de Perícias (IGP), em relação às solicitações de perícias e aos materiais a elas atinentes, todas relativas ao episódio em que foi vitimado o Sr. Elton Brum da Silva, durante a operação de reintegração de posse na Fazenda Southall, em São Gabriel, vem a público informar:

1. No dia 21 de agosto de 2009 foi realizada a necropsia pelo Posto Médico-Legal de São Gabriel, cujo Laudo de n° 42-52/2009 já foi encaminhado à Autoridade Policial;

2. No dia 24 de agosto de 2009, foram recebidos do corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Rogério Machado Porto, 15 armas de caça de calibre 12 e quatro estojos, material esse sob exame no Departamento de Criminalística, com sede em Porto Alegre;

3. No dia 24 de agosto de 2009, foi solicitado pelo delegado de Polícia Laurence de Moraes Teixeira, da Delegacia de Polícia de São Gabriel, um Levantamento Pericial na área reintegrada, o qual foi realizado na data de 25 de agosto de 2009 pelos peritos do Posto de Criminalística de Santa Maria;

4. No dia 26 de agosto de 2009, foram recebidas do delegado de Polícia Laurence de Moraes Teixeira oito esferas de chumbo, duas buchas de papel, uma bucha plástica e peças de roupa da vítima, material esse sob exame no Departamento de Criminalística e no Laboratório de Perícia, ambos com sede em Porto Alegre;

5. No dia 26 de agosto de 2009, foram recebidas do corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Rogério Machado Porto, mídias de DVD com imagens relativas à operação que visava ao cumprimento do mandado de judicial de reintegração de posse na Fazenda Southall, material esse sob exame no Departamento de Criminalística.


De posse desses materiais, o Instituto-Geral de Periciais realizará as análises e testes requisitados pelas autoridades citadas no mais breve período de tempo possível, em regime de prioridade, de acordo com o rigor técnico-científico, a isenção, a imparcialidade e a independência que caracterizam esta Instituição, cujos Laudos correspondentes serão encaminhados, a seu tempo, aos órgãos solicitantes.

Perito Áureo Luiz Figueiredo Martins
Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias

 
Diretor-Geral do IGP recebe o novo Coordenador da Seccional da CAGE junto à SSP

ImageO Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, e o Diretor Administrativo, Eduardo Lima e Silva receberam nesta manhã, (25/08/2009), o Agente Fiscal do Tesouro do Estado, Tarcísio de Conto e o Técnico do Tesouro do Estado, Júlio Cesar Malheiros Mello.
Tarcísio de Conto substituirá o técnico Júlio Cesar Malheiros Mello como Coordenador da Seccional da CAGE junto à SSP.  No que se refere ao IGP, pelo terceiro ano consecutivo a Tomada de Contas das dotações orçamentárias do Instituto-Geral de Perícias obteve parecer aprovando a execução orçamentária e o resultado das operações referentes ao exercício 2008, sem ressalvas.
Compõem a auditoria o acompanhamento da execução orçamentária da despesa durante o exercício; a verificação prévia, concomitante e subseqüente dos atos da execução orçamentária e extraorçamentária; o controle contábil dos direitos e obrigações oriundos de ajustes, convênios e contratos; o confronto das prestações de contas com os documentos comprobatórios; e as auditorias realizadas.

 
<< Início < Anterior | 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 | Seguinte > Final >>

Resultados 1761 - 1768 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664