
O Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias implantou a carteira de identidade digital em dezembro de 2006, mas foi a partir de 2007 que a emissão do documento teve um crescimento exponencial. Hoje, atinge a cifra de dois milhões, 258 mil e quatrocentas e vinte e cinco carteiras emitidas pelo processo de identificação totalmente digital.
A digitalização do documento possibilitou também um incremento à interiorização do DI/IGP, dando origem à implantação de 56 postos regionais on-line e em breve 57, com a inclusão da Regional de Capão da Canoa prevista para maio, mais 249 postos de Identificação onde o serviço de cadastramento é on-line, distribuídos pelo Interior do Estado. Outros 173 postos de identificação ainda são manuais, mas o encaminhamento da carteira de identidade é digital, obedecendo aos mesmos critérios de segurança.
Em Porto Alegre, temos quatro postos on-line: Departamento de Identificação (DI), Av. Azenha, 255, de 2ª a 6ª-feira das 7h às 18h30min. Tudo Fácil Centro-Av. Borges de Medeiros, 521 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Fones: (51) 3224-1924 / 3228-1270, Tudo Fácil Zona Norte-Rua Domingos Rubbo, 51 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Em frente ao Hospital Cristo Redentor. Fones: (51) 3337-0375/ 3342-9509; Posto da Restinga (16ª DP)-Estrada João Antônio da Silveira, 2145 - Bairro Restinga - de 2ª a 6ª-feira das 9h às 14h30min. Fone: (51) 3250-1190.
O serviço prestado pelos postos on-line é totalmente informatizado, com captura das digitais, fotos e assinatura.
Entre as vantagens oferecidas pela digitalização da carteira de identidade podemos citar: um aumento de laudos positivos, ou seja, em que as digitais obtidas em objetos ou locais de crime são cruzadas com um banco de dados e identificados os suspeitos, a agilidade na confecção das carteiras, a criação do agendamento eletrônico, o acompanhamento da confecção pela internet e pelo n 0800-642-6222 e a possibilidade de emissão de atestado de antecedentes via internet. A média mensal de carteiras de identidade atualmente é de 56.460 emissões, do atestado de antecedentes é de 36.500 e a coleta de impressões digitais em casos de roubo, furto de veículo e arrombamento de 490 identificações.
O Banco de Dados do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias possui um arquivo de treze milhões (13.000.000) de fichas datiloscópicas digitalizadas, incluindo fotos e impressões digitais, que deu origem ao Sistema de Consultas Integradas, através do qual delegacias e postos policiais obtém pela internet fotos, digitais, assinatura e dados dos investigados.
A implantação do Agendamento Eletrônico via internet, como projeto piloto em Porto Alegre no dia 15 de dezembro de 2008, nos PIs Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, trouxe a possibilidade de oferecer aos usuários um atendimento diferenciado, onde a celeridade do atendimento faz a diferença, facilitando aqueles que procuram os serviços pertinentes à Carteira de Identidade. Hoje, a modalidade é responsável por trinta por cento (30%) dos atendimentos de carteiras de identidade. A partir de 12 de agosto de 2009 o agendamento eletrônico de carteiras de identidade foi estendido aos seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.
Nos projetos Verão Legal, Rua da Cidadania e outros, o Departamento de Identificação do IGP comparece oferecendo a possibilidade de um serviço ágil, que possibilita às comunidades carentes o seu documento de cidadania, o que se traduz na grande afluência de público sempre manifestada nesses eventos.
As possibilidades oferecidas pela digitalização do documento de identidade não se esgota nos exemplos citados, mas pode se ampliar, inclusive para eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de 2014, colaborando com a identificação do intenso afluxo de publico, que se observará entre turistas, autoridades de outros países e até mesmo celebridades.
A carteira de identidade digital eletrônica materializou um avanço em diversos aspectos como: 1-a segurança-fim do uso de certidões de nascimento falsas. Antes da emissão de cada novo documento é feita checagem eletrônica das digitais no banco de dados, verificando se o indivíduo já está no cadastro; 2-fim do furto e roubo de espelhos, utilizados para falsificação de carteiras com características de verdadeira; 3-Introdução de novos elementos de segurança, dificultando a falsificação; 4-a qualidade: atendimento e informação-os postos do IGP foram modernizados e reaparelhados com a instalação de softwares e equipamentos de captação de imagens e processamento de dados de última geração. O banco de dados é atualizado de forma automática com a emissão de cada documento; 5-a Investigação Criminal-Identificação de criminosos pelas impressões digitais: 6-Comparação eletrônica com os indivíduos cadastrados no banco de dados; 7-Identificação em jogos de futebol e eventos em geral: Videomonitoramento com o sistema de reconhecimento facial. As imagens das câmeras de rua também serão integradas ao sistema e à Informação Integrada-que como já foi destacado se tornou disponível para todos os postos do IGP, delegacias e postos policiais através do Consultas Integradas da SSP. Todos os servidores cadastrados podem obter pela internet fotos, digitais, assinatura e dados dos investigados.