13 anos!
Home
Alunos papiloscopistas do IGP fazem seus primeiros atendimentos
ImageOs alunos papiloscopistas do Curso de Formação do Instituto-Geral de Perícias tiveram a oportunidade de experienciar no último sábado (10/04/2010) um evento de atendimentos de carteiras de identidade do Departamento de identificação (DI) do IGP.
Onze alunos acompanhados dos instrutores, Eduardo Lourenço e Hari Spaniol, efetuaram 106 encaminhamentos de carteira de identidade, na Escola Estadual Anita Garibaldi na Morada do Vale II, município de Gravataí.
O Curso de Formação do IGP iniciou no dia 1º de março com a aula inaugural do  secretário-adjunto da Segurança Pública, Rubens Edison Pinto, na sede da Fundação de Recursos Humanos, na Avenida Praia de Belas, 1595, na Capital.
Os alunos fazem parte da segunda turma de candidatos aprovados no Concurso Púbico realizado pelo Instituto-Geral, em 2008.
 
IGP recebe representantes do Exército
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, recebeu nesta tarde, 15/04/2010, o Major ImageCarlos Emanuel de Souza Santos e o Tenente Valmir da Silveira Bialva, do Comando da 3ª Região Militar.
A visita teve por objetivo conhecer melhor o IGP e particularmente a dinâmica do Departamento de Identificação e a carteira de identidade digital.
Na próxima quinta-feira, 22, o Major Carlos Emanuel de Souza Santos e o Tenente Valmir da Silveira Bialva serão recebidos pelo Diretor do Departamento de Identificação, Guilherme Lopes, para conhecerem as instalações do Sistema Único de Emissão de Carteiras de Identidade.
 
Departamento de Identificação do IGP participa das comemorações dos 124 anos de Taquara

ImageNo próximo dia 17, o Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias estará em Taquara participando das comemorações dos 124 anos do município.
Uma equipe de 6 servidores atenderá das 9h às 17 h, no Posto de Identificação (Rua Guilherme Lahm, 1476), disponibilizando 120 atendimentos para carteiras de identidade.
Para a confecção da carteira de identidade é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento (original ou autenticada em cartório). Opcionalmente, o CPF e o PIS/PASEP podem ser inseridos na C.I, desde que apresentados os documentos originais.

 
AGAPEL homenageia perito odonto-legista

A Associação Gaúcha dos Peritos Legistas RS (AGAPEL) homenageou o perito odonto-legista José Sibemberg na tarde deImage12/04/2010, dando seu nome à sala do Serviço de Odontologia Legal do Departamento Médico Legal de Porto Alegre.
A data foi escolhida por assinalar os 37 anos da existência do serviço no Rio Grande do Sul e também os 12 anos de criação da Associação Gaucha dos Peritos Legistas (AGAPEL).
A iniciativa do Dr. José Sibemberg, que em 1972 teve o primeiro contato com a Secretaria de Segurança, deu origem ao serviço de Odontologia Legal em 1973.

 
IGP atualiza Protocolo Geral de Perícias
A partir de amanhã, 13/04/2010, O Instituto-Geral de Perícias passa a contar com a versão 7.5 do Protocolo Geral de Perícias (PGP). Será atualizado o arquivo executável do sistema e a conexão do sistema PGP com o servidor de aplicativo de comunicação de todas as máquinas do IGP (DC, DML, DI, DG e LGP), interior e capital. A inovação será implantada em cerca de 400 computadores.
Serão 42 intervenções no sistema para implementar solicitações feitas pelos departamentos, correções de problemas e melhorias para facilitar o uso pelo usuário, entre outras.
Entre as principais melhorias, pode-se citar: a possibilidade de associação do nome do indivíduo nas requisições do DC; será necessária apenas uma pesquisa de documentos, o sistema procura automaticamente nas listas de protocolos e aditamentos; os combos de seleção estão mais limpos, oferecendo somente as opções possíveis a cada caso; a tabulação dos formulários está mais adequada à necessidade do serviço e as teclas de atalho foram customizadas para dar mais eficiência à digitação; o sistema faz as atualizações no banco de dados de forma automática, sem a necessidade de o usuário comandá-las entre inserções de informações e foi feita uma melhoria nos relatórios para evitar o uso de mais de uma folha, promovendo a economia de papel.
A modificação deverá ocorrer de modo automático sob supervisão da Procergs e da área da Tecnologia da Informação do Instituto-Geral de Perícias.
 
Emissão de carteiras de identidade digitais pelo IGP se aproxima de 2 milhões e meio de documentos
ImageO Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias implantou a carteira de identidade digital em dezembro de 2006, mas foi a partir de 2007 que a emissão do documento teve um crescimento exponencial. Hoje, atinge a cifra de dois milhões, 258 mil e quatrocentas e vinte e cinco carteiras emitidas pelo processo de identificação totalmente digital.
A digitalização do documento possibilitou também um incremento à interiorização do DI/IGP, dando origem à implantação de 56 postos regionais on-line e em breve 57, com a inclusão da Regional de Capão da Canoa prevista para maio, mais 249 postos de Identificação onde o serviço de cadastramento é on-line, distribuídos pelo Interior do Estado. Outros 173 postos de identificação ainda são manuais, mas o encaminhamento da carteira de identidade é digital, obedecendo aos mesmos critérios de segurança.
Em Porto Alegre, temos quatro postos on-line: Departamento de Identificação (DI), Av. Azenha, 255, de 2ª a 6ª-feira das 7h às 18h30min. Tudo Fácil Centro-Av. Borges de Medeiros, 521 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Fones: (51) 3224-1924 / 3228-1270, Tudo Fácil Zona Norte-Rua Domingos Rubbo, 51 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Em frente ao Hospital Cristo Redentor. Fones: (51) 3337-0375/  3342-9509; Posto da Restinga (16ª DP)-Estrada João Antônio da Silveira, 2145 - Bairro Restinga - de 2ª a 6ª-feira das  9h às 14h30min. Fone: (51) 3250-1190.
O serviço prestado pelos postos on-line é totalmente informatizado, com captura das digitais, fotos e assinatura.
Entre as vantagens oferecidas pela digitalização da carteira de identidade podemos citar: um aumento de laudos positivos, ou seja, em que as digitais obtidas em objetos ou locais de crime são cruzadas com um banco de dados e identificados os suspeitos, a agilidade na confecção das carteiras, a criação do agendamento eletrônico, o acompanhamento da confecção pela internet e pelo n 0800-642-6222 e a possibilidade de emissão de atestado de antecedentes via internet. A média mensal de carteiras de identidade atualmente é de 56.460 emissões, do atestado de antecedentes é de 36.500 e a coleta de impressões digitais em casos de roubo, furto de veículo e arrombamento de 490 identificações.
O Banco de Dados do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias possui um arquivo de treze milhões (13.000.000) de fichas datiloscópicas digitalizadas, incluindo fotos e impressões digitais, que deu origem ao Sistema de Consultas Integradas, através do qual delegacias e postos policiais obtém pela internet fotos, digitais, assinatura e dados dos investigados.
A implantação do Agendamento Eletrônico via internet, como projeto piloto em Porto Alegre no dia 15 de dezembro de 2008, nos PIs Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, trouxe a possibilidade de oferecer aos usuários um atendimento diferenciado, onde a celeridade do atendimento faz a diferença, facilitando aqueles que procuram os serviços pertinentes à Carteira de Identidade. Hoje, a modalidade é responsável por trinta por cento (30%) dos atendimentos de carteiras de identidade.  A partir de 12 de agosto de 2009 o agendamento eletrônico de carteiras de identidade foi estendido aos seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.
Nos projetos Verão Legal, Rua da Cidadania e outros, o Departamento de Identificação do IGP comparece oferecendo a possibilidade de um serviço ágil, que possibilita às comunidades carentes o seu documento de cidadania, o que se traduz na grande afluência de público sempre manifestada nesses eventos.
As possibilidades oferecidas pela digitalização do documento de identidade não se esgota nos exemplos citados, mas pode se ampliar, inclusive para eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de 2014, colaborando com a identificação do intenso afluxo de publico, que se observará entre turistas, autoridades de outros países e até mesmo celebridades.
A carteira de identidade digital eletrônica materializou um avanço em diversos aspectos como: 1-a segurança-fim do uso de certidões de nascimento falsas. Antes da emissão de cada novo documento é feita checagem eletrônica das digitais no banco de dados, verificando se o indivíduo já está no cadastro; 2-fim do furto e roubo de espelhos, utilizados para falsificação de carteiras com características de verdadeira; 3-Introdução de novos elementos de segurança, dificultando a falsificação; 4-a qualidade: atendimento e informação-os postos do IGP foram modernizados e reaparelhados com a instalação de softwares e equipamentos de captação de imagens e processamento de dados de última geração. O banco de dados é atualizado de forma automática com a emissão de cada documento; 5-a Investigação Criminal-Identificação de criminosos pelas impressões digitais: 6-Comparação eletrônica com os indivíduos cadastrados no banco de dados; 7-Identificação em jogos de futebol e eventos em geral: Videomonitoramento com o sistema de reconhecimento facial. As imagens das câmeras de rua também serão integradas ao sistema e à Informação Integrada-que como já foi destacado se tornou disponível para todos os postos do IGP, delegacias e postos policiais através do Consultas Integradas da SSP. Todos os servidores cadastrados podem obter pela internet fotos, digitais, assinatura e dados dos investigados.
 
<< Início < Anterior | 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 | Seguinte > Final >>

Resultados 1577 - 1584 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664