13 anos!
Home
Comemorações dos treze anos do IGP encerram com entrega de medalhas

ImagePrestigiada por um grande público as comemorações dos Treze Anos do IGP encerraram na tarde do último 20 de agosto (20/08/2010) com a entrega de medalhas aos homenageados pelo Instituto-Geral de Perícias, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Setembro, 1020-Praça da Alfândega-Centro-Porto Alegre.
A solenidade de Entrega das Medalhas se desenvolveu na seguinte ordem:
15h às 16h-Solenidade de Entrega das Medalhas Instituto-Geral de Perícias;
16h às 16h20min- Solenidade de Entrega das Medalhas de Mérito Pericial;
16h20min às 17h- Solenidade de Entrega das Medalhas de Serviço Pericial.
A Medalha Instituto-Geral de Perícias foi conferida às pessoas que se distinguiram por serviços relevantes prestados à causa pericial.
A Medalha do Mérito Pericial foi conferida aos servidores que se destacaram por atuação relevante em objeto de serviço.
A Medalha do Serviço Pericial foi conferida aos funcionários e pessoas da sociedade civil, por seus méritos, condutas e relevantes serviços prestados, que colaboraram para o desenvolvimento da causa pericial, no âmbito do Instituto-Geral de Perícias, que se dividiu em serviço pericial 20 Anos e relativa ao implemento do tempo necessário à aposentadoria, com permanência em atividade.
As medalhas do Instituto-Geral de Perícias foram instituídas pelo Decreto Estadual Nº. 43.941, de 25 de julho de 2005.
Após a entrega das medalhas, às 17 horas, houve um coquetel de encerramento das comemorações dos Treze Anos do IGP.

Confira os homenageados clicando aqui.

 
IGP inaugura novo Posto de Identificação em Cachoeirinha
ImageNesta manhã, 23/08/2010, foi inaugurado o novo Posto de Identificação de Cachoeirinha, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda do município e o Instituto-Geral de Perícias, através do Departamento de Identificação. As instalações ficam junto à Agência Municipal de Trabalho e Emprego, no prédio da Prefeitura-acesso pela Rua Tamoios, e, a partir de hoje, já está recebendo agendamento eletrônico.
Para o Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, o novo posto é motivo de muita alegria, pois irá aumentar consideravelmente a capacidade de atendimento do IGP/DI no município.  Salientou ainda que isso é o começo, mas que mais tarde se deve pensar em instalar uma coordenadoria do IGP em Cachoeirinha.
O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Alcides Gattini, saudou com entusiasmo a vinda do posto de identificação do IGP/DI, assim como também o Vereador Deoclécio Mello, e o Vice-Prefeito, Gilson Nunes.
O Prefeito de Cachoeirinha, Luiz Vicente Pires, agradeceu ao Diretor Áureo Martins, a sensibilidade do Governo do Estado na instalação do serviço de oferecer identificação ao cidadão. Salientou que os servidores que estão trabalhando têm o desafio de atender cada vez melhor a sociedade e que o município está preparado para acolher mais serviços do Instituto-Geral de Perícias.
 
IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP encerra nesta manhã

O IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP chega ao final apresentando os seguintes temas: AnáliseImageResiduográfica de Espectrofotometria de Absorção Atômica-Palestra com a Chefe do Laboratório de Perícias, Viviane Fassina e Perito Químico Forense-Marcos José Carpes; Luminosidade Como Fator Limitante Na Revelação de Sangue Latente- com os Peritos Criminais Heloísa Helena Kuser e A Representação Facial Humana- com o Fotógrafo Criminalístico-Ário Pereira Gonçalves.
A perita criminal Heloísa Helena Kuser apresentou o histórico do luminol e estudos comparativos entre com o bluestar, salientando que o bluestar apresenta resultados mais satisfatórios.
O fotógrafo criminalístico Ário Gonçalves apresentou o histórico, a evolução do retrato falado e o retrato falado digital, revelando que o IGP possui um banco de dados de aproximadamente 4 mil imagens dividido por sexo, raça, imagens e acessórios, roupas e caracteres distintos. Trata-se de um banco de dados regionalizado composto de formatos de rostos, olhos e bocas. Faz-se a representação facial humana através da combinação de padrões de vários bancos de imagens sobre uma única base. Ário Gonçalves apresentou ainda vários estudos de casos.
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, encerrou o IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP, mas as comemorações dos 13 anos do IGP prosseguem a partir das 15 horas com a Solenidade de Entrega das Medalhas na seguinte ordem:

15h às 16h-Solenidade de Entrega das Medalhas Instituto-Geral de Perícias;
16h às 16h20min- Solenidade de Entrega das Medalhas de Mérito Pericial;
16h20min às 17h- Solenidade de Entrega das Medalhas de Serviço Pericial;

Após a entrega das medalhas, às 17 horas, haverá um coquetel de encerramento das comemorações dos Treze Anos do IGP.

As Medalhas do IGP

As medalhas do Instituto-Geral de Perícias foram instituídas pelo Decreto Estadual Nº. 43.941, de 25 de julho de 2005.
Serão concedidas as Medalhas Instituto-Geral de Perícias, Medalhas do Mérito Pericial e Medalhas do Serviço Pericial aos funcionários e pessoas da sociedade civil, por seus méritos, condutas e relevantes serviços prestados, que colaboraram para o desenvolvimento da causa pericial, no âmbito do Instituto-Geral de Perícias.

 
IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP apresenta novas propostas

ImageO Protocolo de Atuação em Acidentes de Massa foi a primeira palestra da tarde do IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP, no dia 19 de agosto de 2010. Ministrada pelas Peritas Odonto-Legistas Susete Josênia Cavalcanti e Mônica Bujes Stumvoll, do Departamento Médico-Legal, que explicitaram ao público as estratégias e treinamentos empreendidos pelo DML, para a ação eficaz na ocorrência de fatos sinistros. Na seqüência, a Divisão de Tecnologia da Informação do IGP, representada pelo perito Hóriz Luiz Garcia Rizzon, Chefe da DI, do Analista de Sistemas, André Assis, Coordenador da DI, e do analista de Sistemas da PROCERGS, Geovane Kellermann, apresentaram os produtos desenvolvidos pela Divisão de Tecnologia do IGP como o diagrama da rede do IGP e a certificação digital, o histórico do Protocolo Geral de Perícias desde a primeira versão do sistema em 1999, o primeiro laudo emitido no DC com numeração fornecida e controlada, o início da interiorização em 2005, nos postos regionais do Departamento de Criminalística e a extensão para todo o Instituto-Geral de Perícias a partir de 2006. A implantação do Protocolo Geral de Perícias atualmente está sendo feita no Laboratório de Perícias e nos postos do Departamento de Identificação e Departamento Médico-Legal do Interior.
O Diretor do Departamento de Identificação, Guilherme Lopes, falou sobre o registro único de identificação, apresentando um histórico da proposta, originalmente do Senador Pedro Simon, e o percurso até a atualidade. Disse ainda que o projeto até o momento existe apenas no decreto e necessita mais informações, para que os Estados possam formalizar suas adesões. O Técnico da NEC/Brasil, Márcio Nunes Bastos, fez uma apresentação sobre o sistema de impressões latentes ou Afis Criminal utilizado pelo DI, mostrando sua aplicação e potencial não só localmente como entre vários países. Previu ainda que com a utilização do sistema a quantidade de solução de crimes através da utilização da tecnologia será cada vez maior. 
As duas próximas palestras trataram sobre DNA. a Perita Químico-Forense, Trícia Cristine K. Albuquerque, falou sobre a Rede Integrada dos Bancos de Perfis Genéticos-Implantação do CODIS no Brasil, informando sobre a criação do Conselho Normativo criado por portaria ministerial composto por especialistas do Estado e da União e da proposta de uma rede integrada de banco de dados com impressões digitais integradas pelo Afis. Salientou ainda a proposta de um projeto de lei e a utilização do CODIS na identificação das vítimas do acidente da Air France em 2009 e que também serve para inocentar pessoas e não apenas condenar. A perita Juliana Piva de Almeida apresentou sua pesquisa sobre A Influência dos Testes de Triagem para detecção de sangue sobre os exames imunológicos e de DNA. Falou sobre a composição do sangue e os testes presuntivos de triagem-luminol, bluestar, benzidina sobre o exame de DNA ao longo do tempo.

 
IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP entra no segundo dia de debates

O segundo dia do IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP abriu com a palestra do Diretor-Geral doImage Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, e o Diretor Administrativo, Eduardo Lima Silva, sobre A Perícia Rumo À Copa do Mundo de 2014. Ao apresentar os projetos do IGP, o Diretor Áureo Martins salientou que o Sistema de Identificação Digital será estendido a todos os visitantes que vierem à Porto Alegre para assistir o evento. Falou ainda sobre as unidades físicas que o Instituto-Geral de Perícias está implantando no interior do Estado, antecipando que também o Laboratório de Perícias está se preparando para a interiorização. Discorreu ainda sobre as ações de reaparelhamento e modernização, a Escola Superior de Perícias integrada à Escola Superior de Segurança Pública, o Protocolo de Acidentes de Massa que está sendo desenvolvido pelo Departamento Médico-Legal, os sistemas de Identificação-o Afis-digital, o Faces-facial e o CODIS-de identificação genética, a pesquisa de latentes em locais de crime e o sistema de videomonitoramento previsto para a Copa do Mundo 2014, que deverá ser interligado a um banco de identificação através do FACES. O Diretor Eduardo Lima Silva falou sobre as ações de preparação para o evento, as reuniões realizadas e apresentou as comissões interdisciplinares formadas para atender as demandas.
A segunda palestra da manhã ficou a cargo da perita criminal Joseli Baldasso, que falou sobre o Projeto de Desenvolvimento e Implantação da Cadeia de Custódia no IGP. A palestrante conceituou o termo cadeia como uma sucessão de operações interligadas e custódia como a guarda com cuidado técnico e responsabilidade dos vestígios coletados em locais de crime, sendo a cadeia de custódia um conjunto de medidas e tecnologias que visam à preservação dos vestígios. Explanou sobre as fases da cadeia de custódias, o grupo interdisciplinar composto por todos os Departamentos-Criminalística, Identificação, Laboratórios de Perícias, Médico-Legal, a Informática e as ferramentas utilizadas.  Explicou que a fase 1 de diagnóstico nos Departamentos-como é feita a cadeia de custódia em cada um já foi realizada e gerou um relatório. O projeto agora está desenvolvendo a segunda fase-de coleta, registro e acondicionamento do vestígio. Um projeto piloto está sendo testado no Departamento Médico-Legal e no Laboratório de Perícias.
A última palestra da manhã foi feita Perito Criminalístico Jorge Alberto Santiago Ferreira que falou sobre os testes com o sistema óptico para identificação balística denominado Lepus-O Embrião de Uma Nova Tecnologia em Balística. O equipamento dispõe de dois módulos-análise e informação. O objetivo de sua utilização é fazer cadastros e armazenamento de marcas de armas e calibres, além da comparação caso a caso, fazendo uma lista de prioridades e apontando quais foram as que apontaram as maiores convergências.
À tarde o evento reinicia com a palestra Protocolo de Atuação em Acidentes de Massa-DML apresentada pelas Peritas Odonto-Legistas Susete Josênia Cavalcanti e Mônica Bujes Stumvoll, das 14h às 14h40min.
A próxima palestra, das 14h40min às 15h20min, trata sobre Tecnologia da Informação e o Sistema PGP-Protocolo Geral de Perícias-Palestra com o Perito Criminalístico Hóris Garcia Rizzon e o Analista de Tecnologia da Informação, André Luiz da Silva Assis.
Na seqüência das 15h40min. às 16h20min será abordado o tema Afis Criminal e RIC-Registro de Identificação Civil, pelo Diretor do Departamento de Identificação do IGP, Guilherme Ferreira Lopes, e Técnico Comercial NEC Brasil, Márcio Nunes Bastos.
As duas próximas palestras que encerram o segundo dia do evento tratarão de DNA.
-das 16h20min. às 17h-IGP/RS e a Rede Integrada dos Bancos de Perfis Genéticos-Implantação do CODIS no Brasil-Palestra com a Perita Química-Forense-Trícia Cristine K. Albuquerque;
das 17h às 17h40min-Influência dos Testes Para Detecção de Sangue Sobre os Exames Imunológicos e de DNA-com a Perita Química-Forense-Juliana Piva de Almeida.

 
Caso Isabella Nardoni é apresentado no IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP

ImageO IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP reiniciou às 14 horas do primeiro dia do evento, 18/08/2010, a apresentação do Caso Isabella Nardoni. A perita Rosângela Monteiro da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo explanou detalhadamente sobre o trabalho pericial desenvolvido na busca dos fatos verdadeiros. Destacou a importância da visualização do local-olhar a cena como um todo-ver a dinâmica. Ainda salientou os vestígios encontrados e ressaltou que os sapatos colocaram a Ana na cena do crime a camiseta fez o mesmo com o Alexandre. Detalhou os experimentos realizados e mostrou a reprodução simulada do crime, na qual os vestígios foram perfeitamente demarcados.
Na quinta-feira, 19 de agosto, das 10h às 10h40min- o Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins e Diretor Administrativo do IGP, Eduardo Lima e Silva apresentam a palestra Perícia Rumo À Copa do Mundo de 2014.
Segue das 10h40minàs 11h20min, a palestra da Perita Criminalista Joseli Baldasso sobre o Projeto de Desenvolvimento e Implantação da Cadeia de Custódia do IGP/RS.
 Para finalizar a manhã, o Perito Criminalístico Jorge Alberto Santiago Ferreira apresenta das 11h20min às 12h-Lepus-O Embrião de Uma Nova Tecnologia em Balística Forense.
À tarde o evento reinicia com a palestra Protocolo de Atuação em Acidentes de Massa-DML apresentada pelas Peritas Odonto-Legistas Susete Josênia Cavalcanti e Mônica Bujes Stumvoll, das 14h às 14h40min.
A próxima palestra, das 14h40min às 15h20min, trata sobre Tecnologia da Informação e o Sistema PGP-Protocolo Geral de Perícias-Palestra com o Perito Criminalístico Hóris Garcia Rizzon e o Analista de Tecnologia da Informação, André Luiz da Silva Assis.
Na seqüência das 15h40min. às 16h20min será abordado o tema Afis Criminal e RIC-Registro de Identificação Civil, pelo Diretor do Departamento de Identificação do IGP, Guilherme Ferreira Lopes, e Técnico Comercial NEC Brasil, Márcio Nunes Bastos.
As duas próximas palestras que encerram o segundo dia do evento tratarão de DNA.
-das 16h20min. às 17h-IGP/RS e a Rede Integrada dos Bancos de Perfis Genéticos-Implantação do CODIS no Brasil-Palestra com a Perita Química-Forense-Trícia Cristine K. Albuquerque;
das 17h às 17h40min-Influência dos Testes Para Detecção de Sangue Sobre os Exames Imunológicos e de DNA-com a Perita Química-Forense-Juliana Piva de Almeida.

 
<< Início < Anterior | 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 | Seguinte > Final >>

Resultados 1433 - 1440 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664