13 anos!
Home
Jornal O Estado de São Paulo mostra situação da perícia criminal nacional

Matéria do jornal O Estado de São Paulo desenha um panorama sobre a situação da perícia criminal no Brasil, apontando o Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e DF, como os campeões em solução de crimes, atingindo um índice de mais de 60%, com investimento em equipamento de ponta e a qualificação de pessoal, como registra a página 4 da reportagem. 

Excelência

A pesquisa nacional constatou lhas de excelência – Bahia, São Paulo, Brasília e Rio Grande do Sul. Este último tem os melhores índices de elucidação de crimes graças à contribuição da perícia. Leia a matéria na íntegra.

 
Instituto-Geral de Perícias na 33ª Expointer

O Instituto-Geral de Perícias está na 33ª Expointer desde a abertura no sábado passado, 28/08/2010, disponibilizando osImage serviços de emissão de carteiras de identidade (CIs), atestado de antecedentes e computadores para o agendamento eletrônico de CIs para o público do evento. Até o início da tarde do dia 1º de setembro foram emitidas 11 carteiras de identidade-1ª via, 28-2ª via e 5 atestados de antecedentes.
O stand do IGP, que se localiza no stand do Governo do Estado do RS, no Pavilhão Internacional, conta com duas estações de captura completas e quatro funcionários, atendendo o público durante o horário de funcionamento do evento.

 
IGP empossa servidores recém nomeados
Os 51 servidores nomeados para o Instituto-Geral de Perícias pela Governadora Yeda Crusius no dia 17 de agosto de 2010 serão empossados no próximo dia 8/09, às 10 horas, no Auditório do IGP (Rua Voluntários da Pátria, 1358-3º andar/Ala Norte). Na oportunidade também serão entregues os certificados do Curso de Formação e as medalhas dos agraciados, que não puderam comparecer à solenidade do último dia 20.
Os 51 servidores que serão empossados na próxima quarta-feira se formaram no dia 4/06/2010 e se destinam para os Departamentos de Criminalística, Identificação, Medicina-Legal e Laboratório de Perícias, em Porto Alegre. São 27 peritos criminais, 2 peritos criminais área engenharia mecânica, 5 peritos criminais área psicologia, 3 peritos médicos-legistas área psiquiatria, 4 peritos químico-forenses área química, 4 perito químico-forense área biologia e 6 fotógrafos criminalísticos.
Com mais esta nomeação, somados os 133 novos servidores nomeados em 2009, mais os 70 nomeados em julho deste ano, o ingresso de novos servidores no quadro do IGP totaliza 254 novos servidores no quadro efetivo do IGP.
A entrada em exercício dos novos servidores representa o maior efetivo da história do Instituto-Geral de Perícias com 869 servidores do quadro próprio do órgão, aumentando na atual gestão esse efetivo em 34%. Isto permitiu a interiorização do IGP, com ênfase na criação das coordenadorias regionais de perícias, com implantação de postos de Criminalística e reforço dos postos Médico-Legal e de Identificação.
 
Governo anuncia avanços e recebe demandas da Segurança Pública na região da Serra

Diretor-Geral do IGP coordenou a reunião

O secretário de Estado da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, esteve reunido durante três horas, na tarde Imagedesta sexta-feira (27), com representantes dos órgãos vinculados à Pasta – Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que atuam na região serrana. O encontro, coordenado pelo IGP, aconteceu no prédio do Departamento Médico Legal, junto ao Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Goularte transmitiu aos policiais militares e civis a liberação, por parte da Governadora, para que sejam contratados 1.878 novos PMs e mais 1.800 para o cadastro reserva de concursados. Além disso, a tramitação do novo concurso público para 500 novos servidores da Polícia Civil. O encontro, que integra o projeto de interiorização do Governo do Estado ofereceu ao secretário um panorama real da Segurança Pública em mais de 60 municípios gaúchos.
Pela ordem, expuseram a atuação operacional o IGP, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Grupamento de Bombeiros – ligado à BM – e a Susepe.
No âmbito pericial, o responsável pelo Departamento de Criminalística, Marcos Paz Valle, relatou que, de março de 2004, quando o IGP se instalou em Caxias, até o mês de agosto do corrente, o efetivo de servidores foi duplicado; nos últimos três anos o número subiu de 9 para 18, sendo 7 peritos criminais (apenas 2 em 2004), 6 fotógrafos (apenas 2 em 2004) e a manutenção dos 5 papiloscopistas. O IGP recebeu, de 2009 para cá, mais duas viaturas. Assim estruturado, o Instituto passou a atender a mais de 50 municípios na região, o dobro do território que abrangia quando iniciou a operação em 2004. Isso representa benefícios para cerca de um milhão de gaúchos. Somado a isso, o IGP conta com cinco estações de atendimento ao público, na área de Identificação, fornecendo de 150 a 200 Carteiras de Identidade por dia, e de 100 a 150 Atestados de Antecedentes (AA) diários, de acordo com a papiloscopista Márcia Tonietto. Com previsão de superar, em muito, as 652 necropsias realizadas em 2009, o perito odonto-legista, Lúcio Eberle, credita ao convênio firmado com a UCS e o Hospital Geral, a redução no tempo de espera para a liberação de laudos.
Na esfera das polícias militar e civil, apresentaram relatórios, o coronel Telmo Machado de Souza, comandante do CRPO Serra – Comando Regional de Policiamento Ostensivo e o delegado Paulo Rosa, que responde pela 8ª Região Policial – 24 delegacias. A Brigada Militar atua em 66 municípios do Estado, ampliando os serviços às regiões específicas das Hortências, sede em Gramado, e nos Campos de Cima da Serra, sede em Vacaria. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha são os principais municípios serranos.
Conforme o capitão Luis Roberto Bonatto, foi decisiva a iniciativa do Governo do Estado na recuperação do prédio do 12º BPM, vítima de incêndio em 2009 e, hoje, plenamente restaurado. Já o delegado Paulo Rosa afirmou que a destinação de viaturas novas (4) e o reaparelhamento da PC com armas, munições e equipamentos de segurança, influiu decisivamente no sucesso das Operações que desbarataram quadrilhas de furto e arrombamento de veículos, tráfico de drogas e jogos de azar em toda a região: 25 mil ocorrências registradas de janeiro a julho (2010), 725 prisões, sendo 613 flagrantes e 393 máquinas caça-níqueis apreendidas.
Para o segmento prisional foi inaugurada, em 2008, a Penitenciária Regional do Apanhador, obra de 8.316 m2 e 432 vagas, num investimento na ordem de R$ 14,8 milhões. Resta apenas a conclusão do muro que circunda o prédio, com R$ 2 milhões de investimento.

Fonte: ASCOM/SSP

Fotos: Norberto Peres/SSP

 
IGP no Teledomingo

Reportagem realizada pela equipe do Teledomingo mostra os avanços tecnológicos do IGP e as entrevistas realizadas com os seus servidores.

Veja neste domingo

No Teledomingo desta semana: os segredos dos maiores crimes do Estado revelados pela tecnologia. Vamos mostrar como trabalham os peritos gaúchos.

 
DML participa de reunião sobre o serviço de Verificação de Óbitos com SMS
Nesta quinta-feira, 26/08/2010, o Departamento Médico-Legal e a Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na sede da ImageSMS (Avenida João Pessoa, 325), para tratar da instalação e funcionamento do Serviço de Verificação de Óbitos, em Porto Alegre, que também atenderá alguns municípios da Região Metropolitana. Estiveram presentes o Secretário Adjunto da Saúde, Dr. Marcelo Bosio, o Coordenador da Vigilância Sanitária da SMS, Dr. Anderson Lima, o Diretor do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde, Dr. Francisco Zancan Paz, a Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Dra. Alethea Sperb, e a Diretora do DML, Dra. Débora Vargas de Lima,
O SVO tem seu prédio construído anexo ao do Departamento Médico-Legal e deverá entrar em funcionamento em breve, se ocupando da verificação dos casos de morte não provocadas por violência.
 
<< Início < Anterior | 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 | Seguinte > Final >>

Resultados 1425 - 1432 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664