13 anos!
Home
IGP realizou ato de entrega das instalações reformadas do necrotério do PLM de Vacaria
O Instituto-Geral de Perícias entregou ao município de Vacaria as instalações reformadas do necrotério do Posto ImageMédico-Legal nesta segunda-feira, 27/09/2010. A reforma foi projetada e acompanhada pela 22ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, através da Arquiteta Suzete Jacoby Schuler, que fiscalizou os trabalhos. A solenidade contou com as presenças do Prefeito Elói Poltroneri, do ex-Prefeito Enori Ângelo Mesari, do Presidente da Câmara de Vereadores, Amadeu Boeira de Almeida, da Diretora do Departamento Médico-Legal Débora Vargas Lima, no ato representando o Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, do Coordenador do Posto Médico-Legal de Vacaria, Getúlio Paim de Andrade, da Coordenadora Regional de Obras Públicas, Suzete Jacoby Schuler, da Coordenadora da 23ª Coordenadora Regional de Educação, Mari Anajara Lunardi Alves, da Coordenadora Regional do Posto de Identificação, Maria Suelen de Oliveira, do Gerente Executivo da Rádio Fátima, Paulo Eriberto Ramos, do Superintendente da Rádio Fátima, Ismael Sartor Fernandes, do Diretor da Rádio UCS, Claiton Motta Velho, do Diretor da Rádio Esmeralda, Marcelo Beneton, da Diretora do Jornal Vacariense, Aurora Oliveira, da Diretora do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Adelide Cance, e do Presidente da FEPAGRO, Ricardo Lima, entre outras autoridades.
Após a leitura da ata, a Coordenadora Regional de Obras Públicas, Arquiteta Suzete Jacoby Schuler entregou o Termo de Recebimento Provisório da Obra para a Diretora do DML, Débora Vargas Lima.
O investimento nas obras do necrotério foi de R$11.130,00 (onze mil cento e trinta reais) provenientes da fonte de custeio do Instituto-Geral de Perícias.
 
Curso de Psicopatologia Forense aborda as perícias com crianças e adolescentes
ImageA primeira palestra do Curso de Psicopatologia Forense nesta manhã, 28/09/2010, foi com a psiquiatra forense Vivian Perez Day, Diretora de Perícia do Instituto Psiquiátrico Forense.
Vivian Perez Day abordou o tema Adolescentes em conflito com a lei. Apresentou pesquisas, perfis e trocou experiências com os psiquiatras e psicólogos forenses dos outros Estados presentes ao evento.
Na seqüência do evento a segunda palestra coube à promotora da Infância e da Adolescência Denise Casanova Vilella, que falou sobre Valoração Jurídica: novos quesitos nas perícias com crianças e adolescentes. Destacou que no Rio Grande do Sul as perícias são realizadas pelo DML, gravadas em DVD e podem ser utilizadas em processos judiciais.  O Rio Grande do Sul é pioneiro na forma de coleta feita por meio do sistema de circuito fechado de vídeo onde a criança ou adolescente depõe perante o Poder Judiciário.
 
Curso de Psicopatologia Forense reinicia à tarde com o tema Atendimento às Vítimas de Violência
A primeira palestra da tarde do Curso de Psicopatologia Forense esteve a cargo do Dr. Ricardo Becker Feijó, que, ao Imageabordar o tema Atendimento Às Vítimas de Violência Sexual fez um breve histórico sobre o serviço. Explicou que até 2001, o atendimento era feito apenas no Departamento Médico-Legal, a partir dessa data os médicos-legistas passaram a se deslocar para fazer perícias no Centro de Referência de Atendimento Infanto-Juvenil sediado no Hospital Presidente Vargas. Após 2003-a equipe de médicos-legistas passou a ser permanente no CRAI.
No Rio Grande do Sul a perícia em crianças e adolescentes tem registro de áudio e vídeo, o laudo é composto por quesitos e o grupo de avaliação é composto pelo Departamento Médico-Legal, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, a Polícia Civil, através da DECA, e o Ministério Público.
Ricardo Becker Feijó é Professor Adjunto do Departamento de Pediatria e Puericultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Especialista em Pediatria,  Mestre e Doutor em Medicina: Clínica Médica pela UFRGS, Habilitado em Medicina do Adolescente, Hebiatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Chefe da Unidade de Adolescentes do Serviço de Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Diretor da Clínica Médica-Odontologia DML/IGP/RS.
 
IGP/DI instala posto de identificação no Tudo Fácil Zona Sul
O Instituto-Geral de Perícias, através do Departamento de Identificação, instala na próxima terça-feira, 28/09/10, às 15 horas, o Posto de Identificação na sede do Tudo Fácil Zona Sul, na Avenida Wenceslau Escobar, 2666, no Bairro Tristeza. O horário de atendimento será das 7h30min às 19h30min, sem fechar ao meio dia e terá a capacidade de 100 atendimentos diários.
O Posto de Identificação Zona Sul contará com duas estações de trabalho para atendimento de carteira de identidade digital, atestado de antecedentes e agendamento eletrônico. É a 5ª unidade de atendimento instalada pelo Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias, em Porto Alegre.
 
Instituto-Geral de Perícias realiza abertura oficial do Curso de Psicopatologia Forense

ImageO Instituto-Geral de Perícias (IGP), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, realizou nesta manhã, 27/09/2010, a abertura oficial do Curso de Psicopatologia Forense no Auditório do IGP, (Rua Voluntários da Pátria, 1358/3º andar/Ala Norte). A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário-Adjunto da Segurança Pública, Rubens Edison Pinto, do Diretor-Adjunto do IGP e Corregedor, Velocino Camargo, da Supervisora Técnica, Maria Cristina Bottizzo de Farias, da Assessora da Coordenadoria de Perícias Forenses do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Ana Carolina Cambeses Pareschi, Sirlei Gralha também da Coordenação de Perícia Forense da SENASP/MJ, a Chefe de Perícias da Capital do DML, Suzete Zaar Cavalcanti, representando a Diretora do DML e Cláudia Maciel Carvalho-psicóloga do DML-coordenadora do Curso de Psicopatologia Forense.
O Diretor-Geral Adjunto do IGP, Velocino Camargo, saudou os presentes em nome do Diretor-Geral do IGP, Áureo Martins, e ressaltou a importância da parceria do IGP e SENASP nesta iniciativa de qualificação e troca de experiências entre a psiquiatria e a psicologia na perícia forense. Na ocasião também entregou à Assessora da SENASP, Sirlei Gralha, a Medalha Instituto-Geral de Perícias concedida aos funcionários e pessoas da sociedade civil, por seus méritos, condutas e relevantes serviços prestados à causa pericial.
A Assessora da Coordenadoria de Perícias Forenses do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Ana Carolina Cambeses Pareschi, salientou a importância da capacitação nessa área e a necessidade de se pensar a psicologia e a psiquiatria juntas em uma temática tão fundamental para a perícia forense.
O secretário-Adjunto da SSP, Rubens Edison Pinto, solicitou a apresentação de todos os participantes do evento e salientou a importância de ter quase todo o Brasil presente através dos representantes de 24 Estados. Enfatizou os investimentos do Governo do Estado em segurança pública e a importância da interiorização do Instituto-Geral de Perícias, parabenizando o IGP e a SENASP pela oportunidade de aperfeiçoamento a todos os peritos presentes no Curso de Psicopatologia Forense.
A primeira palestra do Curso de Psicopatologia Forense foi realizada pelo psiquiatra gaúcho José Outeiral, referência nas temáticas que envolvem a criança e o adolescente.
O psiquiatra José Outeiral iniciou sua fala, dizendo que as estatísticas do IBGE apresentavam como primeira causa de morte entre os jovens-o homicídio, a 2ª os acidentes de trânsito envolvendo drogas psicoativas e a terceira o suicídio, o que nos leva à idéia de se viver em uma sociedade extremamente violenta. Enfatizou também o fato de se viver em um período de grandes transformações sociais, e que em sua abordagem do tema dividiria com os presentes suas observações de trabalho com os grupos familiares realizadas na sua experiência clínica.

 
Ações das polícias no Litoral Norte são apresentadas a Goularte em Imbé
Um panorama das ações administrativas e operacionais da Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias no Litoral Norte foi apresentado, na tarde desta sexta-feira (24), durante reunião de trabalho do secretário Edson Goularte com as vinculadas da Pasta. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Ciências Limnológicas e Marinhas (Ceclimar), em Imbé.

Em pronunciamento ao início do encontro, Edson Goularte destacou que a realidade hoje da segurança pública gaúcha é de crescente melhora, dados os investimentos do governo do Estado nos últimos quatro anos, resultando na qualificação em todas as áreas e na melhor prestação de serviços ao cidadão. Destacou que mais de R$ 80 milhões foram investidos na compra de 2.100 novas viaturas e que na parte de recursos humanos ocorreu a contratação de mais de 8 mil novos servidores nas instituições vinculadas à Pasta.

Como exemplo do que denominou “gestão de excelência”, exemplificou para os 3.962 novos PMs formados em abril e o concurso para mais 3.678 soldados, com edital a ser lançado em breve. Goularte ressaltou para a recente formação de 585 escrivães e inspetores e do curso - em andamento – para 200 novos Delegados de Polícia. Em paralelo, enumerou ainda que mais de 8 mil candidatos inscreveram-se para o concurso público 2010 nos cargos de Escrivão e Inspetor, que ofertará 500 vagas. “O saneamento das contas públicas e a recuperação do poder de investimento do Estado nos dá a clareza de que muito se fez, está e poderá ser feito no segmento da segurança”, frisou.

Parceria das polícias é referendada na atuação na região

De acordo com o coronel Altemir Ferreira, titular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte, sua unidade é responsável por ações em 25 municípios. Segundo ele, um total de 90 viaturas que prestam serviço para uma população regional de 347.384 habitantes. Segundo ele, entre os indicadores criminais mais combatidos estão o furto qualificado e o furto simples, destacando que em muitos municípios e balneários as residências são abandonadas pelos proprietários, que retornam somente no veraneio.

Ferreira destacou que diversas operações como a Cadeado, Caixa Forte, Centauro e Segurança no Campo vem sendo realizadas diariamente, com resultados operacionais significativos. A participação da instituição na Consulta Popular foi lembrada como fator fundamental para a melhora nas ações e o reforço da parceria com a comunidade.

No âmbito da Polícia Civil, o titular da 23ª Região Policial, delegado Jorge Melgar, observou que há efetiva redução nos indicadores criminais na região, fruto da parceria entre as instituições e do aporte de recursos diferenciados no atual governo. Em paralelo, observou que o acréscimo nos recursos humanos é um alento para a instituição, dizendo que o Litoral Norte é rota da criminalidade também da Capital e região metropolitana, mas também referencial em ações operacionais da Polícia Civil, citando recente operação que resultou em 32 prisões de traficantes. Observou que um ponto de qualificação seria a criação de mais Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) e que as Volantes - projeto já instalado em Porto Alegre - também está chegando à região, o que irá agilizar o atendimento de ocorrências.

No segmento prisional, o superintendente substituto da Susepe, Afonso Auler, observou que Tramandaí é responsável por 35% dos detentos da Penitenciária Modulada de Osório, a maioria envolvida com o tráfico de drogas. Disse que as obras emergenciais na PMO estão em fase final, o que ajudará a qualificar as atribuições da Susepe na região. Citou que 139 detentos do regime aberto, da VEC de Porto Alegre, estão usando as tornozeleiras eletrônicas, ação inédita no País e que aguarda agora tratativas para possível entrada da iniciativa no regime semiaberto.

Ao final do encontro, o diretor-geral do IGP, Áureo Martins, enfatizou que 25 servidores da instituição atuam na região, mas com 97 postos do IGP espalhados em 52 municípios gaúchos. Todos os dias 782 laudos criminais são emitidos pelo órgão, pontos positivos da atuação do Posto de Identificação de Erechim. Segundo ele, 13 milhões de gaúchos estão hoje no banco de dados do IGP. Martins enfatizou, ainda, que R$ 700 mil do Fundo Especial da Segurança Pública já estão liberados para a compra de equipamentos para o IGP.
 
Fonte: ASCOM/SSP-24/09/2010
 
<< Início < Anterior | 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 | Seguinte > Final >>

Resultados 1401 - 1408 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664