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Departamento de Identificação avisa que PI de Rosário do Sul fechará de 15 a 19 de novembro |
O Departamento de Identificação avisa aos usuários que o Posto de Identificação de Rosário do Sul fechará no período de 15 a 19 de novembro devido à reforma do prédio. O referido PI estará aberto apenas para entrega de documentos e informações no horário das 08h30min às 13h durante o período assinalado. A previsão de reabertura do Posto de Identificação de Rosário do Sul seria o dia 22 de novembro-segunda-feira. |
Almoxarifado do IGP fecha de 24 a 30 de novembro para levantamento patrimonial |
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, e a Comissão do Almoxarifado decidiram em reunião realizada nesta manhã, 12/11/2010, que para realizar a contagem física de todos os itens e fechamento financeiro do Setor, o Almoxarifado fechará de 24 a 30 de novembro. Durante este período, a Comissão do Almoxarifado do IGP alimentará o Sistema FPE-Módulo Almoxarifado com todos os itens e respectivos saldos físicos e financeiros. A partir de 1º de dezembro, todas as requisições dos Departamentos (Criminalística, Identificação, Médico-Legal, Laboratório de Perícias), na Capital, serão feitas pelo Módulo FPE, cujo treinamento dos servidores foi realizado no dia 21/10/2010. Em breve, será feito o treinamento para os postos do Interior do Estado. Estiveram presentes à reunião a Coordenadora da Divisão de Material, Cláudia Klarmann, o Coordenador do Protocolo, Cláuber André Correa da Silva, o Coordenador do Almoxarifado, Leandro Ienczak Gomes e o servidor Carlos Alberto de Oliveira Santos. A Comissão do Almoxarifado foi designada pela portaria Nº 030/2010 e publicada no DOE em 19/10/2010. O Almoxarifado foi recentemente interligado ao domínio IGP pela Divisão de Tecnologia da Informação da Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias, através da rede Metromax disponibilizada pela PROCERGS, que utiliza a tecnologia Wimax e possibilita a implantação do FPE - Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul. |
Portaria da SSP cria Banco de Perfis Genéticos do Rio Grande do Sul |
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, assinou a portaria Nº 0037/64-1205/10-3, que trata da criação do Banco de Perfis Genéticos, por considerar que o Estado do Rio Grande do Sul é signatário do Acordo de Cooperação Técnica para implantação da Rede Integrada dos Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) e utilização do Programa CODIS (COMBINED DNA INDEX SYSTEM). Publicada no Diário Oficial do Estado, do último dia 8, na página 30, a portaria cria o Banco de Perfis Genéticos do Estado do Rio Grande do Sul, no âmbito e responsabilidade do Setor de Genética Forense do Laboratório de Perícias do Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul. As normas administrativas e técnicas relativas ao gerenciamento do Banco de Perfis Genéticos do Estado do Rio Grande do Sul serão estabelecidas pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), da qual o Estado do Rio Grande do Sul é signatário, e regulamentadas em âmbito estadual por Instruções Normativas e Protocolos Procedimentais propostos pelo Setor de Genética Forense do Laboratório de Perícias e aprovados pelo Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias. A Portaria tem por finalidade facilitar a confrontação de perfis genéticos de amostras biológicas de restos mortais e/ou encontradas em locais de crimes com indivíduos, buscando identificar as origens destas mostras. O modelo do documento foi elaborado em reunião do Grupo de Trabalho da Rede Integrada dos Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), no dia 28 de maio de 2010, ás 9 horas, no Salão Nobre do Institutto- Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília.
Nos dias 5 e 6 de outubro de 2010, os integrantes do Grupo de Trabalho da Rede Integrada de Perfis Genéticos (Gt-Ribpg), designados pela Portaria Nº 1.707, de 15 de Julho de 2010, do Ministério da Justiça, se reuniram novamente no Auditório do Instituto-Geral de Perícias (Rua Voluntários da Pátria, 1358/3º andar/ala norte)
O encontro teve como objetivo propor ações, normas e critérios sobre o funcionamento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, instituído por Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Departamento de Polícia Federal e as Secretarias Estaduais.
Estiveram na reunião os peritos da Polícia Federal, Sérgio Martin Aguiar e Guilherme Silveira Jacques, as peritas do IGP, Cecília Helena Fricke Matte e Trícia Kommers Albuquerque, do Rio Grande do Sul, representando a região sul, a perita Daniela Koshikene, do Amazonas, representando a região norte, o perito João Paulo Sena Chagas de Oliveira, da Bahia, representando a região nordeste, a perita Eloísa Aurora Auler Bittencourt, de São Paulo, representando a região sudeste, o perito Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, do Mato Grosso do Sul, representando a região centro-oeste, o promotor Antônio Carlos Welter, representante do Ministério Público Federal, e a perita Ana Paula Diniz de Mello Moreira, do Distrito Federal, representante da Secretaria de Direitos Humanos- MJ. |
Diretor-Geral do IGP recebe a visita de vereadores de Carazinho |
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, recebeu nesta tarde, 9/11/2010, a visita dos vereadores de Carazinho, Marcos Soares, Estevão De Loreno e Felipe Salvia. Na oportunidade, o Diretor Áureo Martins acertou com os vereadores melhorias no Posto Médico-Legal de Carazinho. A comunidade, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura providenciarão melhorias nas instalações, o Instituto-Geral de Perícias enviará, ainda nesta semana equipamentos como geladeira e impressora. O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, informou aos visitantes que já solicitou ao Governo do Estado autorização de concurso para 1 vaga de perito médico-legista e 1 auxiliar de perícias; os visitantes também se comprometeram a verificar com a Prefeitura do Município a possibilidade de doação de um terreno para instalação dos postos do IGP e também um novo local para os exames de lesões. |
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Direção do IGP recebe visita da Deputada Federal Maria do Rosário |
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, e a Diretora do Departamento Médico- Legal, Débora Vargas Lima, receberam nesta tarde, 8/11/2010, a visita da Deputada Maria do Rosário, Representante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, acompanhada do Assessor Técnico da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Augustino Weirt, da Assessora Parlamentar, Márcia Santana, e do Assessor de Comunicação da Câmara Federal, Bruno Monteiro. Na oportunidade, o Diretor Áureo Martins detalhou aos visitantes o funcionamento do Instituto-Geral de Perícias, além de apresentar o projeto do Complexo do IGP. O complexo de prédios do IGP será construído na Rua Comendador Álvaro Guaspari, esquina com o Largo Vespasiano Júlio Veppo, em área da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre. O anteprojeto prevê a construção de três prédios que irão sediar a direção do Instituto e os departamentos Médico-Legal, de Identificação, de Criminalística e Laboratório de Perícias. |
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Departamento de Identificação supera a marca de 600 mil carteiras de identidade |
O Departamento de Identificação, do Instituto-Geral de Perícias, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul emitiu até o final do mês de outubro 608.058 (seiscentos e oito mil e cinqüenta e oito) carteiras de Identidade, no modelo digital. A emissão de atestados de antecedentes, oferecida no link serviços on-line do site do IGP-www. igp.rs.gov.br-atingiu a marca de 394.611 (trezentos e noventa e quatro mil, seiscentos e onze) documentos e a procura pelo agendamento eletrônico subiu de 103.478, no início do mês de agosto, para 124.586 ( cento e vinte e quatro mil, quinhentos e oitenta e seis) até o final do mês de outubro. A Carteira de Identidade Digitalizada está sendo emitida no Rio Grande do Sul desde dezembro de 2006. A nova carteira tem a fotografia capturada no momento da solicitação do documento, sem custos para o cidadão, e as impressões digitais são colhidas com scanner, sem uso de tinta. Antes da emissão de cada carteira, é feita a checagem eletrônica das impressões digitais do solicitante junto ao banco de dados de identificação, verificando se o indivíduo já está cadastrado, oferecendo mais segurança no processo. No site www.igp.rs.gov.br, à esquerda, o link Departamento de Identificação oferece as informações necessárias à confecção da carteira de identidade, basta clicar em documentos. O processo de digitalização favoreceu também a oferta dos serviços de atestado de antecedentes, via on-line, e o agendamento eletrônico. O atestado de antecedentes pode ser obtido da seguinte forma: Acesse www.igp.rs.gov.br, clique em serviços on line e em atestado de antecedentes, abra a página até o fim e verá uma carteira de identidade, preencha como está no modelo, se, mesmo assim não conseguir dirija-se a um dos postos de identificação-azenha, Tudo Fácil Centro, Tudo Fácil Zona Norte. Para ver os endereços-acesse www.igp.rs.gov.br, clique, à esquerda em Departamento de Identificação e posteriormente em endereços. O Agendamento Eletrônico via internet, implementado em 15 de dezembro de 2008, como projeto piloto em Porto Alegre, nos Postos de Identificação Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, trouxe a possibilidade de oferecer aos usuários um atendimento diferenciado, efetuado através dos sites www.igp.rs.gov.br ou www.tudofacil.rs.gov.br, após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação assinalado no agendamento, para efetivar a confecção da carteira de identidade. Desde 12 de agosto de 2009, o agendamento eletrônico foi estendido aos seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí. O agendamento da carteira de identidade via internet é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado do Rio Grande do Sul e, no País, figura entre os pioneiros. O agendamento via internet obedece à seguinte sistemática: o usuário deve acessar a página do site do IGP (www.igp.rs.gov.br), à esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clica em cima e será aberta a página do Tudo Fácil Eletrônico, Agendamento de Serviços, na qual, à direita, se encontra a opção agendamento da carteira de identidade-agende aqui. Será solicitado o preenchimento de dados do usuário e oferecidas as possibilidades de escolher o dia e horário do seu agendamento. Após o registro das informações, clica ao pé da página, em agendar. Postos de Identificação na Capital para agendamento via internet Departamento de Identificação (DI), Av. Azenha, 255, de 2ª a 6ª-feira das 7h às 18h30min. Tudo Fácil Centro - Av. Borges de Medeiros, 521 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Fones: (51) 3224-1924 / 3228-1270; Tudo Fácil Zona Norte - Rua Domingos Rubbo, 51 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Em frente ao Hospital Cristo Redentor. Fones: (51) 3337-0375/ 3342-9509. Posto da Restinga (16ª DP) - Estrada João Antônio da Silveira, 2145 - Bairro Restinga - de 2ª a 6ª-feira das 9h às 14h30min. Fone: (51) 3250-1190; TudoFácil - Zona Sul-Rua Wenceslau Escobar, 2666. Bairro: Tristeza - Porto Alegre / RS-Telefones: (51) 3311.7113, Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 7h30min às 19h30min, sem fechar ao meio-dia. O serviço prestado pelos postos on-line é totalmente informatizado, com captura das digitais, fotos e assinatura. Postos de Identificação no Interior para agendamento via internet Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí. |
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