13 anos!
Home
Nota
Informamos aos servidores do IGP, que se encontram disponíveis duas vagas para alunos bolsistas nos cursos de pós graduação mantidos pela PUCRS, em todas as áreas.
Maiores informações podem ser obtidas junto à Supervisão Técnica, pelo telefone 051-32885171, ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , até a próxima sexta-feira, dia 18 de março.
 
Servidoras são homenageadas pela SSP

Em razão do dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Secretaria daImage Segurança Pública homenageou nesta segunda-feira (14) todas as servidoras do seu quadro funcional e de seus órgãos vinculados - Superintendência dos Serviços Penitenciários, Brigada Militar, Polícia Civil, e Instituto-Geral de Perícias.
O evento, realizado às 10 horas, no auditório do Palácio da Polícia, contou com depoimentos de servidoras que falaram sobre sua experiência profissional e do papel da mulher na segurança pública.


A agente penitenciária, Jussara de Souza Barth, falou um pouco dos seus dezoito anos de carreira e do desafio que é ser minoria em um ambiente majoritariamente masculino. “Fico honrada em representar todas as minhas colegas. Nós mulheres somos reconhecidas por nossa capacidade e dedicação”.


Há um ano na Brigada Militar, a soldado Jéssica Vellozo Gonzáles, relembrou as dificuldades para entrar na corporação e de ter que se afastar da família, mas também do quanto é gratificante ajudar as pessoas. “Me sinto realizada com meu trabalho, muitas pessoas que atendemos acabam se tornando nossos amigos. A mulher tem uma grande facilidade para se comunicar o que facilita nossa interação com a comunidade”.


Para a papiloscopista Luciana Brum Pinheiro, o seu trabalho leva  cidadania para a população.”Proporcionar a uma senhora de 80 anos sua carteira de  identidade e encaminhar toda a sua documentação é além de tudo a realização de sonhos. Nós trabalhamos nas localidades mais longínquas do estado para levar cidadania para a população”.


A escrivã de polícia, Rosangela Vaz, da 4ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, iniciou sua carreira policial na Brigada Militar. “Em 2006 levei um tiro durante uma ocorrência. Minha mãe achou que desistiria, mas não consegui abandonar minha carreira policial.” Ser mulher não é um empecilho para seu trabalho. “Sou mulher e negra, enquanto muitas reclamam da vida, eu venci. Minha filha tem orgulho de mim, fala para todos que mãe dela é policial. Na região onde trabalho, as mulheres policiais são mais respeitadas que muitos homens”.


O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, finalizou a homenagem elogiando o trabalho realizado pelas mulheres que atuam na segurança pública e ressaltou o empenho e a dedicação com que desempenham suas atividades. “A sensibilidade e a delicadeza das mulheres não são sinais de fragilidade, mas sim de força, e é essa força e esse envolvimento que pretendo levar para os programas e políticas desenvolvidas pela SSP na busca por soluções para a criminalidade”.Após os depoimentos as servidoras receberam flores de seus diretores.

Estiveram presentes a Primeira-Dama do Estado, Sandra Genro, a secretária de Política para as Mulheres, Márcia Santana, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o Chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Valmor Araújo de Mello, o diretor-geral do IGP, João Luiz Corso, e o Superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben. Participaram também diversas autoridades da Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e Susepe.

Fonte: Site da SSP

 
Peritos do IGP recebem curso de capacitação para exames de DNA e residuográfico
ImageNa próxima sexta-feira (18), no auditório do Departamento de Criminalística do IGP, Avenida Princesa Isabel, 1.056, em Porto Alegre, acontece a segunda jornada de capacitação para coleta de material destinado a exames de DNA e residuográfico.

As palestras serão ministradas pelos peritos Cecília Helena Sricke Matte e Rogério Saldanha Gomes, chefe do Laboratório de Perícias do IGP. O primeiro evento do gênero foi realizado no mesmo local, no dia 17 de fevereiro, com a participação de 30 servidores.

A idéia dos organizadores é oportunizar os conhecimentos técnicos aos profissionais que atuam nos postos regionais por todo o RS. O conteúdo do curso também será disponibilizado pelo sistema de ensino à distância (EAD).                                                                                                               
 
Saudação do Instituto-Geral de Perícias Ás Servidoras

A Direção do Instituto-Geral de Perícias saúda a todas as servidoras pelo Dia Internacional da Mulher, parabenizando por todas as conquistas obtidas até hoje.
Nessa saudação reforça o convite do Secretário Airton Michels à homenagem que a Secretaria da Segurança Pública prestará às servidoras no próximo dia 14, às 10 horas, no Auditório do Palácio da Polícia, na Av. João Pessoa, 2050.

 
Secretário-adjunto da SSP visita o IGP

O secretário-adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, visitou na tarde desta sexta-feiraImage (11) o Instituto-Geral de Perícias. O objetivo do encontro foi dialogar com os diretores do órgão e aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido em cada departamento.

Estiveram presentes o diretor-geral do IGP, João Luiz Corso, o corregedor e diretor-geral adjunto, José Cláudio Teixeira Garcia, o supervisor técnico, André Luiz Martinelli, a supervisora técnica adjunta, Adriana Denardin, o diretor administrativo, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, e os diretores de departamentos, Andréa Brochier Machado (Criminalística), Rodrigo Leffa Vieira (Identificação), Marcos Rovinski (Médico-Legal), e a chefe de gabinete da direção-geral, Márcia Cornetet Medaglia.

 
Servidoras do IGP relatam experiências vividas após a tragédia em Santa Catarina

ImageA perita médica-legista, Miriam Linasi Schaffaziek (DML-IGP) e a papiloscopista Luciana Brum Pinheiro (DI-IGP) relataram, na tarde desta quarta-feira (09), a experiência vivida durante mais de cinco horas, na cidade de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, na operação conjunta entre peritos dos dois estados. Elas auxiliaram na identificação e liberação de 26 corpos vitimados no choque entre um ônibus e uma carreta, na madrugada do último sábado (5), no oeste catarinense.

“Com múltiplas fraturas em braços e pernas, as vítimas foram reconhecidas pelos documentos que portavam”, explicou a perita médica-legista Miriam Schaffaziek. “Mesmo assim, a presença de peritos gaúchos foi importante, em face da quantidade de corpos, tendo em vista o número de servidores de plantão no IML de São Miguel do Oeste”, acrescentou.
Luciana Pinheiro, papiloscopista há sete anos e meio, por coincidência, é natural de Santo Cristo, cidade de origem das vítimas da tragédia. Ela trabalhou durante dois anos e meio, no Posto de Identificação de Santa Rosa, na mesma região e conhecia algumas das vítimas. “Duas jovens mortas no acidente foram minhas alunas. E um professor, da mesma escola onde eu lecionava, faleceu no acidente”. Luciana disse ainda que atendeu aos familiares que foram ao IML em busca de parentes. As servidoras do IGP estiveram, também, no local do acidente.

Tão logo tomou conhecimento do acidente, o governador Tarso Genro determinou que a Defesa Civil do Estado entrasse em contato com a Defesa Civil de Santa Catarina colocando à disposição efetivo e equipamentos. Na aeronave do Estado, viajaram as servidoras do IGP Mirian e Luciana, mais o capitão Ari Ferreira, da Defesa Civil Gaúcha.    

 
<< Início < Anterior | 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 | Seguinte > Final >>

Resultados 1289 - 1296 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664