13 anos!
Home
Exames de alta complexidade
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) informa que a necropsia do corpo da jovem Luane Chaves Lernes foi realizada na sede do Departamento Médico Legal de Porto Alegre devido às ações necessárias ao exame.
A praxe do IGP estabelece que, conforme sua complexidade — baixa, média e alta —, os procedimentos sejam feitos em determinados locais do Departamento Médico Legal. Os de alta sempre são executados na capital.
 
Departamento de Identificação do IGP participa do território da Paz no Bairro Rubem Berta

A partir desta terça-feira, 04/10, até o próximo dia 12, o Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias participa da ação do Governo Estadual, "Território da Paz", na Praça México, do Bairro Rubem Berta. Servidores do DI atenderão à comunidade local, neste período, prestando informações sobre a emissão da carteira de identidade e distribuindo 10 fichas por dia, para atendimento no TudoFácil Zona Norte (Rua Domingos Rubbo, 51 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Em frente ao Hosp. Cristo Redentor. Fones: (51) 3337-0375 | 3342-9509).
Na semana anterior, participando da mesma ação na Restinga, o DI/IGP encaminhou 15 carteiras de identidade na estação da unidade móvel (quarta-feira) e distribuiu mais 71 fichas entre quinta e sexta-feira para atendimento de 10 fichas ao dia, no Posto Restinga, durante o período de 03/10 a 11/10.
O Território da Paz ocorre por meio da adoção de estratégias capazes de garantir o acesso aos direitos fundamentais das pessoas, promovendo a reconstrução de redes de sociabilidade e solidariedade rompidas pela violência, pelo medo, pela segregação e exclusão social. Os espaços são constituídos a partir de projetos que incentivam inclusão, cooperação e confiança, visando à diminuição das desigualdades sociais e da violência.

 
IGP publica a lista de posições dos servidores aptos às promoções

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) informa que foi publicado nesta sexta-feira (30/09), na página 64 do DOE, a posição do tempo de serviço e do grau de merecimento relativas à 4ª promoção do quadro de servidores do Instituto-Geral de Perícias (período 01/11/2009 a 30/04/2011), para os cargos das seguintes categorias funcionais: Fotógrafo Criminalístico Grau: D; Papiloscopista Grau: D; Perito Criminalístico Grau: B; Perito Criminalístico Grau: C; Perito Criminalístico Grau: D; Perito Criminalístico Engenheiro Grau: C; Perito Criminalístico Engenheiro Grau: D; Perito Criminalístico Químico Grau: B; Perito Criminalístico Químico Grau: C; Perito Criminalístico Químico Grau: D; Perito Grau: B; Perito Médico-Legista Grau: C; Perito Médico-Legista Grau D; Perito Químico-Toxicologista Grau: C
O servidor terá prazo de 7 (Sete) dias úteis para fins de recurso - Artigo 22 do Decreto N.º. 41.897/2002.

 
IGP divulga resultado da avaliação psicológica dos candidatos do Concurso 2008

O Instituto-Geral de Perícias publicou no link Concurso 2008, à esquerda da página inicial do site do IGP (www.igp.rs.gov.br), o Resultado da Avaliação Psicológica e a Listagem de candidatos indicados. (DOE, 28/09/11, pag. 77)
Para acessar a nominata dos candidatos, clique em Concurso 2008, Listagem de candidatos indicados.

 
Laboratório de Perícias do IGP constata que metade da cocaína apreendida no estado contém vermífugo

Os peritos do Laboratório de Perícias do IGP constataram a presença da substância Levamisol, utilizada como medicamento antiparasitário, em 301 amostras, oriundas da capital e do interior do estado, encaminhadas para análise. Embora a identificação dessa substância tenha sido realizada em janeiro deste ano, desde 2009, os peritos vinham observando, com regularidade, a presença de um adulterante incomum na droga. O levantamento realizado em agosto e setembro deste ano, pelo setor de drogas brutas do Laboratório de Perícias com 601 amostras de cocaína identificou a presença de levamisol
A utilização do levamisol como adulterante da cocaína foi constatada pela primeira vez em 2004 nos Estados Unidos e na Europa (ONU). Atualmente, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, 70% das amostras de cocaína analisadas apresentam levamisol (ONU).
Acredita-se que a adição do levamisol se deva ao produto gerado na sua biotransformação, o aminorex, que apresenta propriedades farmacológicas similares às da anfetamina, o que poderia potencializar os efeitos estimulantes da cocaína.
A adição de levamisol à cocaína torna o consumo da droga ainda mais perigoso uma vez que a quantidade ingerida do medicamento geralmente é bem superior a terapêutica, o que acentua os efeitos colaterais.
O levamisol é um fármaco imunoestimulante e anti-helmíntico. Nos EUA, foi empregado para o tratamento do câncer de cólon e artrite reumatóide, mas foi retirado do mercado devido aos seus efeitos adversos, como a agranulocitose (diminuição dos glóbulos brancos), por exemplo.

 
Servidores do IGP integram operações da Força Nacional de Segurança Pública
Habilitados pelo treinamento recebido na 3ª Edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de ImageSegurança Pública, os profissionais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) Luciana Brum Pinheiro (Papiloscopista) e Luciano Appelaniz Borba (Perito) integram as operações da Força Nacional de Segurança Pública.
Luciana Brum Pinheiro encontra-se exercendo suas atividades no (BEPE Batalhão Especial de Pronto Emprego), localizado na cidade de Luziânia/GO, entorno do Distrito Federal, em atendimento à solicitação do Governo de Goiás junto à SENASP. Integra um grupo de profissionais compostos de peritos e policiais civis de diversos Estados da Federação, efetuando especificamente trabalhos de perícia papiloscópica, para esclarecimento de autores de práticas delituosas, identificações criminais e necropapiloscopia e confecção da Rotina de Trabalho da Operação Entorno II, no Distrito Federal. No momento é a única profissional a executar esse trabalho na Força Nacional.
O perito Luciano Appelaniz Borba está lotado no Centro de Comando e Controle Integrado da Força Nacional, no Anexo II do Ministério da Justiça, desenvolvendo atividades de caráter técnico e de planejamento como: montagem e instalação do microcomparador balístico da Força Nacional e de sua rede elétrica de suporte, fundando as bases da Balística Forense na FN; confecção do Procedimento Operacional Padrão de Determinação de Calibre (POP), o primeiro nesta área, que servirá como referência para todas as atividades da Força Nacional, além da confecção da Rotina de Trabalho da Operação Entorno II e perícias, na área de Balística Forense em apoio à Operação Entorno II.
O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública -DFNSF- e o Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública-DEPAID, realizaram a 3ª Edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), voltada para a capacitação de profissionais da Polícia Civil e para capacitação de profissionais da Perícia Forense, ambas com o tema Investigação de Homicídios, no período de 01 a 12 de agosto de 2011 e contou com 71 profissionais oriundos de 15 Estados da Federação.
Todos os profissionais de segurança pública, que participaram dessa instrução já vieram de seus estados mobilizados pela Força Nacional, acordo firmado entre a SENASP e as Secretarias de Segurança dos Estados, uma vez que aqueles que obtivessem aprovação na INC seriam imediatamente deslocados para os diversos Estados onde a Força Nacional atua com profissionais de Polícia Civil e Perícia. Ao final do curso, os profissionais foram mobilizados para os estados de Goiás (Entorno do DF), Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Acre e Mato Grosso, para somar forças aos efetivos já em atividades nesses locais ou iniciar trabalhos solicitados à SENASP, pelos Estados.
A Força Nacional é uma tropa de elite da SENASP, composta por Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis e Profissionais de Perícia que atuam em apoio aos Estados da federação quando solicitada. É de suma importância para a população, visto que é composta de profissionais de qualidade e que estão dando à população brasileira uma resposta no combate ao crime, seja ele na prevenção ou na investigação criminal. Todos os atos da Força Nacional de Segurança Pública são pautados pela ética e respeito aos direitos humanos, objetivando sempre a diminuição dos crimes em todas as esferas, bem como da impunidade. Foi criada em 2004, como um programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça (MJ). A Coordenação Geral da FNS é efetuada pela Secretária da SENASP, Regina Miki, enquanto que o comando operacional direto da Força Nacional de Segurança Pública é do Major Alexandre Aragon, pertencente ao quadro da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. 
 
<< Início < Anterior | 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 | Seguinte > Final >>

Resultados 1217 - 1224 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664