13 anos!
Home
Direção do IGP recebe a Associação dos Papiloscopista

ImageA Direção do Instituto-Geral de Perícias e do Departamento de Identificação receberam nesta manhã, 27/10, a nova diretoria da Associação dos Papiloscopistas (ASPAPI), que apresentou e protocolou o projeto de inclusão dos profissionais na categoria de perito dentro do Quadro de Servidores do IGP.
O Presidente da ASPAPI, Guilherme Ferreira Lopes, salientou que a categoria vem trabalhando há anos para obter esse reconhecimento, e agora essa situação está ficando mais urgente. Na oportunidade também parabenizou o IGP/DI pela criação do Laboratório de Revelação de Fragmentos Papilares, na Divisão de Perícias Papiloscópicas, que, em sua opinião, possui uma estrutura melhor que o do II/DF.
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso, recebeu a reivindicação da categoria e orientou a marcar uma reunião com o Secretário da SSP, para apresentação e encaminhamento do projeto. Estiveram também presentes ao encontro, o Corregedor do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, o Supervisor Técnico, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, o Diretor Administrativo, Rodrigo Leffa Vieira, o Diretor do Departamento de Identificação - Carlos Eduardo Falcão Pereira, e como representantes da ASPAPI-a Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal-Lorena Odete Porto, a papiloscopista Carla Patrícia F. Garcia Montenegro, a Vice-Presidente da ASPAPI-Marlene Nunes de Moura e o Tesoureiro-Eduardo Lourenço.

 
Governador anuncia novidades na segurança pública

A implantação de Territórios da Paz em Passo Fundo e no bairro Mathias Velho, em Canoas, em novembro, foi anunciada pelo governador nesta terça-feira (25).  O questionamento sobre segurança pública foi o tema mais votado na edição deste mês do Governador Responde, espaço em que Tarso Genro fala com a população a partir de perguntas encaminhadas ao Gabinete Digital. O vídeo pode ser assistido no site www.gabinetedigital.rs.gov.br/govresponde.

Na gravação, além do anúncio dos primeiros territórios do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança com Cidadania -, o Governador recupera algumas das ações que o Estado vem implementando na área, destacando indicadores como a redução da criminalidade, as ações das polícias, além da inédita proposta de valorização salarial dos servidores da Brigada Militar e Polícia Civil.

Território da Paz


Os Territórios da Paz de Passo Fundo e do bairro Mathias Velho, em Canoas, serão lançados nos dias 22 e 29 de novembro, respectivamente. As atividades integram o RS na PAZ — Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul —, que inaugura uma nova fase na consolidação do princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas. Em Canoas, o Território será implantado no bairro Mathias Velho, e, em Passo Fundo, nos bairros Integração e Záchia.


Sobre o desafio de encarar a temática de segurança pública sob essa abordagem, Tarso explica que “a chave é cortar as veias alimentadoras que reproduzem a criminalidade, que são aquelas pessoas, aqueles jovens, adolescentes, pré-adolescentes, que são levados ao crime, porque, para eles, não tem educação, não tem oportunidades, não tem tratamento cultural, não tem treinamento profissional, não tem oportunidades de subir na vida”.


Para o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, os Territórios da Paz possibilitam, além do controle preventivo da violência, a convivência pacífica nas comunidades “que é direito de todos, mas vem sendo negado aos locais mais periféricos e pobres”. Ele destacou que segurança pública é um serviço que o Estado presta a todos, e o Gabinete Digital é uma ferramenta importante para sua qualificação porque possibilita o contato direto do cidadão com o Governo. “A população apresenta suas demandas e participa ativamente da gestão pública”.


As atividades do RS na PAZ começam com o diagnóstico das áreas de maior concentração de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença do Estado nessas áreas. O RS na PAZ atua prioritariamente com jovens entre 12 e 24, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também do envolvimento com o tráfico de entorpecentes.


"Um programa que muda é um programa que muda a médio e longo prazo”, define o governador. “Nós já vamos instalar, de maneira completa, esses dois territórios de paz. Quando se diz de maneira completa é que começa e dali a dois, três, quatro, cinco meses, no máximo, ele já está integralmente funcionando. É lá na cidade de Passo Fundo, dia 22 de novembro, nós vamos instituir um território de paz de maneira harmônica e no bairro Matias Velho em Canoas.”


Texto: Antonio Candido e Marcelo Nepomuceno

 
Secretaria de Segurança inaugura novo prédio do IGP em Ijuí

O secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, e o diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso, inauguraram o novo prédio do posto de Identificação, do Departamento de Identificação, do IGP em Ijuí, nestaImage terça-feira (18). Antes, acompanhado pelo chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, o secretário reuniu-se com representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e do Instituto Geral de Perícias da região de Ijuí, na Expoijui.
Durante as atividades do programa de Interiorização do Governo do Estado no município, Juarez Pinheiro anunciou que o Executivo já liberou R$ 450 mil para a aquisição de um caminhão de combate a incêndio, com capacidade para cinco mil litros de água. "Estamos concretizando uma conquista da comunidade por meio da Consulta Popular", afirmou.

Prédio do Posto de Identificação

O novo prédio do posto de Identificação do IGP, localizado na Rua Ernesto Alves, 229, atenderá também à população dos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Chiapeta, Condor, Catuípe, Coronel Bicaco, Inhacorá, Jóia, Panambi, Santo Augusto e São Martinho. O atendimento ao público, realizado das 9h às 14h30, prevê cadastro de carteiras de identidade e funcionais, inclusão de óbito, emissão de atestado de antecedentes, levantamento papiloscópico em local do crime e identificações necropapiloscópicas.

Texto: Nilza Scotti e Kenia Ferraz
Foto: Nilza Scotti
Edição: Redação Secom

 
IGP e Reitor da UFRGS conversam sobre parcerias
ImageNa tarde desta quinta-feira, 13/10, IGP e Reitoria da UFRGS se reuniram para tratar de parcerias entre as instituições, nas mais diversas áreas, visando além do compartilhamento de informações, expandir as possibilidades de qualificação dos profissionais da perícia gaúcha. Entre as áreas citadas surgiram, preliminarmente, os laboratórios de Design Virtual, de Seleção e Análise de Materiais e de Fotogrametria. Ainda se abordou os estudos sobre psicologia do crime e prevenção ao suicídio, com o Programa de Pós-graduação em Psicologia, e sobre metrologia forense, com apoio do Programa de Pós-graduação em Física. Deverá ser formalizada também a parceria já existente com o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais, por meio do Laboratório de Metalurgia Física.
Estiveram presentes no encontro o secretário-Adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, o Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso, o Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, o perito médico-legista, Francisco Silveira Benfica, representando o Departamento Médico-Legal, a diretora do departamento de Criminalística, Andréa Brochier Machado; o supervisor técnico substituto do IGP, Jackson Dombrowski; a perita criminal do departamento de Criminalística Adriana Denardin, o perito criminal Carlos Eduardo Prado Marques, o chefe de gabinete do Reitor, João Roberto Braga de Mello, e o vice-pró-reitor de Pesquisa, Bruno Cassel.
 
IGP/RS participa da 1ª Conferência Internacional de Identificação de Vítimas de Desastre
O Instituto-Geral de Perícias/RS foi convidado pela Polícia Federal, Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos e a Interpol a participar da 1ª Conferência Internacional de Identificação de Vítimas de Desastre (ICDVI), de 17 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. Além de enviar quatro servidores, um perito médico-legista (antropologia forense), Francisco Silveira Benfica, uma perita odonto-legista, Elisa Gallardo Gus, uma perita químico-forense (genética), Cecília Fricke Matte, e uma papiloscopista, Gabriela Carvalho Pinto, o Diretor do Departamento Médico-Legal, Marcos Rovinski, foi convidado a ministrar palestra sobre as experiências de DVI ocorridas no RS e suas expectativas acerca da preparação de equipes e infra-estrutura para os grandes eventos vindouros, no dia 20 de outubro.
A conferência terá o propósito de promover discussões de alto nível sobre o tema Identificação de Vítimas de Desastres (DVI), com apresentações nacionais, internacionais, mesas redondas e grupos temáticos, visando à preparação das equipes brasileiras para os grandes eventos que serão sediados no Brasil, com base em procedimentos internacionalmente aceitos.
A 1ª ICDVI contará com a participação das autoridades brasileiras responsáveis pela segurança e organização dos grandes eventos esportivos, autoridades nacionais e internacionais responsáveis pelo gerenciamento de desastres, as principais referências em DVI da Interpol (Interpol DVI Steering Group), representantes técnicos dos estados brasileiros, representantes de países da América Latina e representantes da comunidade científica relacionada à identificação humana. O evento conta ainda com o apoio com o do Ministério do Esporte, da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), e faz parte do cronograma de preparação para os grandes eventos (copa 2014, olimpíadas 2016).
 
Peritos do DC/IGP palestram para alunos do Curso de Instrutor de Tiro da Brigada Militar
Levantamentos de Locais de Crime e Balística Forense foram os temas abordados pelos peritos criminais Anderson Fraga ImageMorales (Chefe da Seção de Levantamentos de Locais), Camilo Costa Mércio e Juliana Dora Walenciuk Ferreira (Balística Forense) a dezenove oficiais militares do curso de Instrutor de Tiro da Brigada Militar, na tarde de 28/09, no auditório do Departamento de Criminalística/IGP (Av. Princesa Isabel, 1056).
Dentre os alunos, além dos Oficiais da Brigada Militar da Capital e Interior, contamos com a presença de Oficiais Militares do Distrito Federal, de Santa Catarina e da Argentina. A apresentação do grupo coube ao Sub-Comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Tenente-Coronel Fernando Alberto Grillo Moreira, que ministra a disciplina “História das Armas de Fogo e Aspectos Técnicos”.
 
<< Início < Anterior | 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 | Seguinte > Final >>

Resultados 1209 - 1216 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664