13 anos!
Home
Laboratório de Perícias do IGP avança na pesquisa de DNA para elucidação de crimes

O exame de DNA já é uma ferramenta poderosa para a elucidação de crimes no Rio Grande doImage Sul. Segundo os técnicos do Setor de Genética Forense, do Laboratório de Perícias do IGP, da Secretaria de Segurança do Estado, o processo teve uma evolução nos últimos meses, a partir da definição da Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), e o início das inserções dos perfis genéticos de suspeitos no sistema Codis/RS. A metodologia coloca o Estado num novo patamar de investigação criminal científica. 


De acordo com Cecília Helena Fricke Matte, chefe do Setor de Genética Forense do Laboratório de Perícias do IGP, "o sucesso da perícia depende do processo como um todo, desde a adequada preservação do local, a correção na coleta e acondicionamento do vestígio biológico, bem como a interferência dos diversos profissionais da Segurança Pública, a chamada Cadeia de Custódia". Para ela, "a responsabilidade é, portanto, de todos os servidores da Segurança Pública envolvidos, não apenas da perícia criminal".

 Casos de estupro  
Uma investigação recente estabeleceu um marco na história do exame de DNA, utilizado na perícia criminal. Os peritos do Setor de Genética Forense, do Laboratório de Perícias do IGP, realizaram a primeira busca no Banco de Perfis Genéticos - Codis/RS, que resultou em uma coincidência entre perfis de três diferentes casos.  Após análise técnica de cada um deles, os peritos observaram que se tratava de casos de estupro, ocorridos na mesma cidade. Dois deles, em que a análise de DNA havia excluído os suspeitos apresentados, após a confrontação com o material de um terceiro estupro, levou à inclusão de um dos suspeitos. O confronto automático realizado pelo Banco de Perfis Genéticos (Codis/RS) indicou que o material genético dos três casos de estupro, encontrado em três vítimas diferentes, pertencia ao mesmo agressor. 


Com base nessa experiência inicial, os servidores do Laboratório de Perícias do IGP consideram que o exame de DNA, antes utilizado basicamente para a constituição da prova, e na dependência da investigação policial para o fornecimento da amostra de referência de um ou mais suspeitos, já se constitui em uma poderosa ferramenta para solucionar crimes. 

 Sistema Codis  
O processo evoluiu a partir da definição da Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), e o início das inserções dos perfis genéticos no sistema Codis, de vestígios já analisados pelo Setor desde a sua criação. Com a ferramenta compatível, surgiu a possibilidade de compará-los entre si.

 

 
Especialização em Biologia e Genética Forense recebe inscrições

A Faculdade de Biociências da PUCRS está com inscrições abertas para a especialização em Biologia e Genética Forense, reconhecida há seis anos por qualificar profissionais graduados, peritos e investigadores.
O curso de pós-graduação atende aos critérios do Ministério da Educação, funciona em convênio formal com o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS) e conta com o selo de qualidade do Ministério da Justiça, concedido pela Rede Nacional da Escola de Altos Estudos em Segurança Pública.
 As aulas são presenciais, ministradas por doutores especializados e doutores peritos oficiais atualmente em atividade. Cerca de 50% dos encontros são compostos por atividades práticas em laboratório (abrangendo genética molecular, microscopia eletrônica e outros), atividades no Departamento Médico Legal (DML), simulações de local de homicídio, decomposição cadavérica, perícia ambiental, identificação humana e de paternidade, entre outras.
 As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3727.

Fonte:  Sala de Imprensa  Assessoria de Comunicação/PUCRS

Quinta-Feira, 12 de Janeiro de 2012

 
Projeto de Doutorado sobre Perícia Ambiental é apresentado à Direção do IGP

ImageA perita Cristina Barbieri, do Núcleo de Perícias Ambientais, do Departamento de Criminalística (DC) do IGP apresentou na tarde do dia 27 à direção do Instituto-Geral de Perícias seu projeto de pesquisa de doutorado sobre o desenvolvimento de uma metodologia voltada aos crimes de poluição ambiental.
O projeto denominado “Desenvolvimento de Competências Institucionais para Caracterização de Crimes Relacionados à Poluição Ambiental Utilizando Abordagem Multiparamétrica” foi contemplado com recursos do Edital Universal do CNPQ na faixa mais alta (faixa três). Visa auxiliar na validação de métodos para a produção de provas mais consistentes e capacitar peritos na realização dessas análises no laboratório.
Estiveram presentes ao encontro o Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, João Luiz Corso, O Corregedor e Diretor-Adjunto, José Cláudio Teixeira Garcia, a Diretora do Departamento de Criminalística, Andréa Machado, o Supervisor Técnico, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, o Chefe dos Laboratórios, Rogério Saldanha, e o Chefe do Setor de Perícias Ambientais do DC, Pedro Bittencourt.

 
Saúde Ocupacional é tema de palestra no IGP

Pesquisa da Capitã Nidea Michels Dick e da soldado Josele Nascimento Pinto sobre fatores de Imagerisco nas atividades de trabalho no Centro de Material Bélico da Brigada Militar e no Departamento de Criminalística do IGP foi apresentada na manhã do dia 27, no auditório do Instituto-Geral de Perícias-Rua Voluntários da Pátria, 1358, 3º andar/ala norte.
A pesquisa avaliou a presença de chumbo e metais pesados nos locais citados com o objetivo de identificar os focos de contaminação e as formas de presença dos elementos no ambiente, colocando a questão-“se há contaminação o que pode ser feito para não haver, e preservar a saúde do trabalhador?”.
No Centro de Material Bélico da BM foram selecionados os setores-Simulador, Área de Tiro Aberta e Área de Tiro Coberta-em que foram avaliados os riscos físicos e químicos e no ambiente do Departamento de Criminalística do IGP-as seções de balística forense e funcionamento. A seção de balística forense analisa as perícias nas armas de fogo e suas respectivas munições e o funcionamento-realiza exames nas armas de fogo e munições constatando sua eficácia e potencial lesivo.
A Diretora do Departamento de Criminalística do IGP-Andréa Machado parabenizou as pesquisadoras e manifestou sua satisfação em realizar o trabalho em parceria com a Brigada Militar.
O Diretor-Geral do IGP, João Luiz Corso, revelou que na reforma do prédio do Departamento de Criminalística já serão contempladas medidas sugeridas pela pesquisa, visando qualificar o ambiente de trabalho do servidor.

 
IGP se integra à Operação Verão Numa Boa
ImageCom a presença do Secretário da Segurança Pública, Airton Aloísio Michels, foi aberta oficialmente a temporada da Operação Verão Numa Boa, do Governo do Estado do RS, no último sábado, 17/12, em Capão da Canoa. A ação se estenderá até o dia 04/03/2012, abrangendo todo o período do veraneio gaúcho.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) ocupa a casa de telhado cinza, onde funcionará o plantão de perícias. Fica junto à casa de Governo de Capão da Canoa.
O atendimento às carteiras de Identidade e atestados de antecedentes somente será realizado no posto de identificação do município-na Av. Rudá, 671, das 13h às 19h.
O atendimento do IGP na Praia do Cassino será apenas para carteiras de identidade e atestados de antecedentes, na Casa de Governo-Av. Rio Grande, s/nº, junto à estátua da santa.
 
Posto de Identificação de São Sepé ganha nova sede
O Instituto Geral de Perícias (IGP), através do Departamento de Identificação (DI), inaugurou no último dia 14 a nova sede Imagedo Posto de Identificação de São Sepé. O novo endereço é Rua Coronel Veríssimo, 901.
A solenidade foi prestigiada pela Chefe da Divisão do Interior do IGP, Eva Janete Lucca da Rosa, no ato representando o Diretor-Geral do IGP, João Luiz Corso, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Paula Ferreira Machado, representando a Administração Municipal de São Sepé. o Diretor do Presídio Estadual, no município, Everaldo Rodrigues Vargas, o Comissário José Geraldo Lopes, representando a Delegacia de Polícia de São Sepé e demais autoridades locais; além da  Chefia do Posto de Identificação de São Sepé, também compareceram as chefias do Posto Regional de Identificação de Santa Maria, Posto de Identificação de Santana da Boa Vista, Posto de Identificação de Caçapava do Sul, Posto de Identificação de Restinga Seca e Posto de Identificação de Lavras do Sul.
 
<< Início < Anterior | 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 | Seguinte > Final >>

Resultados 1185 - 1192 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664