|
Departamento de Identificação do IGP intensifica ações na zona sul do Estado |
 O Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (DI-IGP/RS) realiza, neste final de semana, de hoje (15) até domingo (17), evento que se destina a encaminhar carteiras de identidade com total isenção de taxas, nas cidades de São Lourenço do Sul e Turuçu, dentro dos programas sociais dos Governos Federal e Estadual. Está prevista a emissão de 360 documentos entre os dois municípios. O foco na zona sul do Estado iniciou de 25 a 27 de maio últimos, no interior das cidades de Jaguarão e Pedro Osório( foto), quando foram emitidas 360 carteiras de identidade, dentro do Programa ‘documentação para mulheres trabalhadoras rurais’, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, atendendo, também, à população carente no Programa RS MAIS IGUAL, coordenado pela Casa Civil, do Governo do RS. De acordo com o Diretor do DI, Papiloscopista Carlos Eduardo Falcão Pereira, cerca de 10 servidores participaram das atividades, “o que faz com que o IGP chegue às comunidades rurais que, muitas vezes, não tem condições de se deslocarem ao centro dos municípios para o encaminhamento de documentação básica, bem como a dificuldade no pagamento da taxa para a confecção da carteira”. Texto – Norberto Peres – Ascom IGP/RS Foto: DI-IGP/RS |
Assembleia Legislativa aprova projetos do IGP |
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) teve aprovados pela Assembleia Legislativa na tarde dessa terça-feira (12), dois Projetos de Lei, que introduzem alterações na organização da instituição. O PLC 110/2012 cria o Departamento de Perícias do Interior, que terá as competências de administrar, coordenar, fiscalizar e normatizar os procedimentos no âmbito das Coordenadorias Regionais de Perícias e seus Postos subordinados; cria, também, o Departamento do Laboratório de Perícias, que passará a administrar os laboratórios de Genética Forense, Toxicologia e Química Legal. O PL 113/2012 cria 61 novas funções gratificadas (FGs) para os servidores que atuam no Instituto-Geral de Perícias. As FGs a serem designadas nos departamentos de execução serão exercidas, privativamente, por servidores do Quadro de Provimento Efetivo do Instituto-Geral de Perícias; as funções gratificadas a serem designadas para as atividades dos órgãos de apoio administrativo poderão ser exercidas por servidores integrantes do Quadro de Provimento Efetivo do IGP, e por servidores do Quadro de Pessoal do Estado, lotados ou em exercício no IGP, com experiência na respectiva área de atuação. Texto: Maria da Graça Kreisner – Ascom IGP/RS Foto: Gabinete do IGP/RS |
IGP apresenta projeto-piloto de implantação das Cadeias de Custódia |
Na tarde desta terça-feira (05), no auditório do Instituto Geral de Perícias, em Porto Alegre, ocorreu a apresentação do projeto-piloto de implantação das embalagens destinadas ao acondicionamento de vestígios sob custódia do IGP. A execução do projeto permitirá o aprimoramento do processo, após a realização de testes ligados ao registro dos materiais, embalagens e procedimentos de segurança nas operações.
CADEIAS DE CUSTÓDIA é o conjunto de medidas e tecnologias que consistem no acompanhamento e registro de todos os eventos, ocorrências, transferências e movimentações dos vestígios materiais coletados em locais de crime, desde o seu registro e identificação, até a sua utilização final.
O Grupo de Trabalho sobre Cadeia de Custódia de Evidências é formado por dois representantes de cada departamento do IGP, começando pela Supervisão Técnica, com os servidores Jackson Dombrowski e Carlos Eduardo do Prado Marques; do DML – Departamento Médico Legal, Aldonir Antonio Cardoso e Hóris Rizzon; do DC – Departamento de Criminalística, Rodrigo César da Silva e Cláudio Xavier; do Laboratório de Perícias (LAB), Carolina Lupi Dias e Rogério Gomes Saldanha e, do DI – Departamento de Identificação, Crisle Vignol Dillenburg e Eduardo Bujes Stumvoll.
O prazo previsto de execução do projeto-piloto é de seis meses, a partir da data estabelecida em Ordem de Serviço da Direção Geral do IGP, a ser encaminhada aos diretores de Departamentos e ao Chefe do Laboratório de Perícias.
Texto e fotos: Norberto Peres – Ascom IGP/RS |
Departamento de Identificação comunica mudança de horário no PI de Sapiranga |
O Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias/SSP comunica que a partir desta segunda-feira, 04/06, o Posto de Identificação de Sapiranga passará a funcionar das 8h00min. até as 14 horas, sem fechar ao meio-dia. O PI de Sapiranga fica na Rua São Pedro, 284, lj 1. Fones: (51) 3599-3755 (51) 3559-6521. ASCOM/IGP-04/06/2012 |
|
IGP entrega projeto de Redução de Riscos e Vitimização Profissional ao DET/SSP |
Nesta sexta-feira (1º/06), o Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria Estadual da Segurança Pública (DET-SSP) recebeu o projeto de redução de riscos ocupacionais e de vitimização profissional na Secretaria de Segurança  Pública do Rio Grande do Sul. O estudo prevê a criação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e do SESMT ou Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, em todos os órgãos vinculados à SSP. No projeto-piloto, as duas instituições que compõem a Comissão de Gestão Integrada de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública, responsáveis pela apresentação das propostas são o Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil. O projeto foi acolhido pela servidora Maísa Fernanda de Oliveira, representando o Coronel Júlio César Marobin, diretor do DET. Representaram o IGP, Maria Elenir Andrade Bastiani, Marines Lacerdinha Maggioni e Ana Luiza de Souza Schimitz. A Polícia Civil tem como representante a servidora Rozemery Paixão. Nos próximos dias, o projeto será avaliado pelo Secretário Airton Michels.
Preocupado com as constatações feitas pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador reveladas pelas análises de afastamentos por motivos de licença para tratamento de saúde, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul determinou que a saúde do trabalhador estadual seja revestida de acompanhamento, medidas preventivas e proteção. Diante de tal manifestação, a Secretaria da Segurança Pública-SSP trouxe ferramentas procedimentais de implantação deste projeto, em razão do conhecimento técnico das atribuições legais dos Quadros de Pessoal da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias e do acolhimento destes servidores em suas relações de prestadores de serviço. Prevenção e mudança organizacional se mostram como eixos da implementação de uma política de saúde pública.
O objetivo geral do projeto é o de implantar a CIPA, os serviços especializados de Engenharia e Segurança do Trabalho, a Comissão Interna de Controle e Acompanhamento da Letalidade e Vitimização, a fim de prevenir as doenças decorrentes do trabalho, bem como reduzir o índice de absenteísmo (faltas ao trabalho) e de aposentadorias precoces, promovendo um ambiente adequado e saudável às atividades profissionais, o que caracteriza não apenas uma meta de prevenir acidentes, mas revela a intenção de favorecer e possibilitar a saúde organizacional. O projeto prevê ainda a freqüência dos servidores da SSP/RS a cursos de capacitação nas área de organização da CIPA, normas regulamentadoras, Segurança do Trabalho, Doenças do Trabalho, Incêndios e Primeiros Socorros. Texto e fotos: Norberto Peres |
|
Governo do Estado apresenta proposta de aumento para servidores do IGP |
A secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, receberam nesta quinta-feira (31), na Casa Civil, a direção do Sindicato dos Servidores do Instituto Geral de Perícias do RS (Sindipericias). O Governo do Estado apresentou uma proposta de aumento salarial que prevê um índice de 49,73%, até 2014.
A proposta prevê reajuste no básico e no risco de vida dos servidores da categoria, que representa peritos, papilocopistas/fotógrafos e auxiliares de perícia. Neste período, o risco de vida passa de 60% para 80%, sem contar as vantagens pessoais.
Confira a proposta: 2012: 10% de aumento no básico da carreira 2013: 10% de aumento no básico da carreira + 70% de risco de vida 2014: 10% de aumento no básico da carreira + 10% de risco de vida, totalizando 80% A secretaria adjunta Mari Perusso disse que o objetivo do Executivo é valorizar os servidores e qualificar o trabalho da polícia científica. "Mantemos nosso compromisso de valorização das carreiras da segurança pública, que é uma das prioridades deste Governo. Estamos oferecendo um aumento histórico e a nossa expectativa é que a categoria aceite a proposta". Uma reunião foi marcada para a quarta-feira (5).
Texto: Joice Proença Edição: Redação Secom 01 de Junho de 2012 às 09h54min |
|
| | << Início < Anterior | 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 | Seguinte > Final >>
| Resultados 1145 - 1152 de 2125 |
|