13 anos!
Home
Diretores do IGP visitam Coordenadoria Regional em Pelotas
Integrar a direção do Instituto Geral de Perícias com as Coordenadorias Regionais do interior do Estado, têm sido o objetivo do Diretor-Geral do IGP, Perito Criminalístico Engenheiro José Cláudio Teixeira Garcia. Na semana que passou, sexta-feira (17), juntamente com o Diretor de Perícias do Interior, Perito Criminalístico Rogério Gomes Saldanha, Garcia promoveu reunião de trabalho no município de  Pelotas, zona sul do Estado.

Além do contato com os servidores das áreas de Identificação, Perícia Médico-Legal e Perícias em geral, a Direção do IGP observou a rotina de trabalho da Coordenadoria Geral de Pelotas, cuja sede fica na Rua Quinze de Novembro, 776.

Texto: Norberto Peres – Ascom IGP/RS     
 
DC promove divulgação de tecnologia de fluorescência com Raio X
O Departamento de Criminalística (DC), do Instituto Geral de Perícias (IGP) recebeu, nesta semana, oImageEngenheiro Alex Gonçalves, da Divisão de Ensaios Não Destrutivos da empresa Arotec, de Cotia, São Paulo. O assunto abordado foi a técnica de Fluorescência de Raio-X (XRF), a partir de um Analisador Portátil de XRF, DELTA da Innov-X/Olympus, que possui aplicação no ramo da Engenharia e da Metalurgia, fornecendo a composição química de ligas e metais puros. Além disso, o mesmo equipamento possui aplicação no campo das geociências e de controle ambiental, podendo detectar metais e contaminantes em amostras de solo.  

A palestra técnica ocorreu na quarta-feira (15), no auditório do DC. Logo depois foram realizadas demonstrações com a tecnologia desenvolvida pela empresa.

Texto: Ascom IGP/RS
Foto: DC/IGP
 
Carteira de Nome Social começa a ser emitida em Porto Alegre
ImageA partir desta quinta-feira (16), travestis e transexuais já poderão ser identificados, nos serviços públicos do Estado, através da Carteira de Nome Social, emitida pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP). Um mutirão, com a presença de autoridades, foi organizado na sede do Departamento de Identificação (DI), na Avenida Azenha, 255, e 21 documentos foram encaminhados.

Essa é uma iniciativa da Secretária da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, dentro do programa RS sem Homofobia. Segundo a chefe de gabinete da SSP, Raquel Gomes, esse trabalho representa um grande avanço para o enfrentamento à homofobia.

Nos primeiros 30 dias, o documento somente poderá ser feito na sede do DI. Após esse período, também será expedido nos postos de identificação online do Interior, seguindo os mesmos procedimentos da Carteira de Identidade. Para o encaminhamento, é necessária a certidão original de nascimento ou de casamento, ou a Carteira de Identidade, em bom estado de conservação.

Para a Coordenadora da ONG Igualdade — Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul —, Marcelly Malta, foram anos de luta para conseguir o direito de usufruir o nome social. “Esse passo é o mais importante para as travestis garantirem o direito de serem identificadas, de forma oficial, pelo nome que escolheram. Somos do sexo masculino, porém do gênero feminino, e dessa maneira que devemos ser respeitadas.”

Texto e foto: Andreza Fiúza – Ascom SSP/RS    
 
IGP apresenta tecnologia para detectar evidências utilizando a luz
O Instituto Geral de Perícias divulga, nesta quarta-feira (15), a chegada de um novo equipamento a ser utilizado peloImage Departamento de Criminalística. Trata-se do SUPERLITE 400 – Tecnologia UV, desenvolvido pela empresa LUMATEC, e que se destina à detecção de evidências, por meio de luzes em diferentes comprimentos de ondas, que será utilizado em locais de crime.

Por meio de uma roda de filtros, o perito seleciona o espectro adequado para a situação específica. A luz será transportada via um condutor de luz flexível e apenas liberada via um acionador, somente quando for preciso.
Uma bateria adicional, bem como uma bolsa de ombro, possibilita uma operação independente da rede elétrica, no local de crime, mas somente em ambiente seco.
A luz forense SUPERLITE 400 é destinada apenas para busca de evidências e não em objetos vivos.

O equipamento com as diversas partes que o compõe é perfeitamente acomodado em uma maleta de fácil transporte. A aquisição, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça/Governo Federal teve o custo unitário de 70 mil reais. A empresa distribuidora já realizou o treinamento com os servidores do Departamento de Criminalística, na primeira semana deste mês de agosto.

Texto e fotos: Norberto Peres – Ascom IGP/RS                                                                                                                 
 
Direção Geral do IGP recebe Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres
ImageNesta terça-feira (14), o Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, recebeu no gabinete a visita da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana. O principal objetivo do encontro foi tratar da viabilidade de implantação do Serviço de Sexologia Forense nos municípios do interior do RS onde há Postos Médico-Legais do Instituto-Geral de Perícias.

Durante a reunião foi destacada a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam nesses Postos, a fim de torná-los aptos a realizarem o atendimento e encaminhamento das mulheres vítimas de violência. Além disso, foi constatada a necessidade de integração deste serviço às redes locais de atendimento à Mulher.

A secretária Márcia Santana esteve acompanhada da diretora técnica da SPM, Marília Menezes e da assessora jurídica do Centro de Referência para a Mulher ‘Vânia Araújo’, Helen Ramos Brum.

Texto e fotos – Ascom IGP/RS                                                                                                                               
 
Diretores do IGP visitam Coordenadorias Regionais em três municípios do RS

Com o objetivo de integrar a direção do Instituto Geral de Perícias com as Coordenadorias Regionais do interior doImage Estado, o Diretor-Geral do IGP,  Perito Criminalístico Engenheiro José Cláudio Teixeira Garcia e o Diretor do Departamento de Perícias do Interior, Perito Criminalístico Rogério Gomes Saldanha promoveram reuniões de trabalho nos municípios de Santa Maria, Santo Ângelo e Passo Fundo, nos dias 7 e 8, deste mês de agosto.

Na terça-feira (07/08), à tarde, em Santa Maria, houve a primeira reunião de trabalho com os servidores dos Postos de Identificação, Criminalística e Médico-Legal. Na oportunidade, os diretores do IGP foram recebidos pela Coordenadora Regional, Perita Médico-Legista Maria Ângela Zuchetto.

Na quarta-feira (08/08), pela manhã, os diretores Garcia e Saldanha estiveram na cidade de Santo Ângelo, onde se reuniram com os servidores dos Postos de Identificação, Criminalística e Médico-Legal, conheceram a rotina de funcionamento das três unidades e os respectivos servidores, além de colherem sugestões para o enriquecimento do trabalho e métodos operacionais. Estiveram presentes à reunião, os servidores do Posto de Criminalística, os Peritos Criminalísticos Filipe Molinar Machado, Fernando Kettenhuber, Clarissa Bohrer, Cândida Ruwer, Rodrigo Tonetto e João Henrique Suliman; o servidor administrativo Túlio do Nascimento e os fotógrafos criminalísticos, Jéferson Mainardi de Oliveira, Marcelo Farraguirre dos Santos, Eduardo Barreto da Silva, Leonardo Millani Cassarotti e Carlos Martinelli; do Posto de Identificação, as papiloscopistas Karen Mallmann Mattiazi e Fabiane René Barella; do Posto Médico-Legal, o perito médico-legista Luiz Alberto Marconatto de Mello e os auxiliares Vandré Moro Stefanello e Paulo Roberto dos Santos.

A agenda da Direção do IGP foi cumprida no período da tarde, na Coordenadoria Regional de Passo Fundo. Naquela cidade, os diretores foram recebidos pela coordenadora, a Perita Criminalística Rita de Cássia Oliveira da Silveira.

Texto: Norberto Peres - Ascom IGP/RS

Foto: Coordenadoria Regional de Perícias de Santo Angelo

 
<< Início < Anterior | 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 | Seguinte > Final >>

Resultados 1113 - 1120 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664