13 anos!
Home
Departamento de Identificação do IGP entrega viatura ao Posto de Canoas
A diretora em exercício do Departamento de Identificação (DI) do IGP, Débora Denicol do Amaral, entregou na tarde dessaImage terça-feira (04), as chaves de uma viatura, modelo Fiat Uno Mille, à chefe do PI de Canoas, papiloscopista Fátima Levorci Palma.  
A viatura foi adquirida pelo Instituto-Geral de Perícias com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) e custou R$ 31.500,00. De cor branca é caracterizada de acordo com o layout do IGP e acompanhada de todos os acessórios obrigatórios por lei: sinalizador visual rotativo com base magnética, e ventosa com fio espiralado para ser ligado no acendedor de cigarros, ou tomada 12 v no veículo.

O Posto de Identificação de Canoas atende à comunidade na Avenida Getúlio Vargas, 5001 - junto à Estação Rodoviária. Telefones: (51) 3472-22-19 (51) 3472-2219 Atendimento das 08 às 16 horas, em frente à Praça do Avião.

Texto: Ascom IGP/RS
Foto: DI/IGP/RS
 
Direção do IGP recebe dirigentes da ACRIGS Sindicato
ImageO diretor-geral do IGP, perito-criminalístico Engenheiro José Cláudio Teixeira Garcia recebeu no gabinete, na tarde dessa segunda-feira (03), o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais da Área Criminal do Rio Grande do Sul (ACRIGS-Sindicato). Na oportunidade, Álvaro Ferrary Rocha de Bitencourt entregou o convite para três eventos de âmbito nacional que vão ocorrer em Porto Alegre, na segunda quinzena de outubro.

O 7º Seminário Nacional de Perícia de Crimes contra a Vida, o 8º Seminário Nacional de Balística Forense e 5º Seminário Nacional de Perícia de Revelação de Impressões Papilares, em um único evento, está marcado para os próximos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael, no centro da Capital.

Acompanhando Álvaro Bitencourt, esteve presente à reunião a vice-presidente da ACRIGS, Cristiane Marzotto, assim como o diretor geral-adjunto e supervisor técnico do IGP,  perito criminalístico Paulo Leonel Fioravante Fernandes.

Texto e foto: Norberto Peres – Ascom IGP/RS             
 
Corregedora-Geral do IGP apresenta o projeto da Sala Lilás
A Corregedora-Geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), perita Andréa Brochier Machado, apresentou a proposta da Sala Lilás durante a exposição do projeto da Rede de Atendimento da Segurança Pública Para o Enfrentamento Imageà Violência Doméstica e Familiar, no Auditório da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 522) na tarde de segunda-feira, 03.
De acordo com Andréa Machado “o IGP, em parceria com este projeto está adotando medidas para amenizar o sofrimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.” A ação do Instituto-Geral de Perícias se manifesta na criação da Sala Lilás, que será um espaço instalado no Departamento Médico-Legal (DML), para oferecer um ambiente diferenciado, privativo e acolhedor, enquanto a vítima aguarda pelo atendimento qualificado de peritos, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais. Ainda com o objetivo de melhorar o atendimento há a proposta de adoção de veste íntima descartável, que será ofertada à vítima, enquanto que a outra veste será recolhida e encaminhada com as demais amostras coletadas para análise. Foi também desenvolvida a padronização de um kit de coleta para as vítimas de agressão sexual, pelo Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e o Departamento Médico-Legal (DML).
Além do acolhimento e perícia física, o DML também realiza a perícia psíquica para avaliar os sinais e sintomas de sofrimento psíquico decorrentes do trauma e proporciona o Serviço Psicossocial. A finalidade desse atendimento é reduzir a ansiedade e providenciar encaminhamento psicológico ou psiquiátrico, conforme o quadro, utilizando os recursos da comunidade.
A inauguração do espaço conhecido como Sala Lilás está marcada para o dia 25 de setembro, no Departamento Médico-Legal (Av. Ipiranga, 1807).
Na apresentação da Rede de Atendimento da Segurança Pública Para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar foi também exposto o Projeto da Patrulha Maria da Penha com a proposta de acompanhar os casos de violência contra mulheres e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas.
A Patrulha iniciará suas atividades no dia 29 de setembro e terá uma viatura com identificação própria para que seja facilmente reconhecida. As equipes serão formadas por policiais militares do 1ºBPM, 19ºBPM, 20ºBPM e 21ºBPM que trabalharão em conjunto com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, da Polícia Civil, e com o Instituto-Geral de Perícias.
A reunião foi coordenada pelo secretário Airton Michels e contou com a participação da primeira-dama, Sandra Genro, representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo e Judiciário, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Junior, do diretor-geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia e da secretária adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Catherine Topper.
ASCOM/IGP-04/09/2012
 
Veiculo Aéreo Não Tripulado É Apresentado ao DC/IGP
O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) SenseFly foi apresentado ao Departamento de Criminalística (DC), do Instituto-Geral Imagede Perícias, na tarde da última quinta-feira, 30/08, pela representante da empresa Santigo & Cintra Geo-tecnologias, Engenheira Raquel Carlessi.  Após a apresentação, foram realizados testes de usos do equipamento na área junto ao Anfiteatro Pôr do Sol.
O Sensefly é capaz de realizar vôos pré-programados, totalmente automatizados, registrar fotografias e posições geográficas. O aparelho, de propulsão elétrica, conta com um sistema de GPS integrado, sistema inercial, piloto automático, câmera fotográfica de 12MP (com possibilidade de utilização de câmera infravermelho), e baterias para vôos de até 30 minutos cada uma. O equipamento apresenta utilidade em diversas áreas da criminalística, principalmente em exames relacionados à área ambiental, engenharia legal e desastres de massas.
A apresentação foi realizada no auditório do DC (Av. Princesa Isabel, 1056) e contou com a presença de integrantes das Seções de Perícias Ambientais, Engenharia Legal, Seção de Perícias Diversas, Levantamento de Locais, Fonética Forense e Fotografia.
 
Direção do IGP se reúne com dirigentes de associações e sindicatos dos servidores
Na tarde dessa quinta-feira (30), o diretor-geral do IGP, perito criminalístico Engenheiro José Cláudio Teixeira Garcia,Image reuniu dirigentes de associações e sindicatos dos servidores da Instituição. O objetivo do encontro foi a entrega da minuta contendo o projeto de reestruturação do IGP, a fim de que seja analisado e discutido com eles.

Participaram da reunião, a presidente do Sindicato dos Servidores da Perícia (SINDIPERICIAS), Adriana Nunes Wolffenbutel, a presidente da Associação Gaúcha dos Auxiliares de Perícia (AGAPE), Carmen Lúcia Silva de Oliveira, a presidente da Associação dos Fotógrafos Criminalísticos (ASFOCRI), Carla Rosana da Silva Jung e Guilherme Ferreira Lopes, presidente da Associação dos Papiloscopistas (ASPAPI. Acompanhando o diretor-geral do IGP esteve o perito criminalístico Paulo Leonel Fioravante Fernandes, supervisor técnico e diretor geral adjunto.

Texto e foto: Norberto Peres – Ascom IGP/RS
 
Começa o Curso de Formação do IGP
O Curso de Formação para a terceira turma dos candidatos aprovados no Concurso de 2008 do Instituto-Geral de Perícias Imagecomeçou nesta tarde, 28, às 13h30min, no Auditório do IGP (Rua Voluntários da Pátria, 1358/3º andar/Ala Norte).
Recebidos pelo Supervisor Técnico e Diretor-Geral Substituto do Instituto-Geral de Perícias, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, a Corregedora-Geral, Andréa Brochier Machado, e a equipe da Divisão de Ensino, os alunos receberam as boas vindas e informações sobre a instituição.
Paulo Leonel Fioravante Fernandes falou sobre a história, a estrutura, o organograma e as conquistas do Instituto-Geral de Perícias, que recentemente criou mais dois Departamentos-de Perícias Laboratoriais e de Perícias do Interior. O Coordenador da Divisão de ensino-Adriano Pinheiro esclareceu sobre as normas e condutas a serem adotadas durante o desenvolvimento do curso.
Dividido em duas etapas-módulos básico e específico, o curso formará 19 Peritos Criminais, 12 Auxiliares de Perícia e 6 Papiloscopistas. O módulo básico iniciado nesta tarde segue até o dia 04 de outubro. O módulo específico em que os alunos serão divididos conforme os cargos começará no dia 08 de outubro e encerrará em 30 de novembro.
 
Texto e fotos: Maria da Graça M.G.Kreisner/ASCOM/IGP
28/08/2012
 
<< Início < Anterior | 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 | Seguinte > Final >>

Resultados 1105 - 1112 de 2125

© 2025

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664